Buscar

Lauda - Giovanni Gabrielli


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Samuel Mendes Andrade
Curso: Licenciatura em Música
Semestre: 1º
Disciplina: História da Música Ocidental I
Giovanni Gabrieli – Um breve panorama da música no período Barroco
Giovanni Gabrieli foi um importante compositor italiano que marcou o período barroco, nasceu em Veneza entre 1555 e 1557 e faleceu em 12 de agosto de 1612 aos 55 anos. Gabrieli começou a estudar ainda muito cedo e teve seu tio, o também músico Andrea Gabrieli como mentor, um renomado organista com o qual ele trabalhou inicialmente como auxiliar, e posteriormente o substituiu como organista principal após sua morte em 1585, assumindo o cargo até o fim de sua vida.
A Basílica de São Marco datada de 1094 foi o principal local de trabalho de Gabrieli, onde o mesmo escrevia as suas obras mais importantes a serviço da igreja. O espaço de trabalho de Gabrieli foi fundamental para as inovações que ele fazia nessa época. A arquitetura do estilo bizantino da Basílica di San Marco a fazia imponente e sua estrutura tinha uma acústica que favorecia a disposição de coros simultâneos, o chamado estilo policoral no qual Gabrieli vinha escrevendo.
A utilização do espaço como parte integrante do discurso, foi feita por
diferentes compositores e em diferentes períodos históricos. São comuns as referências a exemplos que remontam à Renascença, como no projeto de heterofonia coral em que Giovanni Gabrieli (1557-1612) dispõe os cantores em pontos distintos da catedral de Notre Dame criando uma distribuição espacial das partes musicais. (AUTOR, 2006, p. 3)
O auge de Gabrieli aconteceu quando ele compôs 14 canzones, duas sonatas e as sinfonias sacras em 1597, que trouxeram a identidade sonora que mais marcou sua obra e popularizou o estilo em Veneza. A singularidade de sua música revolucionou o período barroco e abriu o caminho para o que viria depois, vale destacar também que Gabrieli foi um dos primeiros desse período a utilizar o baixo contínuo, o que se tornou uma tendência a partir dali e perdurou por todo o período Barroco.
A obra escolhida para apreciação é a sinfonia sacra Domine Jesu Christe, escrita para oito vozes e acompanhada de instrumentos, no qual ele utiliza o recurso de contraponto de vozes, a utilização dessa técnica que permitia que as vozes melódicas se sobrepunham harmonicamente.
Referências Bibliográficas
L Campesato; F Iazetta. (2006) Som, espaço e tempo na arte sonora.
Espaço virtual na música instrumental do período Barroco: timbre e dinâmica a serviço da Espacialidade
Barroco: citar aqui acontecimentos importantes do período.
FALADO: Na verdade, os feitos de Gabrieli aconteceram em um período de transição em entre os períodos Renascentista e Barroco.
FALADO: duas galerias onde que poderiam ser utilizadas, no entanto naquela época era comum utilizar somente uma já que as músicas eram escritas para ser executadas somente por um canal. Estéreofônicas
EXPLICAÇÃO: Divisão espacial do coro na Basílica

Continue navegando