Buscar

Simulado aula 2

Prévia do material em texto

Simulados Estatística
Aula 02
	
	
	1)Uma Universidade deseja fazer uma pesquisa sobre uma determinada carreira. Deste modo, com o objetivo de facilitar a obtenção dos dados, trabalhou com os seus alunos. Este tipo de amostra é:
	
	
	Por conveniência.
	
	
	Casualizada.
	
	
	Estratificada.
	
	
	Por conglomerados.
	
	
	Sistemática.
	
Explicação:
A amostragem por conveniência é realizada a partir da facilidade do pesquisador em relação aos elementos a serem selecionados para a sua amostra.
	
	
	 
		
	
		2.
		A amostra, que é uma parte da população, tem de ser representativa da população. Supondo que uma população fosse constituída de 79% do sexo feminino e 21% do sexo masculino, foi retirada uma amostra que acusou para o sexo feminino 10% e para o masculino 90%. Nestas condições: 
	
	
	
	
	a amostra não é representativa da população tendo em vista que os percentuais encontrados diferem em muito dos valores populacionais
	
	
	a amostra não é representativa da população pois para ser, haveria necessidade de que na amostra exatamente 79% fossem do sexo feminino
	
	
	a amostra é representativa da população pois os percentuais de sexos não influenciam em nenhuma hipótese, qualquer que seja o estudo
	
	
	a amostra é representativa da população pois todas as amostras são representativas da população
	
	
	a amostra é representativa da população pois expressa os atributos da população
Vamos lembrar: 
Se temos 79% do sexo feminino e 21% do masculino, toda amostra que for retirada e for representativa da população, com esses percentuais de feminino e masculino, devem estar próximos desses valores, ou seja próximo de 79% para feminino (não precisa ser EXATAMENTE o mesmo valor; 80, 82, 78, 77,..) e 21% do masculino (22, 23, 20, 19,..). Porém, a amostra que foi obtida na questão foi de 10% para a população feminina, ou seja, fora da realidade.
Sendo assim:
opção D) A amostra NÃO é representativa da população. 
Opção E) A amostra NÃO é representativa da população e não vai expressar os atributos da população
Opção B) não precisa ser exatamente o mesmo percentual e sim próximo.
Opção C) os percentuais influenciam sim. Por exemplo: altura – geralmente os homens são mais alto, portanto, esse fator influenciaria.
	
	
	
		3.
		Sejam as afirmativas: (I) na população todos os elementos têm de ter pelo menos uma característica em comum, (II) na amostra não há necessidade de todos elementos terem pelo menos um característica em comum, (III) amostra é um subconjunto de uma população. Com relação a estas afirmativas, podemos dizer que:
	
	
	
	todas são verdadeiras
	
	
	somente (I) é verdadeira
	
	
	somente (II) e (III) são verdadeiras
	
	
	somente (I) e (II) são verdadeiras
	
	
	somente (I) e (III) são verdadeiras
	
	
	
		4.
		Antes de se fazer uma pesquisa de opinião, foi verificada que a população de 5.000 habitantes a ser estudada era composta de 40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino, sendo que dentro do sexo masculino, 30% com instrução superior, 50% com instrução do segundo grau e 20% com instrução do primeiro grau. Dentro do sexo feminino, os percentuais eram 40%, 35% e 25%, respectivamente. Desta forma, para obter uma amostra estratificada retirando-se de cada estrato 10%, as quantidades de habitantes a serem retiradas dentro do sexo feminino são, respectivamente:
	
	
	
	100 superior, 115 segundo grau, 85 primeiro grau
	
	
	150 superior, 90 segundo grau, 60 primeiro grau
	
	
	140 superior, 100 segundo grau, 60 primeiro grau
	
	
	100 superior, 75 segundo grau, 125 primeiro grau
	
	
	120 superior, 105 segundo grau, 75 primeiro grau
60% de 5.000 = 3.000 ->população feminina do total de habitantes.
40% - com instrução superior – equivale à 1.200 habitantes = (-10%) 120habitantes
35% - com instrução do segundo grau – equivale à 1.050 habitantes = (-10%) 105habitantes
25% - com instrução do primeiro grau – equivale à 750 habitantes = (-10%) 75habitantes
	
	
	
		5.
		Antes de se fazer uma pesquisa de opinião, foi verificada que a população de 5.000 habitantes a ser estudada era composta de 40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino, sendo que dentro do sexo masculino, 30% com instrução superior, 50% com instrução do segundo grau e 20% com instrução do primeiro grau. Dentro do sexo feminino, os percentuais eram 40%, 35% e 25%, respectivamente. Desta forma, para obter uma amostra estratificada retirando-se de cada estrato 10%, as quantidades de habitantes a serem retiradas dentro do sexo masculino são, respectivamente:
	
	
	
	120 superior, 60 segundo grau, 60 primeiro grau
	
	
	60 superior, 50 segundo grau, 90 primeiro grau
	
	
	60 superior, 100 segundo grau, 40 primeiro grau -
	
	
	120 superior, 200 segundo grau, 80 primeiro grau
	
	
	60 superior, 40 segundo grau, 100 primeiro grau
40% de 5.000 = 2.000 ->população masculina do total de habitantes.
30% - com instrução superior – equivale à 600 habitantes = (-10%) 60habitantes
50% - com instrução do segundo grau – equivale à 1.000 habitantes = (-10%) 100habitantes
20% - com instrução do primeiro grau – equivale à 400 habitantes = (-10%) 40habitantes
	
	
	
		6.
		"Na amostragem_______, cada e todo elemento de uma população tem a mesma chance de ser escolhido para amostra." A melhor alternativa que completa a frase a cima é:
	
	
	
	por cotas
	
	
	aleatória
	
	
	intencional
	
	
	específica
	
	
	por julgamento
	
	
 
		
	
		7.
		Deseja-se obter uma amostra de pacientes de uma determinada clínica. Assim, os prontuários dos pacientes foram colocados em ordem alfabética e de cada 10 prontuários foi retirado um para participar da amostra. Este tipo de amostra é:
	
	
	
	por conglomerados
	
	
	casualizada
	
	
	sistemática
	
	
	por conveniencia
	
	
	estratificada
	
Explicação:
A amostra  sistemática é constituída de elementos retirados da população segundo um sistema preestabelecido.
		
	
		8.
		Deseja-se obter uma amostra de pacientes de uma determinada clínica. Nesse sentido, de todos os pacientes, foram sorteados alguns deles. Este tipo de amostra é:
	
	
	
	Sistemática
	
	
	Casualizada
	
	
	Por conglomerados
	
	
	Estratificada
	
	
	Por conveniência
	
Explicação:
A amostra aleatória simples, também conhecida como casual simples ou aleatória, é obtida a partir de um sorteio, onde todos os elementos da população são considerados  homogêneos para a variável que se quer observar.
		
	
		1.
		Marque a única alternativa correta
	
	
	
	A amostragem por quotas é um tipo de amostragem aleatória.
Não é aleatória, pq os elementos não terão a mesma probabilidade de serem selecionados.
	
	
	Nas amostras probabilísticas a seleção da amostra pode ser tendenciosa, ou seja, não temos probabilidades iguais na seleção de cada elemento que comporá a amostra.
Não é verdade. Nas probabilísticas, todos os elementos tem a mesma probabilidade.
	
	
	A técnica de amostragem por conveniênica proporciona igual probabilidade de seleção a todos os elementos da população.
Não, pq quando se faz por conveniência podemos abordar alguns elementos e outros elementos não serem abordados, que não tem a mesma probabilidade de serem selecionados.
	
	
	As amostras não probabilísticas são preferíveis em relação às amostras probabilísticas para representar uma dada população.
Não é verdade. Cada caso é um caso.
	
	
	Nas amostras aleatórias todo elemento da população tem igual probabilidade de ser selecionado para compor a amostra. > quando todos os elementos tem igual probabilidade, as amostras são aleatórias, randômicas ou causalisadas.
	
	
	
		2.
		A amostra, que é uma parte da população, tem de ser representativa da população. Supondo que uma população fosse constituída de 92% do sexo feminino e 8% do sexo masculino, foi retirada uma amostra que acusou para o sexo feminino 25% e para o masculino 75%. Nestas condições:
	
	
	
	a amostra é representativa da população pois expressa os atributos da populaçãoa amostra é representativa da população pois todas as amostras são representativas da população
	
	
	a amostra não é representativa da população pois para ser, haveria necessidade de que na amostra exatamente 92% fossem do sexo feminino
	
	
	a amostra não é representativa da população tendo em vista que os percentuais encontrados diferem em muito dos valores populacionais
	
	
	amostra é representativa da população pois os percentuais de sexos não influenciam em nenhuma hipótese, qualquer que seja o estudo
	
Explicação:
A composição da amostra terá que observar as mesmas porcentagens das classes verificadas na população. 
	
		
	
		3.
		Os pacientes que foram tratados de câncer no INCA em 2011. Estes pacientes formam: (I) uma população se levarmos em consideração somente os pacientes com câncer tratados no INCA em 2011, (II) uma amostra se levarmos em consideração todos os pacientes de câncer no Brasil em 2011, (III) uma amostra se levarmos em consideração somente os pacientes com câncer tratados no INCA em 2011. As afirmativas:
	
	
	
	(I) e (III) estão corretas
	
	
	(I) e (II) estão corretas
	
	
	todas estão erradas
	
	
	todas estão corretas
	
	
	(II) e (III) estão corretas
	
Explicação:
Uma população é um conjunto de pessoas, itens ou eventos que guardam entre si pelo menos uma característica em comum. As amostras são subconjuntos e precisam representar a população, ou seja, precisam ter as mesmas características da população, de modo que o estudo da amostra possa ser generalizado para toda a população.
		
	
	
		4.
		Supondo que uma população fosse constituída de 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino, foi retirada uma amostra que acusou para o sexo feminino 5% e para o masculino 95%. Nestas condições:
	
	
	
	a amostra é representativa da população pois os percentuais de sexos não influenciam em nenhuma hipótese, qualquer que seja o estudo
	
	
	a amostra é representativa da população pois expressa os atributos da população
	
	
	a amostra é representativa da população pois todas as amostras são representativas da população
	
	
	a amostra não é representativa da população pois para ser, haveria necessidade de que na amostra exatamente 95% fossem do sexo feminino
	
	
	a amostra não é representativa da população tendo em vista que os percentuais encontrados diferem em muito dos valores populacionais
	
	 
		
	
		5.
		Diz-se que uma amostra estratificada é proporcional quando os elementos são retirados com a mesma proporção de cada estrato. Por exemplo, os estratos com as seguintes quantidades de elementos: A (200), B (300), C (100) e D (400), dando um total de 1000 elementos. Se forem retirados 5% de elementos de cada estrato, os valores obtidos da amostra seriam: A com 10 elementos, B com 15, C com 5 e D com 20, dando um total de 50 alunos. Deste modo, se desejássemos uma amostra proporcional de 20%, as quantidades de elementos seriam, respectivamente, para os estratos:
	
	
	
	80, 20, 60, 40 com um total de 200 elementos
	
	
	20, 40, 60, 80 com um total de 200 elementos
	
	
	40, 60, 20, 80 com um total de 200 elementos
	
	
	40, 20, 80, 60 com um total de 200 elementos
	
	
	60, 40, 80, 20 com um total de 200 elementos
A(200) = (-20%) 40
B(300) = (-20%) 60
C(100) = (-20%) 20
D(400) = (-20%) 80
Total de elementos = 200.
	
	
	
		6.
		Sobre amostragem assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A amostragem por julgamento é exemplo de uma amostra probabilística.
	
