Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

1.
	O Brasil, durante o período da ditadura militar, enfrentou muitas mudanças políticas, as quais também refletiram nas escolas. Com este novo regime repressor, o país realizou reformas institucionais. Uma das reformas foram acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional). Com esses acordos firmados, o país passou a receber apoio dos EUA, tanto na área industrial quanto educacional. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos objetivos desses acordos foi promover a modernização do país. Para isso, o Brasil deveria seguir os modelos educacionais adotados pelos norte-americanos.
(    ) A educação brasileira passou a atender aos interesses capitalistas das multinacionais que aqui se instalaram. Os países subdesenvolvidos deveriam modernizar suas indústrias utilizando mão de obra barata e pouco qualificada.
(    ) A finalidade desses acordos visavam à transformação do ensino no Brasil e não a interesses políticos entre esses países.
(    ) A formação do indivíduo estava centrada no trabalhador, e a educação voltada para reforçar a estrutura de dominação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	O ensino científico que era oferecido pelas escolas ocidentais estava em decadência em relação ao ensino oferecido pelas escolas soviéticas. Os jovens apresentavam dificuldades de conhecimentos em determinadas disciplinas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os jovens americanos apresentavam insuficiência nos conhecimentos de matemática, física e química e o currículo foi visto como fator principal pela decadência do ensino.
	 b)
	O lançamento do satélite Sputnik, que colocou a Rússia em primeiro lugar no mundo quanto ao desenvolvimento científico e tecnológico, não pressionou os países ocidentais na busca de investimentos humanos.
	 c)
	As disciplinas ensinadas no ensino secundário ocidental desta época não exigiram alterações no ensino, pois os estudantes apresentavam um grau elevado de conhecimento nas áreas.
	 d)
	O ensino oferecido aos jovens americanos não passou por mudanças, pois não estava sendo questionado, e sim  considerado superior ao ensino soviético.
	3.
	O Brasil, desde o ano de 1838, vinha apresentando um ensino mecanicista que privilegiava a transmissão de informações. A participação dos alunos era apenas responder aos questionários e às provas. No final da década de 50, o Brasil realizou grandes mudanças no currículo escolar, graças à ação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (IBECC). Quanto ao importante papel do IBECC na educação brasileira, analise as sentenças a seguir: 
I- O IBECC teve como uma das finalidades a melhoria da qualidade do ensino de ciências, adotando um ensino experimental, com o intuito de promover a formação científica nos alunos.
II- Isaías Raw assumiu como líder do instituto do IBECC. Reconhecendo a dificuldade apresentada no ensino, ele elaborou vários projetos renovadores.
III- Um dos problemas enfrentados pelo IBECC foi a falta de equipamentos para laboratórios e de treinamento de professores.
IV- Os professores de Ciências não recebiam materiais didáticos, nem livros explicativos para a realização dos experimentos no laboratório. Isso dificultou o ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	A professora Deise desenvolve no seu dia a dia na escola uma prática pedagógica que tem como objetivo a aprendizagem, por meio da pesquisa. Para contemplar os conteúdos das disciplinas de Ciências, ela utiliza diferentes abordagens que façam inter-relação aos conteúdos ensinados. Para que os alunos alcancem a aprendizagem, a professora pode conduzir as aulas contemplando:
I- Conteúdos propostos no livro didático.
II- Permitir trabalhos em equipe para que haja o diálogo entre os alunos.
III- Criar situações polêmicas envolvendo os avanços científicos e suas implicações para a humanidade.
IV- Priorizar as práticas sugeridas no livro didático que tenham o gabarito como auxílio.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentença I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Há alguns alunos que apresentam grandes dificuldades em compreender os conteúdos de ciências. Muito já foi discutido sobre a importância de modificar a prática adotada pelo professor em sala de aula. Estudos indicam que os comportamentos e as atitudes podem estar relacionados com a forma como eles receberam a sua formação básica. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas do ensino de ciências é a separação que se estabelece entre a teoria e a prática.
(    ) A universidade, por ser um local de conhecimento, tem o compromisso social de preparar os futuros professores para uma formação que possa transformar a sociedade.
(    ) O futuro professor precisa estar envolvido na construção de projetos. Quando não é permitido a ele refletir sobre sua prática, acaba apenas reproduzindo os saberes.
(    ) A aprendizagem por meio do ensino da pesquisa e da extensão dificulta o entendimento dos conteúdos, pois os alunos possuem dificuldades em elaborar procedimentos científicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F
	6.
	Muitos professores ainda persistem em ensinar Ciências com as mesmas características de um ensino tradicional. As práticas adotadas em sala de aula estão longe de ter uma essência investigativa. Quanto à forma de ensinar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino de ciências já apresenta currículos atualizados, mas as metodologias utilizadas em sala de aula ainda são muito tradicionais.
(    ) As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de ciências são, na maioria, atividades que proporcionam ao aluno vivenciar a investigação e a pesquisa.
(    ) Atualmente, o Brasil é um país que não se preocupa com reformas na educação, nem em formar profissionais pesquisadores nesta área.
(    ) As metodologias adotadas em sala de aula são perfeitamente adequadas para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	É voz corrente que entre a produção da pesquisa e o seu uso na sala de aula há obstáculos e entraves seríssimos. Apesar do rápido desenvolvimento da pesquisa sobre Educação em Ciências nestes últimos 40 anos, e de suas potenciais contribuições para a melhoria da sala de aula, elas não têm chegado aos professores e professoras que, de fato, fazem acontecer a educação científica em nossas escolas. Constata-se que a pesquisa educacional tem sido desenvolvida sem a participação daqueles atores. Porque estes, então, se sentiriam compromissados com a sua adoção? Muito se tem produzido e dito sobre o que os professores e professoras deveriam fazer, usar e pensar para darem "boas aulas de ciências". Do alto das estruturas acadêmicas e governamentais, prescrições têm sido propostas que, em sua maioria, são literalmente ignoradas pelo professorado ou implementadas, na prática da sala de aula, de forma bastante distinta. Na realidade, o professor tem sido afastado da pesquisa educacional porque o espaço para tal não foi criado durante a sua formação inicial e nem em sua formação continuada. Concebidos como meros executores, aplicadores de propostas e ideias gestadas por outros, os professores e as professoras têm sido ainda culpabilizados pela baixa qualidade danossa educação (SCHNETZLER, 1998 p. 386). A partir da década de 1950, muitos objetivos foram propostos para o ensino de ciências. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino. Sobre as situações vivenciadas nessa época, analise as sentenças a seguir:
I- Os projetos de 1ª geração, incentivados pelo governo norte-americano, tiveram como objetivo principal a formação dos professores para atuarem em ciências. 
II- Todo o empreendimento desenvolvido nesse país baseava-se no objetivo de alcançar a hegemonia mundial.
III- A ideia do método científico, por meio de um ensino experimental, trouxe possibilidades claras aos professores de como se fazia ciências.
IV- O aumento da carga horária com a ampliação da Lei nº 4024 resolveu os problemas do ensino.
                                      
