Buscar

Portifolio farmacia

Prévia do material em texto

1
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL
	FRANCIVANIA LEMOS DE MACEDO	
produção textual individual (pti)
A ANÁLISE DE PRÁTICAS DE GESTÃO ADOTADAS PELA EMPRESA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO QUINTESSÊNCIA.
Assu -RN
2019
 FRANCIVANIA LEMOS DE MACEDO
registro acadêmico-22573781
produção textual individual (pti)
A ANÁLISE DE PRÁTICAS DE GESTÃO ADOTADAS PELA EMPRESA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO QUINTESSÊNCIA.
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital para as disciplinas: Planejamento Estratégico; Metodologia Científica; Matemática Financeira;Responsabilidade Social e Ambiental;Gestão de Pessoas; Seminário de Projeto Integrado II.
Prof: Natália Martinez A. Woitas;Regina Celia Adamuz; Marcelo Silva de Jesus; Luisa Maria S. Cavenaghi; Mônica Maria Silva;Henry Tetsuji Nonaka.
Assu - RN
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .................................................................................................4
2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO .................................................................4
	2.1 Missão................................................................................................4
	2.2 Visão...................................................................................................5
	2.3 Valores................................................................................................6
3 MATEMÁTICA FINANCEIRA...........................................................................8
4 RESPONSABILIDADE SOCIAL.......................................................................8
5 GESTÃO DE PESSOAS.................................................................................10
	5.1 Recrutamento x seleção .................................................................11
	5.2 Programa de Integração .................................................................12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................12
REFERÊNCIAS.................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
A produção textual Interdisciplinar Individual tem por objetivo aprendizagem do aluno de modo independente, para estimular que saia da minoridade e se torne profissional responsável e valoroso, que sabe solucionar as situações do dia a dia com maturidade. As disciplinas desenvolvidas neste semestre que nortearão este trabalho são: Planejamento Estratégico; Matemática financeira; Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Pessoas; Metodologia Cientifica. 
O presente trabalho tem como principal objetivo ajudar e orientar a equipe da organização farmácia de manipulação Quintessência- que atualmente possui cinco lojas: Bonsucesso, Tijuca, Méier, Flamengo e Barra da Tijuca. Possui também dois laboratórios, um para manipulação de medicamento homeopáticos e outro de alopáticos, com um quadro de 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários - a melhorar seus aspectos organizacionais, a fim de atender melhor às necessidades de seus clientes, tornando a organização cada vez mais sustentável e competitiva. 
Sendo assim, as seguintes páginas relatam, em forma textual, os diferentes aspectos organizacionais do empreendimento, assim como informações importantes, sobre as quais suas equipes de profissionais devem estar cientes para um maior sucesso da farmácia de manipulação Quinteessência.
 
 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 
	O procedimento de Planejamento Estratégico tem grande importância dentro das mais variadas organizações. Este processo gerencial consiste basicamente em analisar os meios que devem ser utilizados para se atingir objetivo, ou seja, constitui o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Sendo assim, um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta. 
 2.1 Missão
	A missão refere ao presente, que forma a empresa deve-se comportar, de um sentindo geral à ideia de missão está associada a ideia de encargo, incumbência, obrigações, compromisso, dever a cumprir a missão, indica a maneira como a empresa deve fazer seus negócios. Segundo Drucker (2001) “uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto e sim pela sua missão, criada pela sua razão de existir”. Assim ao escrever sua missão, a organização procura responder as perguntas-chave:
· Qual o negócio da organização?
· Quem é seu cliente?
· Onde ela tem sua base de atuação?
· Qual a sua vantagem competitiva?
· Qual a sua contribuição social?
A missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir o crescimento sustentável. 
 2.2 Visão
	Visão indica o que uma empresa aspira ser, a visão precisa ser compatível com os valores da empresa e procurar representar as metas e aspirações de seus membros. É uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo, ou seja, aonde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo. 
Para Collins e Porra 
“Os grandes navegadores sempre sabem onde ficam o Norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar ao seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permitem administrar a continuidade e a mudança simultaneamente. ” (COLLINS E PORRA, 1998)
	A visão da organização é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação que permitem gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.
 2.3 Valores 
	Os valores representam as convicções claras e fundamentais que a organização defende. É um conjunto de princípios que orientam a ação das pessoas que agem em nome da organização.
	Segundo Peter Drucker, ao escrever sobre os valores essenciais, afirma que 
“As organizações precisam ter valores. E as pessoas também. Para ser eficaz em uma organização, os valores de um indivíduo devem ser compatíveis com os valores da organização. Eles não precisam ser os mesmos. Mas devem ser bem próximos, de modo que possam coexistir. Caso contrário, a pessoa ficará frustrada, além de não produzir resultados. ”
	Os valores da Quintessência são:
· Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação seja com clientes internos ou com externos pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade.
· Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio.
· Direcionamento para cliente: é para entende-lo e atende-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias.
· Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob ótica de custos para a empresa e benefícios para os clientes.
· Foco em resultados sabemos a importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados.
· Direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atende-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias.
· Exigência de rigor de processos: queremos ter os melhores processos de vustos para a empresa e benefícios para o cliente.
· Foco em resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e objetivos alcançados.
· Valorização das pessoas: investimos no treinamento e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal da nossa equipe. 
· Confiabilidade: investimos na melhoria continua da qualidade e produtividade de nosso produtos e serviços, assegurando sua confiabilidade.
· Responsabilidade social: cumprimos nossos deveres e compromissos com os seres humanos e meio ambiente a nossa volta. 
O planejamento estratégico realizado na Quitessência deve um processo de construção participativa e horizontal,nas realizações de reuniões, pesquisas, estudos e seminários para levantamento das informações.
