Buscar

Negociação Ganha-Ganha e Contexto Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FRANCIELY SARTORIO MOREIRA DOS SANTOS 
 De volta à disciplina
Padrão
Fórum – Apoio Pedagógico no Aprendizado
Fale com o tutorDiálogo
Material DidáticoPasta
Exercício do ConhecimentoQuestionário
Aviso: Avaliação DiscursivaPágina
Aulas
Ao Vivo/Revisão
Exercícios
Navegação do questionário">Navegação do questionário
12345
Terminar revisão
Gestão de Processos e de Novas Tecnologias
Atividade anterior
Próxima atividade
Iniciado em	segunda, 11 Mai 2020, 15:33
Estado	Finalizada
Concluída em	segunda, 11 Mai 2020, 15:48
Tempo empregado	14 minutos 26 segundos
Avaliar	1,0 de um máximo de 1,0(100%)
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Uma negociação “ganha-ganha” soa muito bem na superfície, mas nem todos vão conseguir o que querem – e é mais provável que aconteça com você, se você falhar em perceber algumas armadilhas. Muito tem sido escrito em relação a negociações, e até mesmo no relativamente recente conceito de “negociação ganha-ganha” (win-win negotiation). Essas negociações ocorrem quando ao menos uma das partes tenta conseguir o que ela quer da outra, sem a necessidade de utilizar seu poder. Infelizmente, negociações em que todos ganham são mal-entendidas, na maioria das vezes.
Todo mundo já ouviu alguma vez que é necessário confiar na outra parte para criar um ambiente de negociação ganha-ganha. Essa transparência e justiça são capazes de criar mais valor? O fato de ser mais gentil e leal leva a relacionamentos mais duradouros? Esse compromisso com um resultado em que todos ganham gera resultados ótimos? https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/negociacao-ganha-ganha/, acesso em 07/12/2019
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:
I- De acordo com os paradigmas da relação humana a opção “ganha-ganha, e a melhor alternativa.
Porque?
II- Essa é alternativa de pensar apenas na sua parte, não desejam necessariamente que os outros percam. Isso é irrelevante. Só importa para elas conseguir o que pretendem.
Quando não há uma noção de disputa ou competição, ganha é provavelmente a abordagem mais comum para as negociações cotidianas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e verdadeira, e a II não é uma justificativa correta da I.
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.136/137 capitulo 5.3.6.1-Seis paradigmas da interação humana para a estratégia organizacional, do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Vencer/vencer – é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Os acordos são mutuamente benéficos.
Vencer – para essas pessoas, não importa o que aconteça para os outros, só importa conseguir o que desejam.
Vencer/perder – é um estado de competição: “para eu ganhar, você tem que perder” ou “eu sigo em frente, você fica para trás”.
Perder/vencer – algumas pessoas estão programadas ao contrário.
“Eu perco e você ganha”, “vá em frente, faça o que quiser comigo”, “eu sou um fracassado”.
Perder/perder – esse é o resultado quando duas pessoas do tipo vencer/perder se encontram, ou seja, quando dois indivíduos determinados, teimosos e egoístas interagem, o resultado é perder/perder. Os dois se tornam vingativos e querem revanche ou vingança. Esse também é o comportamento da pessoa altamente dependente: “se todos perderem, talvez ser um fracassado não seja tão ruim assim”.
Vencer/vencer ou nada feito – “nada feito” significa que se não conseguimos encontrar uma solução mutuamente benéfica, concordamos em discordar amigavelmente e, então, “nada feito”.
b. Tanto a asserção I quanto a asserção II são proposições falsas.
c. A asserção I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa de I
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma justificativa de I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II é uma justificativa correta da I.
Feedback
A resposta correta é: As asserções I e verdadeira, e a II não é uma justificativa correta da I..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Contexto Organizacional é um requisito da ISSO 9001:2015 criado para auxiliar uma empresa a definir e estruturar seu modelo de negócio com base em um sistema de gestão de qualidade. Corresponde à realidade da empresa e ao meio em que está inserida, por meio de um conjunto de fatores (tanto internos quanto externos) que afetam o seu funcionamento e seus processos.” http://designdeaprendizagem.com.br/2019/06/12/contexto-organizacional-o-que-isto-significa/
Segundo Dias (2.014), quais são as duas principais dimensões do Contexto Organizacional, para estratégia.
Assinale a alternativa correta
Escolha uma:
a. Dimensional e Organizacional
b. Todas estão corretas
c. Gestão e Processos
d. Social e Preferencial
e. Racional e Emocional
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.216 capitulo 9.1 Práticas inovadoras para a estratégia organizacional do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Nesse contexto organizacional que envolve pessoas e processos, podemos considerar duas dimensões principais na gestão da inovação para a estratégia: a racional e a emocional, segundo Dias (2014). A dimensão racional é a que compreende a estratégia, os processos, atividades, estrutura, recursos humanos e físicos e a gestão. Ou seja, está relacionada diretamente aos objetivos, resultados, tempo e custos. Enquanto na outra mão temos a dimensão emocional, ou seja, aquela em que estão envolvidos os aspectos intangíveis como valores, cultura, comportamentos, motivações pessoais, aquilo que move a organização para a inovação.
Feedback
A resposta correta é: Racional e Emocional.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Vamos descobrir quais são os Fundamentos da gestão de processos, segundo Dutra Jr, 2017, p.2-3, preenchendo os espaços em aberto abaixo:
Um________ de sucesso é ___________ sobre um alicerce de __________que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa. Seja __________produtos ou serviços a consumidores, colaborando com parceiros comerciais, ou ___________ os esforços dos colaboradores, os processos, no seu final, unificam o produto (ou serviço), sua marca e seu valor. _________são o coração e a identidade do negócio. Eles são os passos para a ________ de novos produtos, para a fabricação de item, para o processamento da matéria-prima, para a resposta a uma simples questão de um ________, para a compra de suprimentos, para a negociação com parceiros ou para o_______________ de um novo mercado.
Disponível em: https://www.trt7.jus.br/pe/files/noticias_publicacoes/arquivos/fundamentos_da_gestao_de_processos_41744.pdf. Acesso em: 23 jun. 2017
Após análise do texto acima assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Projeto; colocado; mercado; fabricando; observando; Produtos; fabricação; fornecimento; estabelecimento.
b. Projeto; lançado; processos; oferecendo; gerenciando; Clientes; lançamento; mercado; desenvolvimento
c. Negócio; construído; processos; fornecendo; coordenando; Processos; criação; cliente; desenvolvimento
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.113/114, capitulo 4- Gerenciamento de Processos, do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Fundamentos da gestão de processos
(DUTRA JR., 2017, p. 2-3)
Um negócio de sucesso é construído sobre um alicerce de processos que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa. Seja fornecendo produtos ou serviços a consumidores, colaborando com parceiros comerciais, ou coordenando os esforços dos colaboradores, os processos, no seu final, unificam o produto (ou serviço), sua marca e seu valor. Processos são o coração e a identidade do negócio. Eles são os passos
para a criação de novos produtos, para a fabricação de item, para o processamento da matéria-prima, para a reposta a uma simples questão de um cliente, para a compra de suprimentos, para a negociação com parceiros ou para o desenvolvimento de um novo mercado.
d. Empreendimento; lançado; produzindo; oferecendo; coordenando; Pessoas; lançamento; mercado; empreendimento.
e. Estabelecimento; construído; projetos; fornecendo; administrando; Clientes; distribuição; objetivo; atendimento
Feedback
A resposta correta é: Negócio; construído; processos; fornecendo; coordenando; Processos; criação; cliente; desenvolvimento.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O mundo é movido à inovação! Todo dia, algo novo, seja um produto ou serviço, bate às nossas portas! É impressionante como algo que nunca imaginamos que existiria ou que nos seria útil, passa a ser essencial! Quem imaginaria que um dia chegaríamos a era dos Jetsons? Para quem nunca ouviu falar deles, trata-se de um desenho animado criado em 1962, pela Hanna Barbera, que mostrava uma família do futuro, os Jetsons. Eles tinham até uma empregada doméstica robô, a Rose! Hoje, quantas Roses já não temos espalhadas por aí? Disponível em:
https://blogdaqualidade.com.br/utilize-o-pdca-como-ferramenta-de-inovacao/, acesso em 07/12/2019
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:
I- O PDCA ou SDCA (Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta para organização de processos em qualquer empresa, também podemos usar essa ferramenta para INOVAÇÃO.
Porque?
II- Tratasse de uma ferramenta cuja metodologia e aplicada em nossa vida cotidiana ou nas organizações em que trabalhamos nos auxiliando na solução de problemas de forma eficiente e definitiva
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Tanto a asserção I quanto a asserção II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.219, capitulo 9.1- Práticas inovadoras para a estratégia organizacional, do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
O ciclo PDCA (Plan-do-Check-Action) também pode ser uma ferramenta da gestão para a prática da inovação na estratégia. Ele pode ser empregado considerando a mudança de comportamentos e atitudes para a inovação e criação de novos objetivos e metas inovadoras para a empresa incluir em seu desenvolvimento de produtos e serviços.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II, uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II, uma proposição verdadeira.
e. A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é a justificativa correta da I.
Feedback
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a sua contratação a Diretoria solicitou ao Gestor de processos, que fizesse o mapeamento de processos interno na empresa, com o objetivo analisar o fluxo de tarefas, verificando com isso se elas estão de acordo com os objetivos do planejamento estratégico e do negócio definido pela alta gestão.
A ferramenta usada foi:
I-) Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial
Por que?
II-) Ele é uma das ferramentas mais utilizadas destacando-se e representando de forma gráfica a sequência de um processo ou atividade. Sua importância é notada especialmente quando a utilizamos para analisar objetivando melhorias.
A respeito dessas asserções assinale a resposta correta
Escolha uma:
a. Tanto a asserção I quanto a asserção II são proposições falsas.
b. A asserção I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa de I
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II, uma justificativa de I.
GABARITO COMENTADO: Conforme apresentado na pag.94 capitulo 4.5 Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial do livro da Disciplina Gestão de processos e de novas tecnologias / Regis Blauth, Ricardo Blauth, Letícia Mirella Fischer Campos. - 1. ed. - Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2017.
Fluxograma estratificado ou fluxograma matricial é um conjunto de
figuras esquemáticas que representam as partes de um processo estratificando (separando) as atividades por agrupamentos de interesse:
• responsabilidade (departamentos, pessoas, terceirizados ou outros);
• local;
• turno;
• centros de custos;
• outros.
d. As asserções I e verdadeira, e a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II é uma justificativa correta da I.
Feedback
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição verdadeira, e

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais