Buscar

Sinais e Sintomas de Intoxicação e Antídotos

Prévia do material em texto

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Lista de Exercícios de Toxicologia - Prof Eduardo João Agnes
1. Quais os principais sinais e sintomas que as seguintes classes de intoxicantes causam no paciente intoxicado? Dê exemplos da classe:
a. Simpaticomiméticos: (anfetamina, cocaína, aminofilina, efedrina, cafeína): taquicardia, arritmias, psicose, alucinações, delírios, náuseas, vômitos, dor abdominal, piloereção, convulsões.
b. Colinérgicos: inseticidas organofosforados e carbamatos: salivação, lacrimejamento, micção, evacuação, náuseas e vômitos, sudorese, miose, broncorréia, fraqueza, fasciculações musculares (movimentos involuntários e finos) , paralisia, confusão e coma.
c. Anticolinérgicos: delírios, alucinações, mucosas secas, midriase, diminuição de borborigmos, pele seca, taquicardia e convulsões. Atropina, antidepressivos triciclicos, anti-histaminicos, fenotiazinas.
d. Serotoninérgicos: Alteração do estado mental, aumento do tonus muscular, hiper-reflexia, hipertermia, tremores. IMAO + iSSR, iMAO + meperidina, iSSR + triciclicos, dosagem excessiva de iSSR.
e. Depressores do Sistema Nervosos Central: álcool, narcóticos, barbitúricos, outros agentes hipno-sedativos.Ocorre perda do reflexo de proteção das vias aéreas e do impulso respiratório.
2. Quando a indução de vômito para diminuir a absorção do intoxicante está totalmente contra-indicada?
Na ingestão de produtos corrosivos (ácidos, amoníaco, soda cáustica), quando o paciente estiver comatoso, pelo risco de broncoaspiração de conteúdo gástrico. Também não deve ser estimulada quando da ingestão de estimuladores do sistema nervoso central, podendo precipitar convulsões. Os destilados de petróleo, podem causar pneumonite química se aspirado, podem haver grandes complicações se induzida em crianças menores de 1 ano de idade.
3. Uma mulher de 22 anos é encontrada desmaiada ao lado de um blister de Aspirina. Ao chegar no hospital sua consciência já havia sido recuperada, mas já era possível evidenciar sinais de intoxicação, devido alterações no tempo de coagulação do sangue e no pH sanguíneo. Como já havia passado várias horas do ato da intoxicação, a absorção havia sido quase que completa. Neste caso, o mais indicado é alterara o pH urinário de modo a facilitar a eliminação, reduzindo os efeitos tóxicos da Aspirina. Deve-se alcalinizar ou acidificar a urina? Por quê?
Alcalinizar. A diurese alcalina é indicada pois a principal via de excreção de metabólitos é a urina, sendo dependente a quantidade excretada de acordo com a dose e pH , em pH alcalino acima de 8 temos mais salicilatos livre na úrina tendo assim maior excreção.
4. Associe, pelo menos 10 intoxicantes importantes com o seu antídoto: 
Digoxina : anticorpos antidigoxina
Organofosforados: atropina
Bloqueador de canal de cálcio: cloretode cálcio
Metais pesados: dimercaprol
Metanol: etanol
Benzodiazepinicos: Flumazenil
Betabloqueadores: Glucagon
Paracetamol: N-acetilcisteina 
Opioides: Naloxona
Cianeto: hipossulfito de sódio

Continue navegando