Buscar

gestão empreendedora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA
FOLHA DE RESPOSTA
Disciplina: Gestão empreendedora e inovação
Disci
	CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES
	
A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção discursiva, podendo ser uma resenha, estudo de caso ou resposta de uma pergunta. Esta avaliação vale até 3,00 pontos. 
Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.
Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas. Obrigatoriamente na versão Pdf. 
Importante:
Sempre desenvolva textos com sua própria argumentação. Lembre-se de indicar quais foram as fontes de referência de pesquisa. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.
	CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISCURSIVA
	
· Forma: 1,00 ponto
Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão, sem incoerências. (1,00)
· Conteúdo: 2,00 pontos
Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático. (0,50)
Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade. (1,00)
Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina.
	 
	Resolução / Resposta
	
Gestão de recursos humanos ou de pessoas? Entenda as diferenças
“Isso é função da área de gestão de recursos humanos ou de gestão de pessoas?” Em uma empresa que possui esses dois departamentos separados, essa dúvida é frequente, e muita gente acha que é tudo a mesma coisa.
A confusão não é difícil de entender, já que até mesmo especialistas podem divergir sobre o assunto e algumas empresas integram as duas áreas em um setor só. Mas pode-se dizer que gestão de recursos humanos e gestão de pessoas são duas coisas diferentes.
É o que afirma o especialista Célio Pinto, um dos sócios da Search Consultoria em Recursos Humanos. De acordo com ele, é preciso entender, em primeiro lugar, que pessoas não são ‘recursos’ e, portanto, não devem ser tratadas como tal. “Um recurso, por exemplo, é um sapato, que nasce pronto e vai ser usado. Pessoas não nascem prontas”, explica.
Outro exemplo desse equívoco é quando o responsável pelas pessoas se reporta ao departamento financeiro da empresa. “Assim, os funcionários são tratados como recurso, assim como o dinheiro. Mas esse é um tema muito mais complexo”, alerta Pinto.
Gestão de recursos humanos trata do “processo matemático”
Para o especialista Célio Pinto, a diferença entre as duas áreas pode ser percebida da seguinte forma: enquanto a área de recursos humanos está associada ao “processo matemático”, aos benefícios, à folha de pagamento e à legislação trabalhista, por exemplo, a gestão de pessoas trabalha com o lado mais humano.
Ou seja, a gestão de pessoas tem a ver com o desenvolvimento, com a importância de cada um para a organização, seus valores, comportamentos e alinhamento com a missão da empresa – quesitos que nem sempre recebem a devida atenção.
“Em gestão de pessoas, devemos focar em indicadores de desempenho para possibilitar o crescimento e a contribuição de cada um para o negócio”, conclui Pinto.
Fonte: GESTÃO de recursos humanos ou de pessoas? Entenda as diferenças. Destino Negócio, 4 nov. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/AadEgU>. Acesso em: 12 abr. 2018.
De fato, existem diferenças entre Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos. Você há de concordar com o fato de ser ilógico que: “algumas empresas integram as duas áreas em um setor só”. Mas não podemos esquecer que, como vimos, tanto o Gestor de RH como o Gestor de Pessoas têm os mesmos objetivos no tocante às pessoas. Ou seja, agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorá-las.
Atualmente, somos recursos sim, somos o Capital Humano da empresa e isso está diretamente ligado à produtividade, a qual existe em qualquer setor.
Levando-se em conta esse contexto, imagine que você é um Gestor de Vendas, deseja que sua equipe seja a melhor nos resultados e que esteja sempre motivada. Elabore um texto dissertativo e:
· Indique os tópicos, por ordem de importância, que você daria prioridade para atingir seus objetivos;
· No decorrer do projeto, você identificou problemas na comunicação entre você e seus colaboradores; que o clima organizacional apresenta muitos conflitos; e a remuneração está abaixo do mínimo do mercado. Que propostas de melhoria você apresentaria para resolver esses problemas?
 Uma boa gestão para obter resultados  
Ser um gestor de vendas não é uma tarefa fácil, a primeira função é de contratar vendedores com perfil da empresa, além disso, é preciso treiná-los e capacitá-los, para que tenham condições de bater suas metas e entregar resultados. Para melhorar o resultado primeiro, distribui as cotas de vendas para cada vendedor, com as metas que devem bater para receber bônus e comissões. 
A empresa precisa investir no desenvolvimento profissional: avaliar as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece.
Cobrar resultados, dar feedbacks, reconhecer talentos, oferecer apoio, delegar tarefas, promover o trabalho em equipe, fornecer recursos, entre outras ações. 
A pesquisa de clima organizacional é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas, melhorando o ambiente de trabalho. Para resolver os problemas de comunicação entre você e seus colaboradores é necessário buscar a origem dos ruídos de comunicação, a fim de eliminá-los. 
Para melhorar um clima organizacional apresenta muitos conflitos é preciso estabelecer o diálogo e o respeito como regras a serem cumpridas, fornecendo um cenário de cooperação e não de competição entre os colaboradores e tomando decisões justas e transparentes. 
Ajudar os colaboradores a encontrar um equilíbrio, é preciso saber distinguir estes momentos, de modo que os problemas de um não interfiram no outro. Um dos pontos que influenciam diretamente no clima organizacional é o equilíbrio que os colaboradores têm entre suas vidas profissionais e pessoais. 
Os vendedores são funcionários da empresa, recebem ao menos um salário-mínimo fixo e comissões sobre as vendas. Se, a remuneração for por base de comissões baixas e salários fixos altos tendem a deixar os vendedores acomodados.
O que pode prejudicar seu desempenho quando as vendas caem se o valor das comissões diminui muito, é comum que os funcionários enfrentem problemas com suas finanças pessoais. Sendo assim, podemos estimar um regime de salário, onde 60% da renda do vendedor seja referente a comissões e os outros 40% correspondam à remuneração fixa. A conta pode ser ajustada sempre que as vendas oscilarem muito.
Um exemplo : Se o funcionário vendeu dez mil reais por mês, a sua comissão será dez por cento sobre o valor total, no caso mil reais mais composta pela quarenta por cento do valor de sua comissão que será de quatrocentos reais. Ou seja, totalizando mil e quatrocentos reais. 
Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/o-que-e-gerente-de-venda
1

Continue navegando