Buscar

APOL 1 Fundamentos Teóricos da Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Teóricos da Literatura
Leia o excerto de texto a seguir:
“No campo propriamente literário, Todorov se desviou de suas investigações sobre as tipologias narrativas (que abrangiam tanto literatura fantástica quanto romances policiais) para polemizar sobre os efeitos do estruturalismo na recepção da literatura.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FOLHA DE SÃO PAULO. Para Todorov, cerne da literatura não poderia estar na técnica.
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/02/1856772-para-todorov-cerne-da-literatura-nao-poderia-estar-na-tecnica.shtml. Acesso em 17 abr. 2019.
A partir da leitura do excerto anterior e, ainda, contando com as reflexões presentes ao longo das rotas de aprendizagem da disciplina Fundamentos Teóricos da Literatura, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As reflexões de Tzvetan Todorov sobre o perigo sofrido pela literatura foram apresentadas pela primeira vez em uma aula inaugural no Collège de France.
	
	B
	A proposta de sistema literário desenvolvida por Todorov levava em conta um trabalho crítico inicial desenvolvido por Antonio Candido, diferenciando-se por contemplar também o gênero lírico.
	
	C
	A alusão de Todorov ao fato de que a literatura estaria em perigo está ligado ao fato de que a literatura canônica no século XX passou a não ser estudada com o mesmo afinco nas escolas e universidades.
	
	D
	O teórico Tzvetan Todorov se dedicou a pensar em como a literatura era abordada no contexto das salas de aula francesas a partir da década de 60.
Comentário: “Da mesma forma que Antoine Compagnon, o teórico Tzvetan Todorov também dedicou espaço para pensar sobre o assunto, utilizando as suas impressões diante de como a literatura passou a ser tratada nas salas de aulas francesas a partir da década de 60.” (Rota de aprendizagem 1, Fundamentos Teóricos da Literatura, p. 10).
	
	E
	Ao lado do crítico inglês Harold Bloom, Todorov escreveu a obra O cânone da literatura ocidental, elegendo Machado de Assis como uma das referências da prosa universal.
Questão 2/5 - Fundamentos Teóricos da Literatura
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “A leitura transforma o sujeito e ela pode proporcionar esse processo de transformação independentemente da escolarização. E isso é muito importante de ser apontado. Porque o sujeito pode não estar mais no âmbito escolar, no contexto escolar, ter aprendido a gostar de ler, ter se aproximado do universo de leitura e continuar sendo um leitor ao longo da sua vida [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JORNAL DA USP. Importância da literatura na vida do cidadão é tema do “USP Analisa” https://jornal.usp.br/radio-usp/radioagencia-usp/importancia-da-literatura-na-vida-do-cidadao-e-tema-do-usp-analisa/. Acesso em 17 abr. 2019.
Considerando a citação anterior e os conteúdos das rotas de aprendizagem da disciplina, para a prática da crítica literária e dos estudos da literatura ao longo da formação de um estudante de Letras, pode-se dizer que o exercício da dúvida se faz como constante justamente por refletir:
Nota: 20.0
	
	A
	A incerteza gerada pelas investigações desenvolvidas pela área da literatura nos últimos anos, após um período de declínio da teoria.
	
	B
	A ausência de uma epistemologia própria de trabalho, isto é, uma forma específica de investigação para pensar a literatura.
	
	C
	A convicção de que novas leituras podem ajudar a problematizar o que é representado no texto literário, gerando novos questionamentos e oportunidades de diálogo.
Você acertou!
Comentário: “Com ajuda de muitas das reflexões socráticas, aprendemos que a única certeza possível é a dúvida. O que isso quer dizer na prática? Significa que, ao longo de toda a sua formação, você perceberá o quanto novas leituras podem ajudar a problematizar o que é apresentado, criando novas perguntas e possibilidades para se abordar um mesmo tópico.” (Rota de aprendizagem 1, Fundamentos Teóricos da Literatura, p. 04).
	
	D
	A falta de uma epistemologia de pesquisa específica para a área dos estudos literários, transformando a literatura em um exemplo de entretenimento.
	
	E
	O distanciamento da literatura de todo e qualquer contexto histórico e social, evidenciando as limitações do objeto literário para um trabalho crítico consistente.
Questão 3/5 - Fundamentos Teóricos da Literatura
Leia o seguinte fragmento de texto:
 “[a] literatura não nasce no vazio, mas no centro de um conjunto de discursos vivos, compartilhando com eles numerosas características; não é por acaso que, ao longo da história, suas fronteiras foram inconstantes.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. p. 22.
 