	Foi identificada nos encontros da Diretoria da Quitessência a situação problema considerada mais crítica, a continua diminuição da lucratividade. Apesar de desenvolver várias ações em diferentes áreas com o intuito de obter diferenciação no mercado não tem um sistema de medição e acompanhamento da eficiência e eficácia destas ações.
	A lucratividade era uma preocupação e um tema recorrente das reuniões e todo o foco era dirigido para esta questão. Foi estabelecida a visão de futuro com o alcance para os próximos 4 anos. Daí em diante. Ficou aberto para diretoria que o problema era a lucratividade, para melhorar seus resultados, fez um plano de ações necessárias para atingir a visão posterior.
	Durante o planejamento estratégico teve uma apresentação de visão de conjuntos de fases que compõe a metodologia do modelo e todos os elementos gerados em cada fase:
· A primeira fase compreende a preparação do negócio, utilizando para tal o diagnóstico da empresa realizado à luz dos capitais do conhecimento, e dá início ao processo de planejamento estratégico.
· A segunda fase apresenta o momento estratégico, onde são feitos as grandes escolhas com visão de futuro e os objetivos estratégicos. 
· A terceira fase é a do plano de ação, onde são iniciativas estratégicas que devem ser desdobradas em projetos estratégicos, e estes são consolidados no plano estratégico.
· A quarte e última fase é a da avaliação estratégica e monitoramento do modelo de gestão, onde são monitorados os indicadores, gerenciados os projetos e realizada e avaliado o ambiente.
O planejamento estratégico teve a duração de 3 meses e foi estimulante constatar um clima de entusiasmo e comprometimento durante todo processo.
3.MATEMÁTICA FINANCEIRA 
a) Determinação do montante das propostas
- BANCO INVISTA FÁCIL
	M = C * (1+i)t	 M = 100.000,00 * (1+(3,69/100))24
	M = R$ 238.607,9928
- BANCO CONTRATO CERTO
	M = C * (1+i)t	 M = 100.000,00 * (1+(2,54/100))30
	M = R$ 212.226,3931
- BANCO BOM NEGÓCIO
	M = C * (1+i)t	 M = 100.000,00 * (1+(2,37/100))36
	M = R$ 232.389,9371
b) Determinação dos Juros a serem pagos de cada proposta
- BANCO INVISTA FÁCIL
J = M – C	J = 238.607,9828 - 100.000,00 	J = R$ 138.607,9928
- BANCO CONTRATO CERTO
J = M – C	J = 212.226,3931 - 100.000,00 	J = R$ 112.226,3931
- BANCO BOM NEGÓCIO
J = M – C	J = 232.389,9371 - 100.000,00 	J = R$ 132.389,9371
c) Escolha da melhor proposta
De acordo com os cálculos mostrados acima, pode-se concluir que a melhor proposta é do Banco Contrato Certo já que o juros é o menor das 3 propostas.
4. RESPONSABILIDADE SOCIAL 
	O tripé da sustentabilidade, é composto por três conceitos básicos definidos por: ambiental, social e econômico. Cada um destes aspectos deve estra ligados uns aos outros de forma precisa. As empresas são as principais responsáveis pela modificação no meio ambiente, o que resulta em um desequilíbrio ambiental. Um dos principais objetivos do tripé é alertar que o assunto “sustentabilidade” trata-se também de negócios. O mercado está cada vez mais exigente e depende de cada um fazer sua parte, contribuindo de forma correta para o meio ambiente. Educação ambiental é indispensável para qualquer organização. 
A empresa Quitessência, conta com a companhia Residuo-All, para o tratamento correto da coleta de resíduos farmacêuticos, realizando ações como o projeto “Estou vidrado nesta ideia” que consiste na doação de vidros, resultando em cestas básica que são doadas mensalmente a entidades. Em virtude dessa atitude, a organização obtém uma renda extra para as entidades carentes e ainda destina seus materiais a um fim sustentável, cumprindo assim sua Função social empresarial, com princípio da solidariedade, induzindo o senso de comunidade, tornando a organização responsável, assegurando os direitos individuais e sociais.
Para Wambier
“ a função social da empresa é obediência ao princípio da dignidade humana, inclusive no que tange a ´preservação da honra e da saúde física e psicológica do empregado nos atos da gestão da empresa, de modo a limitar o poder diretivo”(WAMBIER,2013,P.167)
	
