Buscar

teoria das finanças públicas atividade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Teoria das Finanças Públicas
Aluna
Matrícula: 	Polo: Paracambi
Atividade 5
1- Explique porque a estabilização econômica pode ser considerada como um "bem público"
A estabilização econômica pode ser considerada como um bem público, pois são bens públicos de consumo, onde não há repartição ou ( não rival). Onde o consumo individual ou coletivo não altera o consumo das demais pessoas, existem benefícios para ambas a parte da sociedade, alguns exemplos de bens públicos se dividindo em dois setores: Os tangíveis vias públicas, iluminação pública; e os bens intangíveis: Justiça, defesa nacional e segurança pública. 
2- Explique externalidade positiva e negativa e destaque, pelo menos um exemplo de cada e destaque como o governo pode atuar para satisfação ou minimização das respectivas externalidade.
As externalidades é a causa da ação de um indivíduo ou empresa na sociedade econômica, em como essa ação altera o fator social, tanto economicamente quanto socialmente. Um exemplo atual é sobre o corona vírus, uma ação individual se mantendo em casa, saindo somente se necessário, é uma ação benéfica, assim como para o coletivo que está a sua volta, sendo menos uma pessoa a multiplicar o fator de transmissão do vírus. Se caracterizando como uma externalidade positiva.
Já a externalidade negativa se refere ao prejudicar o setor, as ações que não favorecem sobre as ações tomadas de formas egoísta, como o estrago ambiental que gera o despejo de materiais que poderiam ser reciclados, gerando novas empresas e empregos, e colaborando com a preservação ambiental, tanto o indivíduo e o coletivo, assim sendo um transtorno, pois é necessária criar novas regras, para que seja evitado isso, as empresas privadas podem não ter o interesse, trazendo logo a intervenção pública para que seja gerado uma forma de trabalhar e melhorar essa questão ambiental, novos recursos, nova logística e política em prol desse tema. Tendo em vista alguns procedimentos como emissão de multas, para que haja ações preventivas, em prol de evitar novamente ações que prejudiquem o ambiente.
3- Explique os conceitos e cite um exemplo de política pública realmente efetivada por algum dos governos federais desse século para cada uma das falhas de mercado a seguir: 
a) mercados incompletos; Quando as empresas privadas não vem lucro em investir em um mercado financeiro com características de retorno a longo prazo, em países sub desenvolvidas, trazendo o governo a propiciar investimento, um deles pelo BNDS para que haja o desenvolvimento econômico e sustentável, trazendo novos postos de trabalho e facilitando a economia. 
b) regulação de monopólio natural; Já as empresas que fazem parte desse ramo, apesar de terem um alto custo para comercializar os produtos, acabem se beneficiando do capital investido, e dominam em grande parte o produto que fornecem, como empresas do setor de eletricidade, facilitando seu monopólio, pois dificultaria a inserção de outras empresas, o que acarreta em abuso no valor do produto final. Tendo toda uma demanda alta para produzir, precisa manter uma qualidade em seu serviço produzido, afim de manter esse controle.
4- A partir dos exemplos citados na questão 3, destaque se cada uma delas tiveram um caráter mais keynesiano ou liberal. em seguida, sugira uma forma alternativa de resolver o problema caso o promotor da política tivesse uma visão oposta a que foi aplicada (ex: se a política foi do tipo keynesiana, como agiria um liberal e vice-versa)
Uma politica Kenysiana sim, pois ela tem em sua teoria mantem um conjunto de ideias, para gerar um regime de emprego, mantendo a vida econômica com o controle do estado. Suas influências partem do princípio da geração de empregos, diminuindo o desemprego, e manter o crescimento da demanda 
5- Dê 3 exemplos de políticas públicas realmente efetivada por algum dos governos federais desse século que tivesse como foco central o atendimento da função distributiva.
A política pública ela tem o conceito de resolução dos problemas públicos, para que haja soluções em potencial, mediante o conflito, que haja soluções e que esses problemas sejam resolvidos com sucesso. 
Politica pública dá a direção para a intervenção, deixando claro os papéis do estado, do governo e do mercado, dando sempre a diretriz ao problemas públicos. Através de leis, campanhas públicas, e premiação para inovações aos órgãos do judiciário, por exemplo.
Referências:
Gimbiagi- Falhas de mercado- pdf ( p. 19-31)

Continue navegando