Buscar

O que é resumo e qual a sua importância? Resumo é uma apresentação sucinta das principais ideias de um texto, ressaltando os trechos mais relevant...

O que é resumo e qual a sua importância?

Resumo é uma apresentação sucinta das principais ideias de um texto, ressaltando os trechos mais relevantes, sem adicionar comentários e/ou opiniões pessoais.
No mundo acadêmico, o desenvolvimento desse tipo de trabalho é importante, por que permite, em rápida leitura, recordar o essencial do que se estudou e apresentar a conclusão a que se chegou.
Nesse tipo de trabalho, a opinião de quem está lendo e resumindo o texto é dispensável.
Trata-se de um monólogo no qual somente o autor tem voz, cabendo, portanto, a quem está resumindo somente a apresentação sucinta do que foi escrito.
Um resumo não é um simples recorte-e-cole das partes que você julgou como as mais importantes do texto lido – o que deve ser feito é um trabalho de leitura, releituras e identificação das ideias mais relevantes que, posteriormente, deverão ser retransmitidas de forma breve e organizadas.

Essa pergunta também está no material:

metodologia de pesquisa 3
22 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O resumo é uma apresentação breve e objetiva das principais ideias de um texto, sem adicionar opiniões pessoais. Sua importância no mundo acadêmico se dá pelo fato de permitir uma rápida leitura para recordar o essencial do que foi estudado e apresentar a conclusão a que se chegou. É importante destacar que um resumo não é um simples recorte-e-cole das partes que você julgou como as mais importantes do texto lido, mas sim um trabalho de leitura, releitura e identificação das ideias mais relevantes que devem ser retransmitidas de forma breve e organizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais