Buscar

portifolio-1-semestre-PAMELA-correto

Prévia do material em texto

3
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO
PAMELA ABREU XIMENDES
COMPORTAMENTOS E HABILIDADES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES - UM DESAFIO CONSTANTE
Alegrete
2015
CURSO DE GRADUÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PAMELA ABREU XIMENDES
COMPORTAMENTOS E HABILIDADES HUMANAS NAS ORGANIZAÇÕES - UM DESAFIO CONSTANTE
Trabalho apresentado para avaliação de todas disciplinas do 1º semestre do curso de graduação Administração de Empresas, do turno da noite da Universidade do Norte do Paraná.
Alegrete
2015
	SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL..................................................................5
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM............................................................................................6
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.......................................................................................9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................12
CONCLUSÃO.........................................................................................................................14
REFERÊNCIAS......................................................................................................................15
INTRODUÇÃO
Apresento neste trabalho a seguir o comparativo de como as organizações começaram a se desenvolver, quais conceitos seguiram para alcançar o sucesso almejado, visando sempre o comprometimento do seu trabalho, prestando um serviço de qualidade, agilidade e confiança para chegar no máximo possível de produção. 
Buscando sempre enfatizar o trabalho com o homem, mostrando a importância de sempre buscar por informações, tecnologias, conexão com o mundo que esta sempre em inovação. O homem precisa se relacionar de um modo para estar sempre informado, se reciclando e aberto as novidades, para assim chegar no lugar almejado.
FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
A teoria de Ford foi atribuída através da indústria automobilística nos anos 70.
Ford desenvolveu um modelo de administração caracterizado pelo trabalho dividido, repetido e contínuo baseados em três princípios a saber:
Princípio da Produtividade: aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem.
Princípio da intensificação: diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.
Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima.
A idéia básica de Henry Ford foi a idealização de uma linha de montagem, através de uma divisão do trabalho, causando uma revolução na indústria da época, devido a aceleração da produção, por meio de um trabalho ritmado, coordenado e econômico, introduzindo assim, a produção em série, em massa, através da padronização do maquinário e equipamento, mão de obra e das matérias primas, ou seja, dos produtos, tendo assim maior produtividade em menor tempo.
Podemos observar nas indústrias, fábricas, pequenos comércios e trabalhos informais a aplicação da teoria de Ford nos dia de hoje. Cada funcionário tem uma função específica a ser desempenhada, com metas serem cumpridas diariamente, no qual acaba se tornando uma rotina a prática repetitiva dos movimentos, assim vão ficando hábeis em uma específica área, economizando tempo e aumentando a produtividade, com isso conseguem manter um controle da produção em relação a tempo trabalho e tempo desperdiçado.
As empresas visam o lucro em primeiro lugar, assim exigindo dos seus funcionários agilidade, produção, sem muitas vezes se importar com a qualidade de vida do seu funcionário dentro da empresa, durante a jornada de trabalho. Outras proporcionam alternativas como intervalos, revezamentos, hora do lanche para assim o funcionário conseguir se recompor para seguir em frente.
As empresas oferecem aos funcionários treinamento, visando alcançar maior produtividade e eficiência, para com isso aumentar seus lucros e margens nos produtos, pois os seus objetivos são produzir mais em menos tempo.
Até os trabalhadores informais acabam muitas vezes sem conhecer colocando em prática a teoria de Ford no seu dia a dia, repetindo suas rotinas, lutando contra o tempo para conseguir vender mais do que no dia anterior, assim aumentando seus lucros.
Um exemplo de trabalho informal é a venda de produtos e serviços através de terceiros que oferecem nas calçadas para as pessoas quando passam, muitas vezes apressadas para seu destino, e mesmo assim,elas tentam mostrar o produto oferecido por meio de um panfleto e com isso conseguir alguns segundos de atenção do cliente para talvez conseguir finalizar a venda. Muitas vezes sendo totalmente ignorados, não desistem e seguem atentando alcançar um número cada vez maior de clientes a cada dia, pois ganham por cliente que conseguem finalizar a venda.
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. 
Ter um ofício é primordial na vida do ser humano. Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje. “O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa. Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro. Isto tanto é verdadeiro que quando não conhecemos uma pessoa e, então, perguntamos ‘quem é fulano?’, a resposta sempre estará relacionada a função executada no mundo do trabalho: ‘ele é professor da escola x, ele é vendedor da empresa y, é médico’, e assim por diante”, argumenta a psicóloga.
