Buscar

QUESTÕES - SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS INTERNACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS INTERNACIONAIS
Questões acerca da matéria trabalhada.
1. Diferencie Consulta de Inquérito.
Inquérito
O inquérito, também conhecido como "investigação" ou fact finding6, não é propriamente um meio de solução de conflitos internacionais. Na realidade, consiste em mecanismo voltado a esclarecer fatos conflituosos, preparando o terreno para o eventual estabelecimento de um meio de solução pacífica de controvérsias e, em algumas hipóteses, sugerindo condutas a seguir7. Tem, portanto, caráter investigativo e preliminar a outro meio de resolução de conflitos internacionais e é aplicável quando houver situação pendente de esclarecimento, embora seja de emprego facultativo.
Os inquéritos podem ser conduzidos por um único investigador ou por uma comissão de investigadores, que normalmente são especialistas técnicos em determinada matéria, não se lhes exigindo imparcialidade. Quando nascem dentro de organizações internacionais, normalmente obedecem ao que estiver disposto a respeito nos tratados que regulam a atividade da entidade. Podem ser regidos também pelos próprios acordos cujas normas sejam objeto do inquérito.
Consultas
As consultas também não são propriamente um meio de solução de controvérsias. Na realidade, consistem em mecanismo por meio do qual Estados e organizações internacionais mantêm contatos preliminares entre si, com vistas a identificar e a estabelecer, com maior precisão, os temas controversos do relacionamento e a preparar o terreno para uma futura negociação.
2. Diferencie Bons Ofícios de Mediação.
Mediação
A mediação é um mecanismo que conta com o envolvimento de um terceiro que, ao contrário do que ocorre nos bons ofícios, não apenas aproxima as partes, mas propõe uma solução pacífica para o conflito, tomando, portanto, parte ativa nas tratativas e tentando influenciar as partes no esforço de resolver problema.
Bons ofícios
Os bons ofícios caracterizam-se pela oferta espontânea de um terceiro, normalmente chamado "moderador", para colaborar na solução de controvérsias.
Esse terceiro pode ser Estado, um organismo internacional ou uma autoridade, que se limita a aproximar pacificamente os litigantes e a oferecer lugar neutro para a negociação, sem poder ter qualquer interesse na questão nem se intrometer nas tratativas, sendo vedadas a apresentação de posicionamentos a respeito do litígio ou de propostas de solução do conflito.
3. Diferencie Conciliação de Negociação.
Conciliação
A conciliação é muito semelhante à mediação. Entretanto, caracteriza-se especialmente pela existência não de um mediador, mas de um órgão de mediação, comumente chamado de "comissão de conciliação", com número ímpar de membros e, em geral, formado por representantes das partes em conflito e por pessoas neutras.
Negociação
A negociação é o processo pelo qual os Estados estabelecem entendimentos diretos por meio de contatos, na forma oral ou escrita, que podem incluir a exposição e defesa de posicionamentos sobre os conflitos existentes e eventuais concessões mútuas, com vistas a obter uma solução satisfatória para todos os envolvidos.
4. Por qual razão a arbitragem é considerado um meio semi-judicial de solução de controvérsias? Explique.
O resultado obtido na arbitragem é uma decisão fundamentada no Direito e juridicamente vinculante para a partes. Distinguem-se dos meios diplomáticos e políticos principalmente no que concerne à decisão que produzem, que é obrigatória para as partes e fundamentada em norma jurídica.
5. Quando a Guerra é possível no plano internacional? Explique.
A guerra apesar de ser um ato ilícito e proibido, ela é permitida em casos de legitima defesa para se defender de alguma agressão injusta perpetrada por um inimigo.

Continue navegando