Buscar

paper de estagio - Cristiane estágio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
O seguinte texto apresenta dados do estagio supervisionado, realizado na academia R.R Fitness, inscrita no CNPJ 17.098.208/0001-98 endereçada na Rua Jamarí, número 36, em Olavo Bilac, Duque de Caxias – RJ. No local foi possível observar os treinos de musculação, focados no público do sexo feminino. A intervenção buscou observar as melhorias vivenciadas por mulheres que praticam atividades regulares em relação aos sintomas frequentes na TPM. Em um primeiro momento foi realizada uma observação do local de estágio, a fim de conhecer as alunas. Após isso foi realizado o acompanhamento das aulas, mudanças nas séries, observação da didática do supervisor. O leitor do trabalho poderá perceber a importância de praticar atividades regulares ao ler os referenciais utilizados, vivência e as conclusões obtidas.
Palavras-chave: Mulheres. Tensão Pré Menstrual. Atividades Físicas. Musculação.
1 INTRODUÇÃO
 O presente documento apresentado como comprobatório para regência do estágio 1 em Educação Física, apresentado para a UNIASSELVI, desenvolvido com foco na musculação. O local de estágio foi a academia RR Fitness; Razão Social: RR SOUSA ACADEMIA M-E; endereçada na Rua Jamarí, número 36, em Olavo Bilac, Duque de Caxias – RJ. A academia oferece diversas atividades como musculação, crossfit, dança, king jump, step, circuitos etc. A instituição tem sua ala de musculação funcionando a 7 anos. Em épocas mistas foram inseridas as aulas coletivas e circuitos, e a 2 anos trabalham com o programa de Crossfit, apelidado de RR CROSS, possui 6 funcionários, todos professores formados em educação física, contudo um deles é o administrador e representante legal da academia. Durante todo o processo foi feita uma observação do trabalho do professor supervisor, e em devidas oportunidades auxiliei os alunos sob orientação dele. A recepção dos funcionários e alunos foi excelente, percebi que o outro estagiário também se relacionava bem com os funcionários. 
 As atividades realizadas no ambiente para musculação são importantes para manutenção de uma vida saudável, pois auxiliam na manutenção hábitos saudáveis que favorecem a estética, trazem sensação de bem estar e ainda permitem um convívio social graças as relações pessoais criadas na academia. 
 Acompanhei as alunas durante suas atividades, em aparelhos específicos e atividades com pesos e séries programadas pelo professor, atividades ligadas ao plano de intervenção, que foi escrito para pesquisar sobre os benefícios da atividade física, em um ambiente destinado a musculação, para a redução dos sintomas da Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Assim ao ler este material o leitor irá encontrar uma base literária sobre o tema. Seguida da parte prática de regência, anotações e dados obtidos durante o período em que pude observar os treinos.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 Diversos artigos ou outros feitos acadêmicos provam a ideia de que a atividade física é fundamental para manutenção de uma vida saudável, Guedes (et al,2006) aplica o incentivo a prática de atividades regulares como uma das bases para se propor um estilo de vida saudável. Tanto homens quanto mulheres sofrem alterações no organismo ao praticar atividades, sejam alterações metabólicas, hormonais, bioquímicas etc. (WIDEGREN et al., 2001 apud Lapim, et al, 2007). 
 O plano de intervenção descrito anteriormente mantém uma relação direta com as atividades realizadas por mulheres, Leitão (2000) relata que “A atividade física regular é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde da mulher em todas as idades e situações, inclusive na gestação e na fase pós-parto.”. Segue, alegando que a atividade física em excesso pode até ser prejudicial para saúde feminina (Leitão, 2000; Pardini, 2001) entretanto, atividades regulares, com devido acompanhamento trazem benefícios a curto e longo prazo.
 Dentre os benéficos encontrados para bem estar feminino é que a prática de exercícios moderados podem interferir positivamente no tratamento de Síndromes como a TPM. Fernandes (et al, 2004) diz que esta síndrome pode ser explicada como um conjunto de sintomas físicos ou comportamentais, presentes em determinada parte do ciclo menstrual, que interferem na vida social e pessoal de mulheres.
 Silva, Filho e Costa (2017) ao realizar uma pesquisa com estudantes universitárias no estado do Rio de Janeiro observaram que as alunas que se preocupavam em realizar atividades físicas regularmente apresentavam melhorias dos sintomas da Síndrome da Tensão Pré Menstrual. 
 Assim, embasado nas referencias, o foco da regência destinou-se a confirmar ou não, a melhora de sintomas e praticantes de musculação.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
 O turno escolhido para participar do estágio foi o da manhã, nesse não foi notado um fluxo muito alto de alunos na musculação, o número de alunos era maior nas aulas coletivas, qual não estava fazendo o acompanhamento. Para produção da pesquisa encontrei seis alunas que se adequavam nos pré-requisitos de possuir mais de 18 anos e praticar atividades regulares por no mínimo 6 meses, o meu professor supervisor auxiliou na captação das alunas e na parte prática das atividades.
 Inicialmente acompanhei as aulas, como observadora, depois de criar mais intimidade com o ambiente e com os alunos conversei com as possíveis participantes. Pude auxiliar os alunos, tanto os que participaram da pesquisa quanto os demais, na escola dos aparelhos, peso adequado, e especialmente na postura na hora de realizar os exercícios, pude perceber que grande parte deles ou fazem as atividades de forma errada, ou começam corretamente e por imperícia, cansaço ou por vontade de terminar os exercícios mais rápido terminavam fazendo-os de forma incorreta. Alguns são indisciplinados quanto ao peso, pegando um maior do que, claramente, deveriam. O profissional que observei trabalhava bem, e conseguia atender os pedidos dos alunos, como o plano de intervenção era ligado ao público feminino tendi a observa-lo mais do que o masculino, e o momento direcionado ao questionário direto foi breve, afinal as respostas esperadas eram curtas, nelas consegui conversar com 1 mulher de 19 anos, 2 de 23anos, 1 de 29 anos, 1 de 30 e outra de 42 anos. Elas afirmaram melhoras nas dores abdominais, dores de cabeça e cansaço, apenas 2 disseram se sentir menos inchadas durante a TPM, e 4 delas afirmaram ter menos crises de irritabilidade, assim, podemos dizer que a atividade influenciou na melhora dos sintomas, porém não foi mantido um padrão, assim podemos concluir que outros fatores seriam relevantes, com idade, peso, uso de remédios, entre outros.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
 O local onde realizei o estágio atendeu minhas necessidades, assim, não tive grandes dificuldades na realização do mesmo. Percebi que para trabalhar em uma academia, na ala de musculação, além do conhecimento teórico o professor tem que ser capaz de um bom convício social, afinal ele esta ali para auxiliar na prática das atividades, mas, também, dar apoio psicológico aos alunos que estejam desanimados.
 Quanto a pesquisa iniciada, se tivesse mais tempo para obter e analisar os dados assim faria, acho de grande valor esse campo de pesquisa, e muito útil tanto para o dia a dia das mulheres, quando para fornecer dados para futuras pesquisas. Notei que no campo nacional existem poucos estudos direcionados a relação entre hormônios e atividades físicas, grande maioria é fruto do trabalho de pesquisadores estrangeiros, dessa forma características como biótipo e estilo de vida de brasileiras não são avaliados.
REFERÊNCIAS
· FERNANDES C.E.; FERREIRA J.A.S.; AZEVEDO L.H.; PELLINI E.A.J.; PEIXOTO S. Síndrome da tensão pré-menstrual: o estado atual dos conhecimentos. Arq Méd ABC 2004; 29(2):77-81.   
· GUEDES et al., 2006. D.P. Guedes, C.A. Santos, C.C. Lopes. Estágios de mudança de comportamento e prática habitual de atividade física em universitáriosRev Bras Cineantropom Desempenho Hum, 8 (2006).
· lAPIM, L.P.; PRESTES, J.; PEREIRA, G.B.; PALANCH, A.C.; CAVAGLIERI, C.R.; VERLENGIA,R. Respostas metabólicas e hormonais ao treinamento físico metabolic and hormonal responses to physical training. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 4, p. 115-124, dez. 2007.
· LEITAO, Marcelo Bichels et al . Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde na mulher. Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 6, n. 6, p. 215-220,  Dec.  2000 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922000000600001&lng=en&nrm=iso>. access on  29  Oct.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000600001
· SILVA, R.C.C.; FILHO, J.N.S; COSTA, L.P. Efeitos da síndrome de tensão pré-menstrual na atividade física de alunas universitárias de Educação Física no Rio de Janeiro. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do São Paulo. v.11. n.68. p.550-557. Set./Out. 2017. 
1

Outros materiais