Tão importante quando desempenhar o seu ofício é gostar do que se faz. Quem realiza o seu trabalho sem estar contente com o que executa, certamente não terá empenho e sua produção será menor, além da propensão ao desenvolvimento da depressão. “Trabalhar sem sentir prazer é sinônimo de sofrimento e de adoecimento. Um trabalho que não for considerado gerador de bem-estar trará mais prejuízos do que benefícios. Não é possível que um trabalho, ao causar sofrimento, cumpra a sua função de dignificar o homem. A gênese do sofrimento pelo trabalho está, por exemplo, relacionada a fatores como conflitos constantes entre líderes e liderados, ausência de espaço para discussão, expressão e resolução de problemas e/ou fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo produtivo.
“A sensação de bem-estar no trabalho está ligada diretamente a características como: trabalho estimulante e desafiador, possibilidade de crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento, ter um bom chefe, clima organizacional positivo, remuneração e benefícios justos, entre outros”, afirma Vanessa. Por isso, tão importante quanto gostar do que se faz é desempenhar esta função num local que ofereça as condições necessárias. “Durante mais de 50 anos, os pesquisadores estudaram os fatores que satisfazem, motivam ou envolvem os seus funcionários talentosos. Abrahm Maslow, por exemplo, identificou as necessidades básicas de sobrevivência e descobriu que, quando essas necessidades eram satisfeitas, as pessoas se concentravam nas necessidades sociais e na auto-realização do trabalho. Frederick Herzberg identificou os ‘fatores de higiene’ como o ambiente de trabalho, salário e benefícios decentes como possíveis motivos de insatisfação, quando são inadequados,mas eles não são necessariamente motivadores. Se as pessoas não forem desafiadas no trabalho ou não estiverem progredindo, ou ainda, se não se dão bem com o chefe, o salário provavelmente não os reterá por muito tempo”, exemplifica.
O mercado de trabalho cresce e avança cada dia mais, a tecnologia invade todos os setores, pressionando os trabalhadores a se qualificarem e buscarem treinamentos, cursos que lhe garantem uma boa colocação e remuneração. As pessoas buscam em suas áreas de atuação empresas que lhe proporcionem boas condições de trabalho, que atendam suas necessidades, que supram seus interesses, suas expectativas, tanto de ganho salarial como aprendizagem, crescimento e conhecimento.
A competitividade está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a tecnologia invadiu, a instabilidade aumentou em todos os setores, devido a grande mão de obra ofertada, poucos são os qualificados, mas nem todos querem pagar por isso, preferem treinar do que pagar pela qualificação do candidato. Se manter no emprego é uma grande luta diária, pois é preciso ser flexível, dar o melhor de si , encarar vários obstáculos diariamente.
A empresa McDonald’s apresenta na sua gestão de trabalho características claras para alcançar a meta almejada do seu planejamento, pois o funcionário que começa a trabalhar na empresa não precisa ter experiência, ganha treinamento qualificado, incentivando a prática correta das funções que vão ser desempenhadas, sempre procurando desenvolver o talento e as habilidades de cada um. Os funcionários precisam cumprir as regras e as práticas de segurança e tomar as devidas precauções para proteger a si próprios e aos seus colegas de trabalho, assim visando que a atividade do grupo funcione, sempre com ênfase na gestão de pessoas e mantendo uma administração descentralizada.
O sucesso do Mc Donald’s se faz devido a qualidade dos produtos, segurança alimentar, higiene, limpeza do estabelecimento que são imprescindíveis para manter os clientes assíduos junto à rapidez na entrega do serviço ofertado e com isso consegue se manter no mercado como o melhor lanche, que atinge todos os públicos desde os pequenos que se encantam com as surpresas e brinquedos que vem nos lanches, até os adultos que escolhem pela qualidade dos alimentos.
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
A humanidade vive, hoje, um momento de sua história marcado por grandes transformações, decorrentes sobretudo do avanço tecnológico, nas diversas esferas de sua existência: na produção econômica dos bens naturais; nas relações políticas da vida social; e na construção cultural. Esta nova condição exige um redimensionamento de todas as práticas mediadoras de sua realidade histórica, quais sejam, o trabalho, a sociabilidade e a cultura simbólica. Espera-se, pois, da educação, como mediação dessas práticas, que se torne, para enfrentar o grande desafio do 3o milênio, investimento sistemático nas forças construtivas dessas práticas, de modo a contribuir mais eficazmente na construção da cidadania, tornando-se fundamentalmente educação do homem social.
A educação, como processo pedagógico sistematizado de intervenção na dinâmica da vida social, é considerada hoje objeto priorizado de estudos científicos com vistas à definição de políticas estratégicas para o desenvolvimento integral das sociedades. Ela é entendida como mediação básica da vida social de todas as comunidades humanas. Esta reavaliação, que levou à sua revalorização, não pode, no entanto, fundar-se apenas na sua operacionalidade para a eficácia funcional do sistema socioeconômico, como muitas vezes tendem a vê-la as organizações oficiais, grandes economistas e outros especialistas que focam a questão sob a perspectiva da teoria do capital humano.
De acordo com um senso comum atualizado, vigente nos meios acadêmicos, nos meios de comunicação e até mesmo nos meios populares, estaríamos vivendo hoje um mundo totalmente diferente daquele projetado pela visão iluminista da modernidade, constituindo uma nova ordem mundial. Estaríamos vivendo um momento de plena revolução tecnológica, capaz de lidar com a produção e transmissão de informações em extraordinária velocidade, num processo de globalização não só da cultura, mas também da economia e da política. Tratar-se-ia de um momento marcado pelo privilegiamento da iniciativa privada, pela minimalização da ingerência do Estado nos negócios humanos, pela maximalização das leis do mercado, pela ruptura de todas as fronteiras. Tal situação leva Octavio Ianni (1998:28) a afirmar que "o que está em causa é a busca de maior e crescente produtividade, competitividade e lucratividade, tendo em conta mercados nacionais, regionais e mundiais. Daí a impressão de que o mundo se transforma no território de uma vasta e complexa fábrica global e, ao mesmo tempo, em shopping center global e disneylândia global".