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHNETZLER, R.P. Contribuições, limitações e perspectivas da investigação no ensino de ciências naturais. Anais do IX
ENDIPE, p. 386, 1998.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	Nas últimas décadas, vários segmentos da educação manifestaram suas opiniões quanto à formação de professores, questionando o modelo de currículo adotado nos cursos de licenciatura atualmente. Contudo, diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, exige-se um currículo voltado para a formação do educador. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O futuro professor precisa ter uma formação inicial que o prepare para a função, focada em "o que ensinar" e "como ensinar".
(    ) Somente ter uma base comum nacional para a formação de professores não resolve os problemas do ensino. A necessidade maior é ter um professor fundamentado em conhecimentos.
(    ) Para uma formação didática sólida, é necessário valorizar a relação da teoria-prática, com a pesquisa, desde o início do curso.
(    ) A elaboração de novas práticas pedagógicas não se adquire com uma boa formação inicial do professor. Estes saberes da docência somente serão adquiridos no dia a dia, em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	Na década de 60, o sistema educacional apresentava dificuldades em fazer mudanças no currículo escolar. Isso só foi possível após a promulgação da LDB/61, que permitiu ao IBECC realizar mudanças no ensino de ciências, como a construção de projetos curriculares, a produção de materiais didáticos e kits para serem utilizados nas aulas de ciências. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a construção desses materiais proporcionaram-se aulas práticas mais dinâmicas para que os alunos descobrissem a ciência.
(    ) Mesmo com a promulgação da LDB/ 61, o IBECC não conseguiu realizar mudanças significativas no ensino, nem atender ao programa da fundação Ford.
(    ) O Brasil utilizou em seu currículo materiais que possuíam a mesma linha dos materiais norte-americanos.
(    ) Os materiais utilizados pelo IBECC, aqui no Brasil, não necessitavam de nenhuma alteração, pois se adaptaram facilmente à realidade brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	A formação inicial e continuada, oferecida nas instituições, deve possibilitar que o futuro professor participe ativamente da construção do saber, para que ele assuma o papel de protagonista do conhecimento. Só assim poderá desenvolver na sala de aula atividades motivadoras e reflexivas. Quanto à importância da formação inicial e continuada de professores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A formação de professores deve ser contínua e permanente para superar as práticas tradicionais.
(    ) Durante a formação inicial, o professor não aprende a elaborar novas metodologias, pois já possui arraigado uma prática memorialística de ensinar.
(    ) A formação deve preparar o futuro docente para exercer funções especializadas, para que possam produzir mudanças na sociedade.
(    ) A universidade é que deve elaborar as metodologias para serem posteriormente aplicadas pelos professores em sala de aula.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.

Continue navegando