Buscar

Estudo Transversal

Prévia do material em texto

cadêmico:
	Dorotéa Griebner dos Santos (393907)
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:512735) ( peso.:10,00)
	Prova:
	16138624
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A meta n° 12.5 dos ODS da ONU diz: "Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso". Neste contexto, espera-se que cada nação e cidadão desenvolva ações para atingir essa meta. São exemplos de ações que podem ser praticadas no dia a dia, e que contribuem para alcançar essa meta:
	 a)
	Utilizar sacolas retornáveis ao fazer compras em supermercados; evitar o desperdício de alimentos; manter embalagens limpas e secas e encaminhá-las para a reciclagem.
	 b)
	Usar sacolas plásticas quando for ao supermercado; encher as sacolas com alimentos biodegradáveis; comprar produtos com embalagens grandes e coloridas, ricas em informações ambientais.
	 c)
	Reduzir o consumo de materiais recicláveis; reutilizar embalagens de resíduos perigosos, como as de agrotóxicos; encaminhar todos os resíduos sólidos urbanos para o aterro sanitário.
	 d)
	Consumir produtos orgânicos de origem agroecológica; optar por recusar a reciclagem de resíduos e adquirir produtos novos e modernos; reutilizar os rejeitos para a fabricação de embalagens de alimentos.
	2.
	Dados da ONU apontam que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso à água potável. Esses dados revelam a importância do ODS número 6 que pretende, até 2030, assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos. Dentre as metas propostas para alcançar esse objetivo, analise as sentenças a seguir:
I- Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
II- Proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos.
III- Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo pela metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
IV- Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhora da gestão da água e do saneamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	Materiais como plástico, papel, metal e vidro são facilmente reconhecidos como potencialmente recicláveis, contudo, é possível constatar que boa parte da população não sabe onde destinar corretamente os resíduos eletrônicos como pilhas, baterias, aparelhos celulares, etc. Como é denominado o conjunto de ações que reintegra esses resíduos na cadeia produtiva?
	 a)
	Logística contemplativa.
	 b)
	Logística permanente.
	 c)
	Logística reversa.
	 d)
	Logística contínua.
	4.
	Quantos planetas Terra precisaríamos ter, para viver e consumir conforme os padrões médios atuais de cada continente? Dados apontam que pela média de consumo dos países da América do Norte seriam necessários 5,22 planetas; Europa 2,66; América Latina 1,11; Ásia Oriental e Oceania 0,72; e, África 0,61. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	As nações que mais consomem recursos naturais estão concentradas no hemisfério norte e se os seus hábitos de consumo fossem universalizados, a vida no planeta seria insustentável.
	 b)
	A sustentabilidade do planeta Terra depende dos padrões médios de consumo da humanidade, e se todas as pessoas consumissem como os africanos o planeta estaria condenado à exaustão.
	 c)
	Na América Latin, os padrões de consumo estão no limite de capacidade de o planeta suportar a exploração, enquanto na África esse limiar já foi ultrapassado.
	 d)
	Os países ricos do hemisfério norte são exemplos de sustentabilidade para os países pobres do hemisfério sul.
	5.
	Repensar os hábitos de consumo é um dos conceitos da política dos 5 R's, que busca apresentar formas de enfrentamento da questão dos resíduos sólidos. Sobre os demais termos que contribuem para efetivar o consumo sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reciclar, reproduzir, reorganizar e reaproveitar.
	 b)
	Recuperar, restaurar, revirar e reaproveitar.
	 c)
	Revigorar, ressignificar, respeitar e reciclar.
	 d)
	Recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
	6.
	A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
	
	 a)
	Política Nacional de Resíduos Sólidos.
	 b)
	Lei de Biossegurança.
	 c)
	Política Nacional das Relações de Consumo.
	 d)
	Código de Defesa do Consumidor.
	7.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Obsolescência programada.
	 b)
	Desenvolvimento sustentável.
	 c)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	 d)
	Reciclagem e reutilização.
	8.
	Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
	
	 a)
	Pressões políticas e regulatórias.
	 b)
	Recursos naturais escassos.
	 c)
	Consumidores.
	 d)
	Concorrentes.
	9.
	Considerando as informações da figura, é correto afirmar que:
FONTE: https://i.pinimg.com/474x/05/2f/a6/052fa68dc121cd53a3168799e2bff0bc.jpg. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	O ser humano tem consciência das consequências de suas atitudes e, por isso, age com responsabilidade socioambiental.
	 b)
	O calor é proveniente da radiação solar que incide diretamente no solo, e a ausência das árvores contribui para reduzir o calor local.
	 c)
	Quanto mais árvores menos calor, quanto menos árvores mais sombra.
	 d)
	Mesmo com as evidências óbvias do efeito do desmatamento sobre o clima local, o ser humano parece não reconhecer o mal que faz a si mesmo ao eliminar florestas.
	10.
	O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
	 a)
	Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
	 b)
	Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
	 c)
	Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
	 d)
	Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando