Buscar

A Psicologia nas Organizações é uma área da Psicologia que trata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A Psicologia nas Organizações é uma área da Psicologia que trata:
R: do comportamento humano dentro das organizações.
2. Assinale a única alternativa correta para que o trabalho em equipe tenha maior rendimento em um ambiente sem conflitos.
R: Crença e valores compartilhados;
3. A tomada de decisão é um momento importante e requer conhecimento prévio e equilíbrio. Os processos decisórios, no meio organizacional, requerem que as pessoas elejam preferências dentre as alternativas a escolher e acabem por preterir as demais alternativas. A esse processo denominamos:
R: Dissonância cognitiva
4. Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
R: O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
5. A Área de Gestão de pessoas para agregar talentos à organização utiliza diversas técnicas de recrutamento. Dentre essas técnicas temos os recrutamentos externo e interno. Pode-se dizer que o recrutamento interno:
R: é mais barato, rápido e seguro que o recrutamento externo.
6. Todos os dias recebemos uma grande variedade de informações através dos nossos sentidos: gostos de comida, cheiros diversos, sensações na pele, sons distintos e muitas imagens que estimulam nossos olhos. A essa variedade de informações que passam pelos nossos sentidos, denomina-se:
R: Estímulos percebidos
7. Candido é colaborador da Empresa XYZ, o seu superior imediato solicitou a realização da contratação de um novo funcionário, ordenando que utilizasse o instrumento de dinâmica de grupo e não a entrevista para a seleção dos candidatos. Candido discorda da ordem recebida, pois prioriza a entrevista. Podemos afirmar que está ocorrendo:
R: Conflito de Processo;
8. Conforme web aula Minicucci conceitua motivação como um processo que leva as pessoas a agirem em direção a objetivos pretendidos. Podemos dizer então:
I) A motivação acontece a partir da quantidade de esforço que a pessoa emprega.
II) A motivação acontece a partir da direção do esforço diante variadas alternativas.
III) A motivação acontece se a pessoa permanece, ao longo do tempo, numa determinada ação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	R: I, II e III.
9. O campo de estudo que tem como foco os níveis de conduta individual, de grupo e de estrutura, denomina-se comportamento:
R: Organizacional
10. O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Alguns aspectos podem depor contra a ética na rotina das organizações. Quais podem ser?
R: As relações interpessoais conflitantes, a falta de informação e a falta de autocensura entre as pessoas.
11. A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Vários são os instrumentos utilizados para a seleção de pessoas, cite três deles:
R: Entrevistas, Dinâmicas de grupo e testes escritos
12. Lewin (1946) estudou as necessidades interpessoais dos indivíduos, reforçando que sua interação satisfatória em grupos é um bom indicativo de saúde mental. Desenvolveu seus estudos e práticas, até hoje utilizadas nas empresas, os quais chamamos:
R: Dinâmicas de grupo;
13. Acompanhando o desenvolvimento proposto por Schultz (1966) sobre a qualidade da interação com os demais no ambiente de trabalho, e considerando as necessidades interpessoais que regulam esta interação, pode-se considerar que a necessidade de controle:
R: inclui o submetimento a regras e normas da empresa.
14. Freud pai da Psicanálise não tentou influenciar a Psicologia acadêmica, sua meta era antes ajudar as pessoas que sofriam. Freud trabalhou no método associação livre, onde os pacientes relaxados em um divã, eram estimulados a dizer qualquer coisa que viesse à mente. Desta forma, o objeto de estudo da Psicanálise é:
R: O inconsciente
15. Gardner, em 1983, lançou o conceito de inteligências múltiplas. O que chamou a atenção para várias habilidades antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, entre outras. Assinale a alternativa que NÃO apresenta as demais inteligências apontadas por Gardner.
R: Inteligência correlacional
16. Para que uma organização possa recrutar e selecionar um candidato para ocupar uma vaga, deve ter claro que tipo de colaborador precisa e as especificidades do cargo. Para tal, necessita traçar o perfil profissiográfico para o cargo e função em questão. Podemos definir perfil como:
R: características pessoais e profissionais que o candidato deverá apresentar para ocupar a vaga oferecida.
17. Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: 
A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); 
B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; 
C) Um bom planejamento do processo seletivo; 
D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; 
E) A utilização de testes de simulação de desempenho. 
Assinale a única alternativa correta neste caso:
R: Somente as opções A e B estão corretas.
18. Segundo o Behaviorismo, para descondicionar um comportamento operante considerado inadequado a um contexto organizacional, um gestor poderia utilizar:
R: Tanto uma punição à apresentação do comportamento inadequado aprendido quanto a ausência do reforço que o condicionou.
19. O conjunto de regras básicas ou os primeiros princípios propostos para assegurar uma boa sociedade na qual as pessoas desejam cooperar para os benefícios de todos refere-se a:
R: Ética 
20. Podemos definir a Psicologia como uma disciplina única, mas com um conjunto de subáreas tendo características próprias e exclusivas. No âmbito geral pode ser chamada de estudos Psicológicos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das subáreas da Psicologia.
R: Psicologia Subjetiva
21. Segundo Chiavenato (2005) as pessoas relacionam-se com o mundo exterior por meio dos órgãos sensoriais. Estes recebem estímulos externos ¿ sensações ¿ e transmitem impulsos nervosos ao cérebro, que se organiza e interpreta a informação proporcionando o que conhecemos como:
R: Percepção
22. Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico -matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Em 1983, Gardner lançou um determinado conceito, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, além de: Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal e Inteligência interpessoal. Assinale a alternativa que apresenta o conceito lançado por Gardner:
R: Inteligências múltiplas.
23. A seleção tem como grande objetivo a captação de talentos para as empresas e precisa atender a alguns requisitos para ter sucesso. Abaixo aparece listada uma ferramenta que reúne formação mínima exigida para um cargo e os traços de personalidade desejáveis para o mesmo. A mesma facilita muito o trabalho do agente de seleção. Estamos falando:
R: Do perfil profissiográfico;
24. A qualidade das interações estabelecidas entre os indivíduos depende da lente perceptiva que cada um faz do outro, da situação e até dos próprios papéis desempenhados. Bowditch e Buono (1992, citados em BERGAMINI, 2005, p.108) observam que a_____ ____ constitui um processo que viabiliza a ligação entre pessoas e situações e pessoas e pessoas.
Assinale a opção correta:
R: percepção social.
25. Chiavenato (2000) afirma que o treinamento pode promover quatro tipos de mudanças e/ou aprendizagens, qual destes citados abaixo NÃO pertence a esse grupo?
R: Desenvolvimento psíquico;
26. Qual a única alternativa abaixo que descreve a condição necessária a um indivíduo, que não desiste de suas tarefas, apesar das dificuldades encontradas para realizá-las.
R: Motivação.
27. A comunicação é um dos aspectos mais importantes para o êxito ou não nos relacionamentos interpessoais. Sobre as barreiras que podem dificultar uma comunicação eficaz, podemos dizer: 
I- Muitas vezes o receptor de uma mensagem "seleciona" o que deseja ouvir, desprezando algumas informações contidas na mensagem. A isso chamamos de Percepção Seletiva. 
II- A linguagem usada numa mensagem não exerce papel importante para a eficácia da comunicação, pois o receptor poderá sempre interpretá-la melhor com a ajuda de outras pessoas. 
III- O transmissor da mensagem deve levar em conta a capacidade de assimilação do receptor, para não sobrecarregá-lo com informações demais. Marque a alternativa correta:
R: Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
28. As organizações também podem agir com falta de ética em relação aos seus colaboradores e fornecedores. Dentre as possibilidades abaixo marque aquela que corresponde à falta de ética da organização.
R: Empresa que obriga seus funcionários a cumprirem hora extra sem remuneração.
29. No espaço organizacional, a comunicação desempenha papel fundamental, promovendo o fluxo contínuo de informações e promovendo os diálogos fundamentais para a elaboração de conhecimentos pessoais e interação nas diferentes equipes de trabalho. Bowditch & Buono (1992) destacam funções fundamentais da comunicação no espaço organizacional. São elas
R: Produzir e controlar (ênfase na realização de tarefas), i novar (adaptação da organização ao meio ambiente) e socializar e promover a manutenção (favorecer a interação interpessoal).

Outros materiais