As mudanças foram ocorrendo nas empresas devido as várias transformações que foram surgindo, os homens tiveram que ir se adaptando, para não cair do mercado a concorrência aumentou, a tecnologia chegou inovando, conseguir estabilidade no emprego está cada vez mais difícil. A desigualdade ainda é muito grande, mesmo que tenha mudado bastante as oportunidades para os menos favorecidos não é tão fácil assim, por mais que o governo tenha aberto vagas pra negros e pessoas de classe baixa o preconceito ainda existe em muitas empresas, dificultando o acesso as vagas com melhores remuneração.
É comum ouvir dizer que isso é mentira, que não existe, que todos são iguais, mas ainda tem bastante influência aquela pessoa que tem amigos, que alguém indique, assim consegue ganhar bastante vantagem sobre o concorrente.
O mercado de trabalho muda o toda hora, as pessoas buscam cada vez mais uma colocação melhor, assim precisando ser cada vez mais flexíveis, hábeis, abertos as mudanças e novidades, sempre se renovando, aprendendo, a se adaptar as mudanças diárias.
Hoje a instabilidade é muito grande, o empregado precisa executar várias tarefas, não apenas exercer uma única função dentro da empresa, isso é necessário para aumentar suas chances de conseguir avançar dentro da empresa, se tu não faz , vem outro e se mostra com mais disposição, empenho e acaba roubando o lugar, e ficando com a vaga.
Nesse modelo de trabalho, mais freqüente nas pequenas e médias empresas, que se apresenta nos dias atuais, não permite que alcance a realização no trabalho, a promoção, o aumento de salário, os donos querem somente funcionários que executem a função corretamente, e mais nada, pois acham que porque pagam o salário, assinam carteira, que já fazem de mais, sendo que isso é um direito de todo trabalhador. E as pessoas muitas vezes se intimidam com algum tipo de ameaça indireta e ficam com medo de perder o seu lugar e preferem trabalhar sobre pressão do que ficar desempregado. Mas ao mesmo tempo oportunidades estão sempre surgindo, tem que ficar esperto e se preparar para quando a vaga surgir estar de acordo com as exigências.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Com o avanço das tecnologias e rapidez com que a internet leva as informações de um lado para o outro, facilitando as comunicações e a divulgação dos produtos, se tornou ferramenta fundamental para as empresas que querem alcançar com mais rapidez o maior número de público alvo.
A internet consegue proporcionar com um custo muito baixo, divulgação dos produtos com uma velocidade e visibilidade, que nenhuma outra ferramenta proporciona, a marca ou produto exposto podem mostrar detalhes que o cliente já tem acesso na hora.
As profundas e significativas transformações do século XX, sociais, econômicas, políticas, culturaisestão, em grande parte, ligadas ao surgimento de tecnologias da comunicação e da informação. Elas reorganizaram práticas, vivências, estruturas, infiltrando-se em praticamente todos os setores da sociedade, alterando rotinas sedimentadas. Possibilitaram a construção de uma malha de conexão entre áreas do conhecimento distintas e a criação de uma dimensão por onde transitam idéias e conceitos díspares, permitindo à humanidade vivenciar novas experiências no saber, no fazer, no sentir. E afetaram, de modo indelével, a transmissão do conhecimento e, conseqüentemente, a educação abalizar.
As transformações do século anterior, notadamente aquelas instauradas pelas novas tecnologias da comunicação e informação implicaram em uma mudança de sensibilidade dos jovens. O novo sensorium criou um ecossistema comunicativo permeado de linguagens não escolares, entrecruzadas por diferentes signos e ícones que reorientaram a transmissão do conhecimento e, conseqüentemente, a educação. Os novos modos de ver e sentir requisitam, ao processo educacional, práticas pedagógicas mais dialógicas, planejadas coletivamente pelos docentes, que contemplem a cultura juvenil, as novas tecnologias da comunicação e informação e que possibilitem a expressão dos alunos nas novas linguagens e a formação de ecossistemas comunicativos. Uma pesquisa realizada em uma escola estadual de São Paulo mostrou a importância e o reconhecimento, por parte do professor, do uso dessas novas linguagens e tecnologias nas práticas pedagógicas cotidianas. O resultado evidencia a necessidade de diálogo e sintonia dos professores com as novas formas de expressão juvenis, bem como a compreensão do papel que os media desempenham nas lógicas de produção do saber.
Na visão de Martín-Barbero, as tecnologias e sistemas de comunicação deram origem a uma dinâmica que resultou no surgimento de um ecossistema comunicativo, fruto da interação entre as novas tecnologias e as novas sensibilidades, muito próximas dos jovens que estabelecem “uma empatia cognitiva e expressiva com as tecnologias e novos modos de perceber o espaço e o tempo, a velocidade e a lentidão, o próximo e o distante” (MARTÍNBARBERO, 2000, p. 54).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Para se tornar um administrador precisa possuir e combinar as seguintes habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações:
Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.
 
