Buscar

trabalho renata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tímpano é o único tambor da orquestra que produz notas de altura definida. A membrana do tímpano, de couro de bezerro ou plástico, é esticada sobre uma bacia de cobre. A tensão da membrana ou pele é regulada ao se apertarem os parafusos em forma de "T" que estão colocados em volta da borda do tímpano. Ao aumentar-se a tensão da pele, obtêm-se notas mais agudas; ao diminuir-se a tensão, obtêm-se as notas graves. Os tímpanos afinados por pedal (ou "cromáticos") são comumente usados hoje em dia, produzindo notas de alturas diferentes bem mais rapidamente, sendo a tensão da pele regulada por um pedal. Os compositores modernos às vezes indicam na partitura que a altura da nota deverá ser mudada ao mesmo tempo em que se percute o tímpano.
O timpanista pode percutir com golpes isolados, ou rufar, percutindo com as baquetas direita e esquerda, alternadamente, com muita rapidez; também é possível executar ritmos extremamente complexos em grupos de até quatro tímpanos. A cabeça das baquetas pode ser feita de feltro, espuma de borracha, cortiça ou madeira. O grau de dureza das cabeças das baquetas afeta o ataque, o volume e o timbre.
Os timpanistas tocam somente os tímpanos, deixando os outros instrumentos especificados pela composição para serem tocados pelos outros percussionistas.
Os tímpanos foram incorporados à orquestra século XVII. Por muito tempo, os tímpanos foram os únicos instrumentos de percussão admitidos na orquestra.
Acessado as 11/12/16 as 11:42
http://www.projetomusical.com.br/instrumento/index.php?pg=timpano
books 
https://books.google.com.br/books?id=N96ihCOaTHoC&pg=PA27&lpg=PA27&dq=timpano+instrumento+como+que+funciona&source=bl&ots=VCYK808AfE&sig=pUcgIEXN52TmfuwmbTZxNjuvnKY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjo95em7aDQAhVDGpAKHQsBDHA4ChDoAQggMAE#v=onepage&q=timpano%20instrumento%20como%20que%20funciona&f=false

Outros materiais