Buscar

Atividade Reflexiva 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Práticas de Ensino em Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental
Tutor: Rogério Campos
Unidade I: O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Aluna: Fernanda Siqueira Lima
RGM:23528117
 
Atividade Reflexiva
A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a uma velocidade muito rápida, o que torna o ensino de ciências, nos dias atuais, um grande desafio. Segundo Martins (2005), foram estabelecidos três desafios, que representam o conjunto complexo de questões que envolvem o ensino de ciências e a formação de professores de ciências em nossa sociedade.
O desenvolvimento profissional dos docentes é um processo que envolve a compreensão das circunstâncias escolares onde eles atuarão. Pois as condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais é o primeiro e grande desafio a ser vencido para o êxito de suas atividades, a baixa remuneração e um aumento da sua jornada de trabalho promove frente a sociedade uma desvalorização social da profissão. Além dos fatores matérias que necessitam ser driblados, como a falta ou precariedade de uma estrutura física adequada, desde materiais pedagógicos básicos a estruturas laboratoriais, para promover um bom aprendizado.
Outro desafio enfrentado na pratica de ensino de Ciências é a necessidade constante de qualificação do profissional, tendo em vista as rápidas transformações conceituais e tecnológicas que envolvem essa área, fazendo com que o docente conheça as diferentes abordagens presentes no ensino de ciências. A formação deve ser contínua, mediante a interação entre instituições formadoras e escolas.
Além das questões referentes às condições de trabalho, a contínua necessidade formativa do professor e de boa qualidade, ainda assim, restariam desafios a serem enfrentados. Como o constante incentivo ao estudo da Ciência, não sendo apenas voltado para uma aprovação visando o ingresso no ensino superior, mas sim, revertido para uma atuação eficaz no posicionamento do aluno frente a questões da atualidade. Assim sendo, a prática de ensino em ciências pode auxiliar os docentes para que a ciência seja amplamente difundida em sala de aula como algo fascinante e que possa ganhar um lugar de destaque na sociedade em que vivemos.
Diante dos desafios exposto, o Estágio Curricular Supervisionado, é indispensável na formação do docente, pois os estudantes são incentivados a conhecerem espaços educativos entrando em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição e com os desafios a serem superados, trazendo soluções atuais e práticas para amortizar as dificuldades do ensino e sendo incentivadores de ideias e trocando experiências com os tutores. Pois, o aprendizado é muito mais eficiente quando é obtido através da experiência; na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia. Na efetiva prática de sala de aula o estagiário tem a possibilidade de entender vários conceitos que lhe foram ensinados apenas na teoria.
Dessa forma o Ensino de Ciências é um desafio difícil para muitos professores diante os desafios citados, mas é importante não permitir que as dificuldades nos façam desmotivar, mas sim usa-las em busca de estratégias que melhore o ensino e aprendizagem.
Referências
MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação Em Questão, v. 23, n. 9, p. 53-65, 2005.

Outros materiais