A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação final Objetiva - Psicologia Organizacional e do trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513648) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17951364
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na literatura científica, é possível encontrar uma longa lista de estilos de liderança. Cada estilo se refere à postura e às estratégias utilizadas pelo líder para desempenhar a sua função. Analise as sentenças a seguir:
I- O líder liberal sabe que todos têm habilidades diferentes. Demonstra humildade e respeito para com os outros.
II- O líder situacional assume padrões diferenciados de liderança, conforme a situação envolvida.
III- O líder servidor deixa todos à vontade, pois entende que o grupo é maduro e não precisa de supervisão.
IV- O líder carismático é admirado pelos seus seguidores. É um modelo de ética, valores e princípios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	O tratamento desumano no trabalho é caracterizado, tradicionalmente, como assédio moral. Contudo, algumas situações podem configurar-se como um processo discriminatório. Sobre o que poderia se caracterizar como um processo discriminatório, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proferir críticas ou comentários maldosos em público.
	 b)
	Zombar com o indivíduo em público.
	 c)
	Perseguição ou preconceito com relação à orientação sexual.
	 d)
	Desqualificar o trabalho de um indivíduo em público.
	3.
	Existem vários tipos de equipes. Uma delas é composta de cinco a vinte colaboradores multifuncionais e, em geral, são equipes permanentes. As pessoas se revezam nas tarefas e realizam um serviço completo. Este conceito define qual tipo de equipe?
	 a)
	Equipes verticais.
	 b)
	Equipes com propósito especial.
	 c)
	Equipes autodirigidas.
	 d)
	Equipes horizontais.
	4.
	A qualidade de vida no ambiente de trabalho é um tema estudado desde 1950. Os estudos iniciaram na área da saúde e, posteriormente, evoluíram para outras áreas. Sobre essas áreas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Psicologia, Sociologia e Filosofia.
	 b)
	Psicologia, Medicina e Religião.
	 c)
	Sociologia, Serviço Social e Administração.
	 d)
	Psicologia, Sociologia e Administração.
	5.
	Os fatores de risco relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores são classificados em cinco grupos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais e mecânicos e de acidentes. Com base na classificação dos fatores de risco à saúde e segurança laboral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os fatores de risco, pertencentes ao grupo de agentes químicos, compreendem elementos e substâncias químicas, comuns nos processos de trabalho.
	 b)
	Os fatores de risco, pertencentes ao grupo de agentes mecânicos e de acidentes, estão associados à organização e à gestão das atividades de trabalho.
	 c)
	Os fatores de risco, pertencentes ao grupo de agentes ergonômicos e psicossociais, decorrem de aspectos como ruídos, temperaturas extremas, entre outros.
	 d)
	Os fatores de risco, pertencentes ao grupo de agentes químicos, compreendem vírus, bactérias e parasitas.
	6.
	A Síndrome de Burnout não ocorre de surpresa, trata-se de um processo cumulativo de fatores. Esses fatores podem ser de origem pessoal, de origem externa ou de origem psicológica e comportamental. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de cada um dos tipos de fatores:
	 a)
	Ausência de atividades sociais e de lazer, altas expectativas e indisciplina no trabalho.
	 b)
	Excesso de burocracia, perfeccionismo e jornada de trabalho excessiva.
	 c)
	Falta de autonomia e reconhecimento no trabalho e perfeccionismo.
	 d)
	Vulnerabilidade biológica, falta de preparo e competência e escolha profissional equivocada.
	7.
	O Transtorno Depressivo Maior, comumente conhecido como depressão, é caracterizado pela sensação persistente de tristeza ou pela perda de interesse em atividades estimadas pelo indivíduo. De origem mista, isto é, engloba uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Sobre essa doença, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Após a remissão (ausência) dos sintomas da depressão, não é necessário dar continuidade ao tratamento, pois a fase de manutenção é opcional ao paciente.
(    ) Dentre os riscos associados à depressão, o maior deles corresponde ao suicídio.
(    ) Os tratamentos mais comuns indicados para a depressão estão baseados na administração de medicamentos (antidepressivos), na psicoterapia ou na combinação dos dois. 
(    ) A depressão reduz o desempenho do indivíduo com relação a sua função socioeconômica, afeta seus relacionamentos familiares e conjugais, bem como seu ambiente de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	Walton (1972) listou um conjunto de oito critérios para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): remuneração justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo, trabalho e vida privada e relevância social do trabalho. Cada um destes critérios possui uma série de indicadores utilizados para mensurar a QTV. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: WALTON, R. E. Pacificação interpessoal: confrontações e consultoria de uma terceira parte. São Paulo: Edgar Clucher, 1972.
	 a)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Relevância Social do Trabalho na Vida": reputação da empresa, responsabilidade social da empresa e direitos trabalhistas.
	 b)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Constitucionalismo": liberdade de expressão, tratamento imparcial e papel balanceado no trabalho.
	 c)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Integração Social na Organização": ausência de preconceitos, igualdade e privacidade pessoal.
	 d)
	São indicadores utilizados para mensurar o critério "Oportunidade de Crescimento e Segurança": possibilidade de carreira, crescimento pessoal e perspectiva de avanço salarial.
	9.
	Grande parte das pessoas que tentam ou cometem suicídio comunica a ideia de morte de alguma forma. É importante ficar atento a esses sinais, também conhecidos como ?frases de alerta?. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2000), alguns sinais comportamentais ou relacionados à história de vida das pessoas podem estar relacionados à ideação suicida. Com relação aos sinais comportamentais das pessoas que podem evidenciar pensamentos sobre suicídio, analise as sentenças a seguir:
I- Comportamento retraído, pouca rede social.
II- Comemorar as conquistas, sentir-se feliz.
III- Desejo súbito de concluir os afazeres pessoais.
IV- Menção repetida de morte ou suicídio.
FONTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da saúde em atenção primária. Genebra, 2000.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	10.
	Existem vários tipos de conflitos. Há aquele que, quando acontece, pode ser percebido inclusive por terceiros, ou seja, por outras pessoas que convivem com as partes. Além disso, este tipo de conflito pode interferir na dinâmica da organização. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este tipo de conflito:
	 a)
	Conflito percebido.
	 b)
	Conflito latente.
	 c)
	Conflito sentido.
	 d)
	Conflito manifesto.
	11.
	(ENADE, 2012) Henry (19 anos de idade) terminou seu trabalho