	
	A amostragem aleatória estratificada é aquela em que os componentes da amostra têm probabilidades diferentes de pertencerem à amostra.
	
	
	A amostragem por julgamento é sinônimo de amostragem por quotas.
	
	
	Uma amostragem por conveniência é aquela em que todos os elementos têm a mesma chance de pertencerem à amostra.
	
	
	A amostragem aleatória simples é mais representativa da população de estudo do que a amostragem por quotas.
	
Explicação:
A amostra aleatória simples, também conhecida como casual simples ou aleatória, é obtida a partir de um sorteio, onde todos os elementos da população são considerados  homogêneos para a variável que se quer observar.
A amostragem por quotas é semelhante à amostragem por estratos, porém os elementos dentro de cada quota não têm igual probabilidade de ser selecionados para a amostra, ou seja, a amostragem por quotas não é aleatória. A população precisa ser relativamente conhecida para a identificação das quotas a serem selecionadas.
		
	
		8.
		O uso de amostras possibilita um estudo mais criterioso de cada unidade observacional, possibilitando um maior valor científico do que o estudo sumário de toda a população.  Para estudar o grau de aceitabilidade de um determinado medicamento na cidade A, de cada farmácia da cidade A foram obtidos dados sobre este medicamento. Este tipo de amostra é:
	
	
	
	Estratificada, onde as farmácias são os estratos
	
	
	Por conglomerados, onde as farmácias são os estratos
	
	
	Casualizada, onde as farmácias são os estratos
	
	
	Por conveniência
	
	
	Sistemática
	
Explicação:
A amostra estratificada pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Após as camadas serem definidas, para criar uma amostra, selecionam-se indivíduos utilizando qualquer técnica de amostragem em cada um dos estratos de forma separada. 
As camadas ou estratos são grupos homogêneos de indivíduos, que por sua vez, são heterogêneos entre diferentes grupos. Neste caso as farmácias são os estratos
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dentro de uma população de 500 pacientes, cujas fichas foram colocadas em ordem alfabética, procurou-se coletar uma amostra de 10 pacientes. Então, dividiu-se 500 por 10 obtendo-se um valor igual a 50. Portanto, de cada 50 pacientes foi retirada uma ficha. A primeira ficha foi sorteada entre as 50 primeiras, sendo sorteado o 30º. paciente. Assim, o terceiro paciente da amostra deve ser:
		
	 
	130º paciente da população
	
	160º paciente da população
	
	30º paciente da população
	
	180º paciente da população
	
	80º paciente da população
	Respondido em 19/05/2020 14:06:15
	
Explicação:
No primeiro grupo de 50 elementos foi escolhido o 30o
No segundo grupo de 50 elementos teremos 30 + 50 = 80 (80o elemento)
No terceiro grupo de 50 elementos teremos 30 + 50 + 50 = 130 (130o elemento)
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A diferença entre população e amostra è que:
		
	 
	a população é o todo e a amostra é uma parte do todo
	
	a população trabalha com variáveis discretas e a amostra com variáveis contínuas
	
	a amostra é um todo e a população é uma parte do todo
	
	os valores calculados da população recebem o nome de estimativas enquanto que os valores calculados da amostra recebem o nome de parâmetros
	
	a população é um subconjunto da amostra
	Respondido em 19/05/2020 14:07:17
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um estudante resolveu fazer uma pesquisa em uma população de 5.000 pessoas, constituída de 90% do sexo feminino e 10% do sexo masculino. Ele obteve uma amostra de 200 habitantes, sendo que 20% foram do sexo feminino e 80% do masculino. Desta pesquisa, pode-se concluir:
		
	
	a amostra não é representativa da população pois a percentagem encontrada tinha de ser menor do que 70%
	
	a amostra é representativa da população com relação aos percentuais dos sexos
	
	para que a amostra fosse representativa da população, seria necessário que exatamente 70% dos componentes da amostra fossem do sexo feminino e 30% do sexo masculino
	 
	a amostra não é representativa da população com relação aos percentuais dos sexos
	
	o sexo não influencia em qualquer pesquisa e portanto os percentuais também não influenciam
	Respondido em 19/05/2020 14:08:06
	
