Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
Toda organização empresarial, independentemente do tipo de serviço ou produto ofertado, pode ter suas atividades agrupadas em processos. De acordo com Toledo et al. (2014), o objetivo central do gerenciamento por processos deve ser pautado em eficácia (capacidade de satisfazer ao cliente), eficiência (ser eficaz com o mínimo de recursos possíveis) e adaptabilidade (capacidade de alteração do processo para satisfação de novos requisitos).
Assim, para que o gerenciamento por processos seja adequado, tem-se a modelagem dos processos. Tal modelagem pode ser dividida em quatro fases: identificação, mapeamento, análise e redesenho dos processos. Explique a importância de cada fase da modelagem dos processos.
Fase da identificação:preparação para a análise dos processos.
Consistem em identificar a necessidade de melhoria; obter o patrocínio da alta administração que dará apoio e poderes de decisão; formar a equipe que conduzirá o processo; escolher as ferramentas com as quais trabalhará, nivelar todos acerca dos trabalhos desse projeto e implementar o programa gerencial de mudanças.
Fase II – seleção do processo a ser otimizado.
Selecionar o processo a ser analisado (priorizá-lo, conforme a importância e oportunidade) e definir as medidas de desempenho.
Fase III – identificação das melhorias a serem implementadas.
Identificar os requisitos dos clientes, determinar o nível de melhoria a ser atingido, avaliar o desempenho, comparando com outras organizações (benchmarking), implementar, no escopo do processo, as melhorias identificadas e simular as novas propostas de melhoria.
Fase IV – Implantação do processo otimizado.
Disponibilizar a estrutura necessária: materiais, pessoas e treinamento, implantar a nova estrutura e definir seu monitoramento.
Fase I – preparação para a análise dos processos.
Consistem em identificar a necessidade de melhoria; obter o patrocínio da alta administração que dará apoio e poderes de decisão; formar a equipe que conduzirá o processo; escolher as ferramentas com as quais trabalhará, nivelar todos acerca dos trabalhos desse projeto e implementar o programa gerencial de mudanças. 
IDENTIFICAÇÃO: Análise de problemas e oportunidades e distinguir melhorias.
MAPEAMENTO: "O mapeamento ou modelagem de processos consiste em mapear o estágio atual da organização, identificar o problema, modelar como deverá ser e apresentar o mapa de como o problema ou o novo processo serão resolvidos." 
É a identificação da sequência lógica das atividades que compõem um processo e de outros elementos que interagem com o fluxo de trabalho.
A modelagem de um processo é o primeiro resultado que encontramos quando iniciamos o mapeamento de processos de uma empresa. 
ANÁLISE: Envolve a revisão dos componentes de um processo, incluindo entradas, saídas, procedimentos, controles, atores, aplicações, dados, tecnologias e suas interações para produzir resultados. ação de conduzir uma revisão e obter um entendimento sobre processos de negócio.
REDESENHO DE PROCESSOS: Tira toda a falha existente no processo. É o aperfeiçoamento do processo, entendido como melhorias a serem realizadas por meio da revisão, reestruturação de fluxos de trabalho ou racionalização
RESPOSTA
Identificação: onde são reconhecidos os problemas e, consequentemente viabiliza-se ideias e as soluções. Agregando o apoio administrativo, formar a equipe que conduzirá o processo, norteando para o objetivo, no qual, irá gerar valor ao cliente.
Mapeamento: identificamos o que deve ser melhorado, quais as melhorias dever ser realizadas, de quais formar devem acontecer, quais as ações pertinentes, de maneira compacta, através de alguns símbolos padronizados como operações.
Análise: dos processos, a fim de avaliar os gargalos, os gaps, as interações internas e externas, os pontos vulneráveis do processo, se os resultados estão sendo alcançando dentro dos parâmetros planejado, ou se há variações apresentadas pelos indicadores, para que sejam corrigidas.
Redesenho dos processos: onde são retirar as falhas existentes no processo, é o aperfeiçoamento do processo, é muito importante para uma reestruturação de fluxos de trabalhos e melhorias no processo, sempre pensando no objetivo inicial, com foco nas responsabilidades dos processos e na entrega de valor para o cliente.
Identificação e uma forma de gerar valor para os clientes é por meio da otimização da utilização de recursos e das atividades dos indivíduos.
Mapeamento é uma técnica para se registrar um processo de maneira compacta, através de alguns símbolos padronizados como operações
O papel da análise de processos é avaliar os gargalos, os gaps, as interações internas e externas, os pontos vulneráveis do processo, os resultados-alvo e variações apresentadas pelos indicadores.
Redesenhar o processo é a evolução das organizações que buscam atender às expectativas dos consumidores conduziu a novas formas organizacionais, com foco nas responsabilidades dos processos e na entrega de valor para o cliente.

Mais conteúdos dessa disciplina