A imagem empresarial é a feição da empresa, ou seja, como ela é percebida pela sociedade. É a sua identidade corporativa, definindo-a perante a sociedade. O seu crédito depende da sua imagem que está ligada a visão, valor e missão da empresa, entrelaçado á responsabilidade social e ambiental. Ela é muito importante para a formação de reputação e para o fortalecimento da sua empresa no mercado cada vez mais competitivo, que muda a cada instante. Uma imagem faz muita diferença, por que ela é a porta de entrada e saída das primeiras percepções que o atual e o futuro cliente tem e terá sobre sua empresa. 
	Na figura a seguir apresenta que a empresa ganhou certificado com seu projeto “Estou vidrado nesta ideia”, na categoria Pequena Empresa do 4° Prêmio de sua Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo realizado em 2008, devido suas ações de Responsabilidade Social.
	
Figura 1 - Certificado	
Fonte: Google
	Farmácia Quitessência pode participar do ISE-Índice de Sustentabilidade Empresarial. BM e FBOVESPA (2015) diz que o ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira comporta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social, também pode atuar como promotor de boas práticas no meio empresarial. 
	A empresa Volmitrucks, especializada na manutenção e comércio de peças de caminhões, situada em Parobé-RS, têm a participação das companhias “Ecotottal”, que recolhe as lonas de freio, a empresa “Reciclar’, que coleta estopas sujas de graxas, e a “Proluminas Lubrificantes”, a qual recolhe o óleo que já foi utilizado. Em virtude dessas atitudes, o empreendimento obtém uma renda extra e ainda destina seus materiais a um fim sustentável, mas tratar-se da Função Social Empresarial poderia destinar essa renda extra que é gerada através dos seus resíduos, para as entidades carente da comunidade, cumprindo assim sua função social empresarial.
5. GESTÃO DE PESSOAS 
	É importante modificar o modelo tradicional de Recursos Humanos para a Gestão de pessoas, é que o departamento de Recursos Humanos atua de forma mais mecânica, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Com o modelo de Gestão, os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Sendo assim podemos afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecânica, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de profissionais e do ser humano, já no Recursos Humanos prevalece a técnica e o mecanismo do profissional.
	Para Chiavenato
 “Gestão de pessoas implica em um conjunto integrado de atividades que envolvem contratar pessoas a partir de cargos previamente descritos, remunerá-las para meio de salário, benefícios e incentivos, avaliar seu desemprenho profissional e desenvolvê-las em suas necessidades e naquelas das organizações. ” (CHIAVENATO, 2014, P.11).
	Esta atividade é essencial para que a empresa alcance objetivos globais e específicos, independentemente da sua área de atuação ou da sua estrutura organizacional.
5.1 Recrutamento x Seleção
	Recrutamento é um conjunto de técnicas que tem como objetivo atrair bons profissionais a um cargo especifico. Existem três modelos para o processo de recrutamento: interno, externo e misto.
· Recrutamento Interno: é realizado pelo setor de Recursos Humanos dentro da própria empresa, aproveitando os profissionais que já fazem parte da empresa, motivando seus colaboradores a buscar conhecimento e também desenvolvimento profissional.
· Recrutamento Externo: esse método busca profissionais fora da empresa, e assim adquirindo profissionais com experiências para acrescentar dentro da empresa, contribuindo com ideias e métodos diferenciados para a organização.
· Recrutamento Misto: é a junção do interno e do externo, buscando profissional dentro e fora da empresa, essemétodo começa dentro da empresa e quando não é encontrado um profissional adequado, se aplica o processo fora da empresa. 
Já a Seleção é aplicada após o recrutamento, depois de captar os profissionais e verificar o mais adequado para a vaga. É feita uma análise minuciosa e detalhada, para selecionar o profissional mais correto para a empresa. Geralmente, algumas etapas são seguidas como triagem de currículos, entrevistas, provas de conhecimento gerais e específicos, dinâmicas em grupos, teste psicológicos entre outros.
O recrutamento e seleção devem ser feitos de forma cuidadosa e organizada além de seguir a cultura organizacional da empresa. Assim, a empresa conseguira profissionais do mercado de trabalho.
5.2 Programa de Integração 
	O programa de integração tem como finalidade fazer o novo colaborador assimilar de forma intensiva e com agilidade a cultura da empresa, estimulando o novo profissional a vestir definitivamente a camisa da empresa. Adaptando o novo profissional com sua linguagem usual, seus usos e costumes, código de conduta, estrutura, produtos, serviços, missão, visão e valores. É elaborado conforme seus objetivos, cultura e especificidades de cada empresa e seu negócio.
Em um programa de integração podem ser abordados diversos conteúdos, entre eles estão:
· Os valores, a missão visão da empresa, mostrando ao novo colaborador, para onde a empresa pretender ir e aonde ela quer chegar. Esses dados são muitos importantes que sejam passados logo no início da integração, todas as outras informações se apoiarão nelas, já que representam a identidade organizacional.
· Direitos e deveres, sendo abordados seus direitos, seus benefícios como vale refeições, assistência medica e odontológica, entre outros, os seus deveres como colaborador, quais sejam, jornada de trabalho a cumprir, horários, entregas de trabalho, respeitar a segurança, regras e politicas organizacionais, devem ser abordados esses conteúdos logo no início da integração.
· Apresentar ao novo colaborador, os setores de trabalho, e as pessoas que farão parte do seu processo de trabalho, esse processo que pode se fazer ao final do programa, ou algum momento especifico.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
	O processo de planejamento estratégico é muito utilizado na empresa, utilizando todas as suas ferramentas disponíveis, para que a empresa tenha uma boa estrutura, e obtenha um bom crescimento no mercado, que está cada vez mais competitivo e exigente.
	A empresa possui bom conceito financeiro no mercado, podendo buscar um empréstimo empresarial, e boas condições entre os bancos.
	No que se refere a Responsabilidade Social e Ambiental, nota-se que a empresa cumpre função social empresarial, o que potencializa os seus resultados de maneira sustentável.
	Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a empresa Farmácia de Manipulação Quitessência, busca uma boa organização modificando seu modelo tradicional de administração de Recursos Humanos para uma Gestão de pessoas, informando os novos colaboradores todos os procedimentos técnicos e organizacionais da empresa.
REFERÊNCIAS 
 
BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (BOVESPA). Regulamento do Novo Mercado. Disponível em: Acesso em 26 de Novembro de 2019.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed. Barueri: Manle,2014.
DRUCKER, Peter. O homem, a sociedade e administração. 1 ed. São Paulo: Nobel.2001.
 PORRAS, Jerry I., COLLINS, James C. Construindo a visão da empresa. HSM Management, São Paulo, n. 7, a. 2, p. 32-42, mar/abr. 1998.
WAMBIER, Luciane. A função social da empresa e o princípio da solidariedade: instrumentos de cristalização dos valores sociais na estrutura jurídico-trabalhista. In: Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. nº42, 2012, p. 157-172.

Continue navegando