Buscar

Ativ 5 - Sabrina Lessa - ITO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Administração Pública – Polo CEDERJ
Teoria das Finanças Públicas – Atividade 5/tarefa
Sabrina Estácio Lessa - 18213110340
1- (1 ponto) Explique porque a estabilização econômica pode ser considerada como um "bem público"
Como estabilização econômica diz respeito à situação financeira e econômica estável de um país sem alta de preços ou oxilações e bem público, é qualquer bem que pertença ao estado, sendo ele em espécie ou direito, então, a Estabilização econômica pode ser considerada como um bem público, pois um país estável economicamente; com equilíbrio na oferta e na demanda; com estabilidade no crescimento da sociedade é um direito e é através dele, que o país consegue atender aos anseios sociais.
2- (1 ponto) Explique externalidade positiva e negativa e destaque, pelo menos um exemplo de cada e destaque como o governo pode atuar para satisfação ou minimização das respectivas externalidade.
Externalidades são efeitos sociais, econômicos e ambientais que nascem na economia e podem ser positivos ou negativos:
Externalidades negativas é como o fato de uma empresa gerar fatores que possam prejudicar outras empresas ou a sociedade, mesmo que não esteja diretamente ligada aos bens que produz e sim, as consequências geradas por sua produção, como por exemplo, toxina, oxigenação, barulho, etc. No ramo do cigarro, por exemplo, quem não fuma, também sofre com as consequências das toxinas da fumaça, além de contaminar o solo e a água, porém, o governo pode atuar na conscientização e minimização desta externalidade com campanhas anti-tabagismo; Conscientização da carga de doenças e custas geradas por conta do consumo de cigarros; proibições de consumo em locais fechados, etc.
Externalidades positivas é quando as empresas geram benefícios para outras empresas ou sociedade mesmo que de forma indireta, como por exemplo, escolas e universidades que ajudam a diminuir o número de crianças e adolescentes nas ruas e automaticamente, diminui o índice de mortalidade e criminalidade, onde o governo pode atuar no incentivo de bolsas que ajudem aos pais a manterem seus filhos nas escolas; gratuidade nos estudos e colégios em tempo integral.
3- (1ponto) explique os conceitos e cite um exemplo de política pública realmente efetivada por algum dos governos federais desse século para cada uma das falhas de mercado a seguir: 
a) mercados incompletos; 
Externalidades são típicas de mercados incompletos. Políticas Públicas é a soma das atividades de governo, diretamente ou através de delegações, que influencia na vida dos cidadãos. Política pública efetivada é aquela que se tornou permanente.
No consumo de cigarros, por exemplo, em 1985 uma atuação governamental, em nível federal, com a Constituição do Grupo Assessor para o controle do tabagismo no Brasil, criaram o Programa Nacional de Combate ao Fumo. Assim, desde esta época até os dias de hoje, o Brasil , na Gestão de Governança, articulado pelo Ministério da Saúde através do INCA, usa sob a ótica de promoção em saúde, ações nacionais para o controle do tabagismo, onde o Brasil ocupa o 2° lugar no que tange à este combate.
b) regulação de monopólio natural;
Sendo a Regulação de Monopólio uma forma de organização de mercado em relação aos custos fixos, variados e marginais, onde fixo são elevados e variáveis próximos a zero, temos como exemplo de monopólio Natural o exemplo de água encanada. Serviços de tratamento, saneamento, abastecimento e destinação são regulados pela Política Nacional de Saneamento (Lei n° 11.445/2007), onde somente uma empresa pode suprir a demanda em sua totalidade referente a prestação do serviço.
4- (1 ponto) a partir dos exemplos citados na questão 3, destaque se cada uma delas tiveram um caráter mais keynesiano ou liberal. em seguida, sugira uma forma alternativa de resolver o problema caso o promotor da política tivesse uma visão oposta a que foi aplicada (ex: se a política foi do tipo keynesiana, como agiria um liberal e vise-versa)
O tabagismo tem como modelo liberal, caso fosse Keynesiano, o governo atuaria na proibição do uso, por exemplo.
Já o abastecimento de água, é um modelo Keynesiano, caso fosse liberal, não seria um serviço essencial e sim de livre contratação.
5- (1 ponto) Dê 3 exemplos de políticas públicas realmente efetivada por algum dos governos federais desse século que tivesse como foco central o atendimento da função distributiva.
A função distributiva atende aos critérios sociais no tange a distribuição de renda.
Temos como exemplo neste século de políticas públicas efetivadas, a criação pelo governo Lula que destinou parte do orçamento do governo para Programas que tangem:
Educação: Bolsa escola
Saúde: Fome Zero
Água: Programa Cisternas
E muitos outros.
Referências Bibliográficas:
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/28578-tabaco-causa-prejuizo-de-r-56-9-bilhoes-com-despesas-medicas-no-brasil
https://www.ecycle.com.br/2646-externalidades
https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552000000200005
https://www.ana.gov.br/aguas-no-brasil/saiba-quem-regula/saneamento
https://br.blastingnews.com/economia/2017/08/10-programas-sociais-do-governo-001926457.html

Continue navegando