Explicação:
A amostra aleatória estratificadavai realizar o sorteio dentro de estratos previamente identificados. Os estratos correspondem a grupos que são internamente homogêneos, porém externamente heterogêneos. É importante ressaltar que a composição da amostra terá que ter a mesma proporção de elementos dos estratos. Neste caso, 90% do sexo feminino e 10% do sexo masculino
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Um professor deseja fazer uma pesquisa sobre uma determinada disciplina. Deste modo, com o objetivo de facilitar a obtenção dos dados, trabalhou com os seus alunos. Este tipo de amostra é:
		
	
	Sistemática
	
	Por conglomerados
	 
	Por conveniência
	
	Casualizada
	
	Estratificada
	Respondido em 19/05/2020 14:08:05
	
Explicação:
A amostragem por conveniência é realizada a partir da facilidade do pesquisador em relação aos elementos a serem selecionados para a sua amostra.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma determinada indústria farmacêutica tinha em seu quadro 2.000 funcionários em 2010, sendo que somente 1.500 fizeram o exame periódico neste ano. Em 2011 o total de funcionários desta indústria farmacêutica passou para 2.200 empregados e a quantidade que fizeram exame periódico neste ano foi de 1.800 empregados. Os valores 2.000, 1.500, 2.200, 1.800 são respectivamente funcionários correspondentes a:
		
	
	população, amostra, amostra, população
	
	população, população, amostra, amostra
	 
	população, amostra, população, amostra
	
	amostra, amostra, população, população
	
	amostra, população, amostra, população
	Respondido em 19/05/2020 14:09:38
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Deseja-se obter uma amostra de uma produção de ovos na Granja A. Nesse sentido, foram sorteados alguns ovos na Granja A. Este tipo de amostra é:
		
	
	por conglomerados
	
	por conveniencia
	 
	casualização
	
	sistemática
	
	estratificada
	Respondido em 19/05/2020 14:10:02
	
Explicação:
A amostra aleatória simples, também conhecida como casual simples ou aleatória, é obtida a partir de um sorteio, onde todos os elementos da população são considerados  homogêneos para a variável que se quer observar.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Uma professora resolveu estudar o efeito da nota de sua disciplina na composição da média geral de cada aluno. Sua turma possuía 120 alunos mas somente 40 foram selecionados para esse estudo. A escolha desses 40 alunos é um exemplo de estratégia constantemente adotada em estatística que é:
		
	
	A coleta inadequada de dados;
	
	A coleta de dados qualitativos;
	
	A obtenção de uma população da amostra;
	 
	A coleta de uma amostra da população.
	
	A coleta de dados quantitativos;
	Respondido em 19/05/2020 14:11:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O uso de amostras possibilita um estudo mais criterioso de cada unidade observacional, possibilitando um maior valor científico do que o estudo sumário de toda a população.  Para estudar o grau de aceitabilidade de um determinado medicamento na cidade A, de cada farmácia da cidade A foram obtidos dados sobre este medicamento. Este tipo de amostra é:
		
	
	Sistemática
	
	Por conglomerados, onde as farmácias são os estratos
	
	Casualizada, onde as farmácias são os estratos
	
	Por conveniência
	 
	Estratificada, onde as farmácias são os estratos
	Respondido em 19/05/2020 14:11:48
	
Explicação:
A amostra estratificada pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Após as camadas serem definidas, para criar uma amostra, selecionam-se indivíduos utilizando qualquer técnica de amostragem em cada um dos estratos de forma separada. 
As camadas ou estratos são grupos homogêneos de indivíduos, que por sua vez, são heterogêneos entre diferentes grupos. Neste caso as farmácias são os estratos

Continue navegando