Buscar

Metodologia da Musculaçao

Prévia do material em texto

4 - O treinamento de força promove adaptações crônicas que geram o aumento de força. Quais são as principais adaptações neurais que geram aumentos de força?
Resposta: Coordenação intermuscular: Melhor coordenação entre os músculos.
Coordenação intramuscular: Melhor coordenação dentro do músculo.
Retirada de OTG: Retira a ação de bloqueio do OTG.
5 - O processo de hipertrofia envolve um aumento proporcional do acréscimo líquido, das proteínas contráteis actina e miosina, bem como outras proteínas estruturais no músculo esquelético. Com base nesse conceito. É correto afirmar que: "tanto baixas (repetições altas) quanto altas cargas (repetições baixas) podem gerar hipertrofia muscular"? justifique sua resposta.
Sim, independente do tipo de estímulo (alta x baixas repetições), é fundamental levar o músculo a falha mecânica para a hipertrofia. Por isso, é necessário levar o músculo ao extremo para obter melhores resultados. De nada adianta colocar pesos elevados, ou fazer muitas repetições e não chegar à fadiga.
6 - Com base nas adaptações neurais geradas pelo treinamento de força. O que é uma unidade motora?
Resposta: É um motoneurônio e todas a fibras nele inervadas
7 - Durante o treinamento de força, a contração muscular gera diversos mecanismos fisiológicos e bioquímicos que afetam a célula muscular. No dia seguinte, ou até mesmo por dias, a pessoa relata dores musculares. Diante o exposto, explique o mecanismo responsável por gerar dor muscular após o treinamento de força.
Ela é decorrente da falta de fluxo sanguíneo nos músculos em atividade (isquemia) e, em razão deste processo, os produtos da atividade metabólica (acido lático e potássio) não podem ser removidos. Em excesso, eles estimulam os receptores dolorosos localizados nos músculos.A dor tardia, por sua vez, está associada a microtraumas musculares. O esforço provoca lesões em algumas células musculares (fibras), que por sua vez sofrem rupturas e derramam enzimas (creatinoquinase ou CK) na corrente sangüínea, levando a uma resposta inflamatória, causando dor e edema. O pico da CK pode aparecer ao redor de 48 horas após o término das sessões de exercícios.
8 - Considerando a fisiologia muscular. As fibras musculares se classificam pelas suas características metabólicas, fisiológica e funcionais. Cite os tipos e as principais características das fibras musculares.
Fibras do tipo I - Características: Resistência, aeróbico, contração lenta, > mioglobina, > capilar para fibra, mitocondria.
Fibras do tipo IIa - Moderada resistência, anaeróbico lática, contração rápida, mista ( vermelha e branca), +- miglobina, +- mitocondri, glicogênio.
Fibras do tipo IIb - Características: baixa resistência, anaeróbico alática, contração rápida, branca, < mioglobina, <glicogênio, ATP-CP.
3.Considerando o grupamento muscular peitoral. Quando comparamos o exercício supino reto e o supino 45° qual será a diferença sobre a ativação muscular no peitoral?
No supino reto o ombro realiza o movimento de flexão horizontal e dessa forma são recrutados  peitoral maior e o deltoide anterior, já no supino inclinado 45º o deltoide anterior é mais recrutado devido a inclinação,  porém o peitoral maior é o principal músculo recrutado.
4.Considerando o grupamento muscular dorsal, mais especificamente o músculo grande dorsal. Quando comparamos o puxada aberta (pulley) pela frente e puxada aberta (pulley) por trás, considerando um aluno que te relatasse dor no ombro quando realiza abdução de ombros no plano frontal (elevação lateral). Qual dos dois exercícios seria mais adequado para esse aluno, qual o principal motivo?
Resposta: Considerando que o aluno relatou dor no ombro com elevação lateral, a indicação é a puxada aberta (pulley) pela frente. Porque assim evita o pinçamento na articulação do ombro.
5.Considerando o grupamento muscular tríceps, sobre o ponto de vista dos exercícios monoarticulare e multiarticulares. Cite um exemplo de exercício monoarticular e um de exercício multiarticular para tríceps.
Monoarticular: Puxada de tríceps em supinação
Multiarticular: Flexão de braços
6.Considerando o grupamento muscular bíceps, sobre o ponto de vista dos musculos flexores de cotovelo, qual é a posição da mão (supinação, neutro ou pronação) que mais solicita o bíceps braquial em uma flexão de cotovelo?
Resposta: Supinação
7.Considerando que os conteúdos de cinesiologia e biomecânica são de extrema importância para a prescrição do exercícios de força. Prescreva 1 exercício para cada grupamento muscular descrito a seguir: bíceps, tríceps, peitoral, dorsais (latíssimo do dorso), ombros (deltóide), Membros inferiores (coxa anterior), membros inferiores (coxa posterior) e perna (panturrilhas).
Resposta:
Bíceps: Barra fixa
Tríceps: Flexão fechada
Peitoral: flexão
Dorsais (latíssimo do dorso): Remada baixa 
Ombros (deltóide): Remada alta
Membros inferiores (coxa anterior): Elevação de quadril
Membros inferiores (coxa posterior) : Stiff com halter
Perna (panturrilhas): No Smith Machine com step

Continue navegando