Buscar

Series Iniciais 11 maio a 25 de Maio - 1°Ano 1 - impressa

Prévia do material em texto

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – DATA: 11/05 A 18/05
	
	PROFESSOR: John Elinton Trisotto
	DISCIPLINA: Educação Física
	ALUNO:
	TURMA: 1° 1 SI
	ATIVIDADE REFERENTE A TRÊS AULAS SEMANAIS.
Olá, querido(a) aluno(a). Espero que esteja tudo bem com você e sua família. Essa semana vamos aprender a criar brinquedos muito legais de papel. 
ORIGAMI
O origami é a arte de dobrar papel para representar diferentes figuras. Esta disciplina, de origem japonesa, é praticada para combater perturbações, tais como: stress; ansiedade ou depressão e também desenvolver o interesse pela aprendizagem. O origami permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais, a concentração e a criatividade. Enquanto você se diverte, põe em prática aspetos importantes da sua personalidade como a concentração, a paciência e a perspicácia.
Uma disciplina milenar
Parece que a origem do origami ocorreu no Oriente. Mais concretamente, aos altares dos Budas, onde as pessoas, habitualmente, depositavam oferendas como doces ou flores. No entanto, a maioria da população carecia de recursos econômicos para cumprir este ritual ancestral, de modo que encontraram outras formas de fazer as suas oferendas aos Budas. Assim nasceu a ideia de representar em papel as formas dos doces, das flores e de outro tipo de oferendas.
Hoje em dia existem milhares de formas de origami que pode ser feito com os seus filhos. A sua elaboração exige concentração, relaxamento e muita prática. A essência do origami consiste no domínio das dobras básicas do papel sem necessidade de cola ou tesoura. Seguindo esta técnica pode chegar a criar muitíssimas figuras. 
ATIVIDADE 1: Vamos começar? A primeira dobradura que você irá fazer é um peixinho de papel. Se você achar muito difícil, peça ajuda de alguém da sua família, vai ser bem legal e vocês vão se divertir bastante. ANTES DE COMEÇAR PEGUE UM PEDAÇO DE PAPEL QUADRADO, DE 10 A 15 CM E PINTE DA COR QUE VC QUISER, SÓ ENTÃO COMEÇE A DOBRADURA SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.
A segunda dobradura é um barco. Para fazer seu origami você vai precisar de: 1 folha de papel A4 (Essa folha é de papel A4, você pode utilizar uma folha do mesmo tamanho desta aqui). Não precisa enviar o origami para a escola. 
Agora que você tem seu barquinho e o peixe é hora de brincar, pode pedir pra alguém colocar ele pra flutuar, mas lembre-se de economizar água, se não tiver como colocar na água use sua imaginação.
Atividade 2 - Desenhe aqui uma paisagem bem bonita que contenha também o seu barquinho e seu peixe. 
	ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS – DATA: 18/05 A 25/05
	
	PROFESSOR: John Elinton Trisotto
	DISCIPLINA: Educação Física
	ALUNO:
	TURMA: 1° 1 SI
	ATIVIDADE REFERENTE A TRÊS AULAS SEMANAIS.
Olá, queridos alunos! Espero que esteja tudo bem com vocês e suas famílias. Essa semana vamos aprender a construir um brinquedo muito legal, chamado PETECA. Você já brincou com uma peteca? Sabe como é?
Uma história de como surgiu é que quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje. A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas. Hoje a peteca é considerada um esporte e existem competições oficiais com atletas especialistas em jogar peteca. Interessante, não é mesmo?!
Existem petecas de diversos materiais, mas todas elas têm mais ou menos o mesmo formato, veja algumas figuras para se inspirar, afinal a atividade de hoje é construir a sua própria peteca!
Agora é só usar a sua criatividade, existem inúmeros outros materiais que poderíamos utilizar para fazer uma peteca, com qual material você vai fazer a sua? Vou dar uma dica, prefira materiais recicláveis, assim você evita jogar fora podendo utilizar pra fazer sua peteca e ainda ajuda o meio ambiente reutilizando esses materiais que iriam para o lixo. Materiais retirados da natureza como palha de milho também são uma boa ideia. 
Ao lado segue uma ideia para fazer sua peteca, mas você pode usar outros materiais.
Depois de pronta, aqui vão algumas atividades que você pode fazer utilizando a sua peteca, são atividades que vão ajudar você no desenvolvimento motor, controle de força, noção espaço-tempo, concentração, atenção, e claro, a se divertir muito!
Golpear a peteca com a mão direita mantendo-a no ar o maior tempo possível.
Golpear a peteca com a mão esquerda mantendo-a no ar o maior tempo possível.
Golpear a peteca intercalando as mãos, uma vez com a mão direita, outra com a mão esquerda e mantê-la no ar o maior tempo possível.
Agora você já deve estar craque em golpear a peteca, não é mesmo?! Então chegou a hora de reunir a família para brincar. Convide alguém da sua família para jogar com você. Pode delimitar o campo e jogar de um para o outro, ou uma roda se for mais de duas pessoas. Use sua criatividade para criar regras para o seu jogo.
Quando já tiver brincado com a sua peteca responda as questões abaixo.
Descreva na linha abaixo em poucas palavras como você se sentiu quando estava construindo sua peteca.
__________________________________________________________________________________.
Descreva na linha abaixo como você se sentiu jogando.
___________________________________________________________________________________.
Quem ajudou você a fazer sua peteca?
___________________________________________________________________________________.
Quais materiais você utilizou para fazer sua peteca?
___________________________________________________________________________________.

Continue navegando