Buscar

Atividade 2 Administração

Prévia do material em texto

Nome da empresa: Plena Beleza
Definição serviço: Serviço relacionado à estética: manicure, pedicure, cabelos, limpeza de pele, barbearia, depilação, maquiagem. 
Público alvo: Homens e mulheres.
Análise do setor:
O setor é um dos que mais cresceram no Brasil. Saindo de um faturamento médio de R$4,9 bilhões em 1996 para R$47,5 bilhões em 2019. De acordo com a ABIHPEC esse mercado “cresceu 567% no Brasil (2014-2019), passando de 72 mil para mais de 480 mil profissionais” (DINO, 2019). Sendo o quarto maior mercado consumidor mundial.
Mesmo com as incertezas no futuro, muitas marcas e profissionais estão investindo em novos meios para continuar atuando. Como é o caso da Natura & CO e o Grupo São Martinho que estão investindo na responsabilidade social e fizeram parceria para fazerem doações de álcool em gel a Secretária de Saúde de São Paulo. E, alguns salões, estão ativos nas redes sociais, dando dicas e compartilhando pacotes de descontos para serem usados até final do ano de 2020. 
Esse mercado, que vinha com uma média de crescimento de 4,1% ao ano, assim como toda a economia deverá sofrer uma redução, contudo o presidente do IPEA (), Fabrício Missio acredita que devido a demanda reprimida (muitas pessoas tiveram que parar os cuidados com cabelos, pele e barba) deve impulsionar o setor quando as regras da quarentena forem afrouxadas. E essa afirmação e sustenta, pois de acordo com pesquisas do SPC Brasil (2016) 66% das pessoas entrevistadas acreditam que cuidar da beleza é uma necessidade e não um luxo. 
O mundo pós-Covid, deve trazer também mudanças de hábitos, dentre eles o self care e home devices oferecendo ao consumidor serviços que transformem a sua experiência em um ‘mar de bem estar’, e que podem ser feitos em casa.
Missão: Oferecer tratamentos estéticos com excelência, elevando a autoestima e o bem-estar dos nossos clientes, de maneira sustentável e personalizada. 
Visão: Ser referência na Grande Natal em procedimentos estéticos, baseando-se em credibilidade, inovação e nos melhores resultados.
Valores: Ética, segurança e qualidade nos tratamentos, transparência nos resultados, excelência no atendimento e competência e treinamento constante da equipe.
6. OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E METAS
	ITENS
	OBJETIVOS
	ESTRATÉGIAS
	METAS
	SERVIÇO
	1. Sustentabilidade
2. Self-care e home device
	1.1. Uso de produtos não testados em animais;
1.2 Uso de produtos naturais;
2.1. Ensinar aos clientes técnicas de auto-cuidado.
	1.1.1. Comprar produtos de empresas que não testam em animais;
1.1.2. Comprar produtos que são de origem natural;
2.1.1. Canal no Youtube com técnicas de auto-cuidado;
2.1.2. Stories no Instagram ensinando a usar os home devices.
	PREÇO
	3. Personalizado
	3.1. Atingir público classe média e alta
	3.1.1 Pacotes que variam de preço de acordo com os serviços solicitados;
3.1.2. Preço promocional para datas comemorativas, dia das mães, aniversário, etc.
3.1.3 Desconto para clientes que levarem outros clientes;
3.1.4. Desconto pagamento à vista ou antecipado;
	DIVULGAÇÃO
	4. Redes sociais
	4.1. Canal no Youtube
4.2 Conta no Instagram
4.3. Conta no Facebook
	4.1 Disponibilizar a influencers digitais de estética os serviços para que eles façam suas avaliações;
4.2. Disponibilizar a micro-influencers digitais de estética os serviços para que eles façam suas avaliações;
4.3. Sorteio de brindes nos locais “relâmpagos”;
	LOCAL
	5. Serviço a domicílio 
6. Serviço em local próprio
7. Local “relâmpago”
	5.1. Disponibilizar atendimento na casa do cliente;
6.1. Ter uma sede de atendimento;
7.1. Fazer atendimentos em locais diferentes previamente agendados.
	5.1.1. Atender com hora marcada e serviço definido na casa ou local combinado com o cliente;
6.1.1. Disponibilizar todos os serviços em local próprio, mediante hora agendada (telefone ou whatsaap);
7.1.1. Uma vez ao mês disponibilizar os serviços em locais diferenciados, tais como, shoppings, clubes, etc. previamente divulgados nas redes sociais e com sorteios de brindes, como day use.
REFERÊNCIAS
ABIHPEC – ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: 2019. Disponível em:< https://pub.flowpaper.com/docs/https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2019/05/2019-PANORAMA-S-M__.pdf>. Acesso em: 13 mai 2019.
ABIHPEC – ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS; SEBRAE. Caderno de Tendências higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: 2019-2020. Disponível em:< file:///C:/Users/JUCILENE/Downloads/download.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2019.
DINO. Mercado de estética e beleza no Brasil segue em crescimento. 2019. Disponível em:< https://exame.abril.com.br/negocios/dino_old/mercado-de-estetica-e-beleza-no-brasil-segue-em-crescimento/ >. Acesso em: 13 mai 2019. 
GINI, Rodrigo. Mercado de estética deve ser um dos raros setores a retomar procura e movimento. 2019. Disponível em:< https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/mercado-de-est%C3%A9tica-deve-ser-um-dos-raros-setores-a-retomar-procura-e-movimento-1.785929Acesso em: 13 mai 2019.
Lopes, Manoel. Composto de Marketing. Apresentação em slide em aula à distância.
MULLER, Joyce; DONADELLI, Thalita. O mercado de beleza em 2020 diante da crise do COVID-19. 2020. Disponível em:< https://talquimy.com.br/o-mercado-de-beleza-em-2020-diante-da-crise-do-covid-19/>. Acesso em: 13 mai 2019.
UOL. Estudo: para 66% dos brasileiros, gasto com beleza é necessidade e não luxo. Disponível em:< https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/06/23/estudo-para-66-dos-brasileiros-gasto-com-beleza-e-necessidade-e-nao-luxo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 13 mai. 2019.

Continue navegando