Buscar

Os partidos políticos no Brasil existem desde a primeira metade do século XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os partidos políticos no Brasil existem desde a primeira metade do século XIX. Vários agrupamentos surgiram desde então, porém, por razões históricas, nenhum deles durou muito. No Brasil não existem partidos centenários, como ocorre em outros países. As organizações partidárias brasileiras foram forçadas a ter um recomeço: Tais recomeços ocorreram pela implantação da república, em 1889, que acabou com os partidos monarquistas. Pela revolução de 1930, que encerrou os partidos republicanos “carcomidos”, pelo Estado Novo (1937-1945), o qual vedou a existência de partidos, e depois o Regime Militar de 1964, que confinou os partidos políticos a um artificial bipartidarismo. Da monarquia a republica e até o regime militar, registrou no Brasil quarenta e dois partidos que foram extintos por causa das mudanças políticas no Brasil.
No Brasil colônia, antes de 1822, tínhamos no Brasil três partidos políticos.
· O partido português – formado por comerciantes que queriam manter Portugal no controle do comércio, por pessoas que trabalhavam para o reino de Portugal( como são hoje os funcionários públicos) e militares que não queriam a independência do Brasil. Eles torciam pela recolonização.
· O partido brasileiro – formado pelos grandes proprietários rurais( os ricos), alguns comerciantes português, brasileiros e estrangeiros, que achavam que o comércio livre era a melhor opção. Eles não queriam a independência e nem a recolonização. Defendiam a criação de uma monarquia dual. Uma monarquia que dividisse os poderes entre o Brasil e Portugal e garantisse a liberdade de comércio.
· Partido Liberal Radical – Composto por pessoas da classe média da Época. Eles defendiam a implantação de uma república democrática, sistema que o Brasil vive até hoje.
No Brasil Impérios depois de 1822. No período do Primeiro Império, havia três grades partidos políticos.
· Restauradores ou caramurus, a favor do regime monárquico.
· Liberal exaltado ou Jururubas; eram a favor do fim do império, queriam a republica.
· Liberal Moderado ou Chimangos, defendiam a permanência da monarquia e a escravidão.
No Brasil, no período do segundo império, Dom Pedro II, tínhamos como principais partidos:
· Conservadores (Saquaremas): Os conservadores queriam sempre um regime forte, com a autoridade do imperador e pouca liberdade para as províncias.
· Liberais (Luzias): Queriam mais liberdade para as províncias.
No Brasil Republica, a partir de 1889, no regime presidencialista, tínhamos no Brasil, como maiores partidos políticos que dominavam o Brasil, o partidos de Minas Gerais e de São Paulo:
· O partido Republicano Paulista (PRP).
· Partido Republicano Mineiro. 
No Brasil, no período de 1930, com o fim da república velha, Getúlio Vargas da um golpe de Estado e toma o poder! Em 1934 é eleito democraticamente, e em 1937 da outro golpe, implantando a ditadura do Estado Novo, depois é deposto do poder em 1945. No período do estado novo foi proibidos partidos no Brasil. Em 1951 é eleito pelo voto popular e governa o Brasil até 1954 quando se suicida.
Nesse período os maiores partidos eram:
· Ação Integralista Brasileira (AIB). De Plinio Salgado.
· Aliança Nacional Libertadora (ANL). De Luís Carlos Prestes.
No período de 1945 a 1964, chamado de República Democratizada, o Brasil volta a ter eleições democráticas. Nesse tempo os maiores partidos eram:
· Partido Social Democrático (PSD). Era formado por lideranças e por altos funcionários das empresas do governo.
· Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Tinha como membros líderes dos sindicatos e os operários que trabalhavam nas fábricas.
· União Democrática Nacional (UDN). Era formada por pessoas mais ricas das cidades. Pessoas que defendiam a entrada de dinheiro de empresas internacionais no Brasil e o desenvolvimento das empresas brasileiras.
No governo militar com o golpe de estado dado em 1964, o Brasil tornou-se uma ditadura. Nesse período não tinha partidos políticos, o nome que o partido politico poderia ser chamado era associação politica, e só poderia haver duas associações: 
· Aliança Renovadora Nacional (Arena). Defendia a ditadura militar.
· Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Tinha permissão para fazer oposição ao governo, oposição leve ao governo.
Em 1974, o presidente Ernesto Geisel, um general, começou adotar a política da “abertura lenta e gradual”, para aos poucos levar o Brasil a democracia, permitindo novos partidos políticos no ano de 1979. Novos partidos políticos começam a se organizar no lugar da Arena e do MDB. A Arena se transforma no Partido Democrático Social (PDS), e o MDB no Partido Democrático Brasileiro (PMDB). Nesse período surge o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), surge o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) e surge mais de 25 partidos.
Em 1984 com as eleições indiretas, surge o Partido da Frente Liberal (PFL) de Paulo Maluf, surge também o Partido Popular Brasileiro (PPB), e o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). E assim uma Nova República. 
Atualmente temos no Brasil 32 partidos ativos no TSE, tínhamos 35 em 2018, e 32 em 2019, e temos 73 partidos em processo de formação.
 Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partidos_pol%C3%ADticos_no_Brasil
 https://plenarinho.leg.br/index.php/2017/02/historico-dos-partidos-politicos-brasileiros/
 https://ensinarhistoriajoelza.com.br/partidos-politicos-do-brasil-do-imperio-aos-nossos-dias/

Outros materiais