Buscar

Resumo o mundo do trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Técnico em Gestão de Recursos Humanos
DISCIPLINA: Responsabilidade Social Corporativa 
 PROFESSORA: ALINE 
NOME: Bárbara Adorno da Silva
RESUMO DO ARTIGO: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E O MUNDO DO TRABALHO
As pessoas com os mais diversos tipos de deficiência são uma realidade presente em nossa sociedade, mas que, muitas vezes, costumam ser ignoradas como se fossem distantes. Esse distanciamento se agrava quando a questão acha-se o mundo do trabalho, em outro plano, a capacitação profissional apresenta-se como fundamental ao que a escola pode oferecer, é um segundo passo para que a pessoa com deficiência se sinta segura e preparada para enfrentar o mercado de trabalho. 
No artigo constata-se que a luta das pessoas com deficiência perpassa por muitos séculos e acompanha a evolução histórica na conquista dos direitos humanos e, que o trabalho exerce papel de fundamental importância na inclusão. É apresentado também uma pesquisa não qual teve como principal objetivo identificar o ponto de vista dos empregados com deficiência. Os entrevistados alegaram que acreditavam que as pessoas com deficiência tinham condições de exercer atividade remunerada, mas apontaram algumas dificuldades em função: 1) dela própria – falta de escolaridade, de interesse e de preparação profissional e social; 2) da empresa – condições inadequadas do ambiente físico e social, falta de conhecimento sobre a deficiência; 3) das instituições especiais – inadequação dos programas de treinamento profissional e social, falta de contato com as empresas para conhecer as suas necessidades; 4) do governo – de proporcionar acesso à escola e ao transporte, falta de incentivo para as empresas promoverem adaptações e desenvolverem programas de responsabilidade social. 
O estudo está estruturado em três tópicos: a do mundo do trabalho, da educação e da inclusão social de pessoas deficientes. Objetiva provocar um despertar para o problema da inclusão social de pessoas deficientes no mundo do trabalho e da educação. Sugere que é necessário se fazer de uma forma de interiorização (educação) de conhecimento e das condições materiais postas, de maneira que possibilite a necessária revolução social e a criação de um sistema que seja inclundente, independente de grupos e sujeitos, para que não seja preciso existir políticas de proteção específica para cada um deles, pois todos devem ser protegidos, independentemente da cor, do sexo e de que deficiência tenha.

Continue navegando