Habilidade Humana – é a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.
 
Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. 
Precisa possuir várias habilidades como:  comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organização; Habilidade de utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos; Habilidades para lidar com modelos de gestão inovadores, procurando sempre resolver situações que exigem flexibilidade, estratégias e necessitam soluções que somente uma pessoa preparada consegue resolver.
 
CONCLUSÃO
Conclui através de estudo e pesquisas que as empresas estão sempre buscando o aperfeiçoamento dos seus serviços, procurando agregar o trabalho dos homens e máquinas que intensifiquem a produção e proporcionem economicidade junto com produtividade, e assim chegam mas rápidos na qualidade seus produtos, conseguindo alcançar uma produção mais ágil e de qualidade.
As empresas sempre pela busca de espaço cada vez maior no mercado, investindo em treinamentos, trabalho pesado e com uma busca pela realização. Observa-se também que o homem está sempre a procura da qualificação para conseguir se manter no mercado de trabalho e a inovação, comunicação e as tecnologias tem grande influência pelas mudanças que ocorrem no dia a dia.
E que com bom administradores, líderes, no comando as empresas crescem e se desenvolvem cada vez mais, assim todos ganham, empresários, empregados, mesmo tendo ótimos concorrentes, cada uma consegue se destacar por sua especificidade e ganhar espaço e conquistar clientes com seu jeito especial.
REFERÊNCIAS
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/
http://www.mcdonaldsuniversity.com.br/missao-e-valores.php
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cultura-Organizacional-Do-Mc-Donalds/159724.html
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/tudo-sobre-o-mc-donalds/11178/
http://www.mcdonalds.com/content/dam/AboutMcDonalds/Investors/9497_SBC_International_PR-BR%20final%20061411.pdf
http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia-marxista.htm
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/40255/principios-de-henry-ford
http://admsrcj.blogspot.com.br/2011/05/os-tres-principios-basicos-de-ford.html
http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/os-principios-de-administracao-de-henry-ford/
http://www.onacional.com.br/geral/cidade/37224/0+trabalho+dignifica+o+homem
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200010&script=sci_arttext
http://www.ediouro.com.br/novo/livro/homem-cultura-e-sociedade
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,homem-cultura-e-sociedade-cultura-um-conceito-antropologico,33970.html
http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/rh-e-gestao-de-pessoas/conceito-de-comportamento-organizacional/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABWvMAE/comportamento-organizacional
http://praxishistoria.no.comunidades.net/index.php?pagina=_01
http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1500/1266
http://www.urutagua.uem.br//02tatto.htm

Continue navegando