Buscar

Desafios do Ensino de Ciências

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461135) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13090997
	Nota da Prova:
	8,75
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O professor de ciências enfrenta muitos problemas em sala de aula quanto às dificuldades apresentadas pelos alunos em realizar determinadas tarefas. Essas dificuldades podem estar relacionadas com as metodologias pedagógicas adotadas pelo professor em sala de aula. Diante disso, quais as mudanças que o professor deve fazer nas suas abordagens para promover que o aluno efetivamente aprenda?
	Resposta Esperada:
Para amenizar as dificuldades dos alunos em compreenderem os conteúdos de ciências, são necessárias mudanças nas abordagens educacionais e no perfil do professor. Para isso, é urgente preparar este profissional com conhecimentos teóricos e metodológicos, para que ele consiga utilizar uma metodologia adequada que ensine o aluno e diminua o déficit na aprendizagem. Os professores possuem uma forma tradicional de ensinar ciências naturais, com uma visão acabada e estática da ciência e essa forma de ensinar só será modificada quando ocorrerem mudanças na formação de professores, resultando em diferentes práticas pedagógicas, com a escola e com a comunidade. Essa alteração no ensino surtirá efeitos além de melhorias nas metodologias utilizadas pelos professores, mas também nas concepções que os alunos têm sobre o conhecimento científico. A maneira como os professores ensinam o conteúdo não desperta interesse no aluno, pois são conceitos já produzidos por outros autores e não produzidos por eles. Tanto os professores quanto os alunos possuem dificuldades em colocar em prática os conteúdos abordados, por isso preferem abordar primeiro a teoria para depois comprovar com a prática, acreditando ser esta a função da experimentação.
	2.
	Os professores de ciências realizaram poucas mudanças nas suas práticas pedagógicas ao longo das décadas. A forma de ensinar, ainda se apresenta desestimulante para o aluno, pois alguns professores ainda carregam uma didática tradicional para a sala de aula. Diante disso, descreva cinco características que estejam relacionadas com a falta de qualidade do ensino e a precária formação dos docentes.
	Resposta Esperada:
- Falta de uma política que reconheça a importância da educação científica e tecnológica para o país.
- Baixos salários.
- Formação inicial e continuada de professores é deficiente.
- Precárias condições de trabalho.
- Mudanças nos currículos para atender às necessidades da economia, em função da competitividade internacional.
- Um sistema de educação que não valoriza a qualidade do ensino. 
- Falta de prioridade para uma formação de professores de qualidade.
- Falta de investimento no capital humano.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais