Buscar

TRATAMENTO ALIMENTAR NA ANOREXIA NERVOSA

Prévia do material em texto

TRATAMENTO ALIMENTAR NA ANOREXIA NERVOSA
ALUNA: ISABELLA PATINI CARLIN
CURSO: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
TURMA: 10
É um transtorno alimentar que se caracteriza por perda de peso intencional e restrições alimentares, uma desordem potencialmente grave, que tem exigido uma atenção e dedicação maior dos profissionais da saúde.
O QUE É ANOREXIA NERVOSA?
Observando que há mais quadros em adolescentes, estima-se que 70% das pessoas com esse transtorno são mulheres, estudos recentes comprovam que mulheres de 12 a 21, são a população de maior risco e os homens apesar de também ser alvo da doença procuram tratamento com menos frequência.
PÚBLICO ALVO
 As causas exatas são desconhecidas, mas a vários fatores envolvidos como, busca pela perfeição, transtorno de ansiedade quando criança, foco exagerado em regras, determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
CAUSA
A recusa a manter o peso no que é considerado normal ou aceitável para a idade e altura, ter a ausência de três ciclos menstruais consecutivos ou mais (amenorreia), ter a imagem corporal muito distorcida e recusar a admitir a gravidade da perda de peso, extrema sensibilidade ao frio e depressão.
SINTOMAS
No tratamento nutricional há objetivos a serem alcançados, como restabelecer as funções fisiológicas normais, dar instruções para o paciente adotar hábitos nutricionais saudáveis e promover um ganho de peso. 
TRATAMENTO ALIMENTAR
Há duas etapas nesse tratamento:
TRATAMENTO ALIMENTAR
	EDUCACIONAL	EXPERIMENTAL
	_ Regularização do habito alimentar
 
_Aumento do conhecimento nutricional
 
 
 	_Visa propiciar maior reabilitação nutricional
 
_Mudanças profundas no comportamento alimentar
 
 
A ingestão energética para promover o ganho de peso deve variar 30 a 40 kcal/kg por dia. (LATTERZA; et al,2014).
Um dos princípios do tratamento nutricional é o uso do diário alimentar, que é um instrumento automonitoração, no qual o paciente faz seus registros, dos alimentos que foram consumidos e a quantidade, horários e local da refeição, os sentimentos que surgirão no momento e uma “nota” de 0 a 10 para a fome que estava sentindo.
TRATAMENTO ALIMENTAR
 
DIÁRIO ALIMENTAR
 É comum a doença retornar, em 75% dos casos, o índice de mortalidade é alto, e as razoes são o suicídio e a própria doença. (OGILVIE; ROGGE; ZIEVE, 2014).
 
RETORNO
DÚVIDAS?

Continue navegando