A partir da leitura da citação anterior e, ainda, contando com as reflexões presentes ao longo das rotas de aprendizagem da disciplina, é correto dizer:
Nota: 20.0
	
	A
	O conceito de literatura foi forjado desde a antiguidade clássica, tendo sofrido poucas transformações desde então.
	
	B
	A ideia de literatura é mutável e diretamente ligada a um contexto histórico, cultural e até mesmo político.
Você acertou!
Comentário: “A ideia de que temos a respeito da literatura, portanto, corresponde a um determinado tempo, contexto e realidade discursiva.” (Rota de aprendizagem 1, Fundamentos Teóricos da Literatura, p. 06).
	
	C
	Tzvetan Todorov é um dos teóricos literários brasileiros que determinou o estudo da literatura a partir das variáveis sociais.
	
	D
	Antoine Compagnon é uma referência para os estudos da estética da recepção.
	
	E
	A ideia de literariedade está diretamente ligada aos estudos do gênero lírico, tendo sido desenvolvida inicialmente por Aristóteles na Poética.
 
Questão 4/5 - Fundamentos Teóricos da Literatura
Leia o excerto de texto a seguir:
 “É no amor, no ódio, na cólera, no medo, na alegria, na indignação, na esperança, no desespero que o homem e o mundo se revelam em sua verdade. Sem dúvida, o escritor engajado pode ser medíocre, pode ter até mesmo consciência de sê-lo, mas como não seria possível escrever sem o propósito de fazê-lo do melhor modo, a modéstia com que ele encara a sua obra não deve desviá-lo da intenção de construí-la como se ela devesse atingir a máxima ressonância.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARTRE, Jean Paul. O que é literatura? São Paulo: Editora Ática, 2004. p. 21.
A partir da leitura do excerto anterior e, ainda, contando com as reflexões presentes ao longo das rotas de aprendizagem da disciplina Fundamentos Teóricos da Literatura, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A ideia de literatura acaba sendo resumida a sua origem etimológica, ao imaginário de que cabe ao texto literário retratar a erudição ou, ainda, a tarefa de demonstrar a arte do bem escrever.  
Você acertou!
Comentário: “Como vimos no final da seção de contextualização, a conduta mais imediata quando se fala de literatura está atrelá-la ao plano do texto. O movimento não é, em todo caso, incoerente, afinal, a palavra literatura advém do latim erudito littera, transformado depois para letera. Está contido nestes dois radicais algo relativo à arte de escrever ou mesmo à erudição.” (Rota de aprendizagem 1, Fundamentos Teóricos da Literatura, p. 08).
	
	B
	Na Grécia, a ideia de literatura estava diretamente ligada aos documentos históricos relacionados ao mito da criação de cidades como Atenas e Tebas.
	
	C
	A compreensão a respeito da literatura é praticamente imutável, tendo sofrido alterações mínimas desde a Antiguidade Clássica.
	
	D
	Os críticos literários têm unanimidade ao apontar que, para ser considerado literatura, um texto deve ser diferenciado a partir de características ligadas à linguagem.
	
	E
	O conceito de literariedade ou literaturidade foi desenvolvido por Platão na Grécia e estava ligado ao padrão melódico e musical dos textos literários.
Questão 5/5 - FundamentosTeóricos da Literatura
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O escritor, ao contrário, lida com significados. Mas cabe distinguir: o império dos signos é a prosa; a poesia está lado a lado com a pintura, a escultura, a música.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARTRE, Jean Paul. O que é literatura? São Paulo: Editora Ática, 2004. p. 13.
A partir da reflexão sobre a literatura arrolada por Jean Paul Sartre e, ainda, contemplando as contribuições apresentadas nas rotas de aprendizagem da disciplina, assinale a única a alternativa que corresponde a uma das definições para a literatura encontrada no dicionário Michaelis:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Trata-se de um uso específico da linguagem, consagrado pontualmente na modalidade escrita.
	
	B
	Palavreado artificial, desvinculado do que se entende por realidade.
Você acertou!
Comentário: “Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com determinados princípios teóricos ou práticos: [...] Palavreado artificial, desvinculado do que se entende por realidade: No fundo, todo esse discurso científico não passa de literatura.” (Rota de aprendizagem 1, Fundamentos Teóricos da Literatura, p. 06-07).
	
	C
	Disciplina das humanidades que se contrapõe ao discurso histórico, recusando a aceitar o princípio aristotélico da mimese como uma imitação da realidade.
	
	D
	Manifestação artística nascida no Oriente e que desconsidera qualquer relação com o seu contexto cultural e histórico.
	
	E
	Forma narrativa nascida na Antiguidade ligada a textos poéticos e que são diferenciados pela presença constante de rimas.

Continue navegando