Buscar

AOL 2 COZ REGIONAL

Prévia do material em texto

Cozinha Regional - 20201.B
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
A cultura regional e sua gastronomia é feita da junção de diversos movimentos. A descoberta do ouro em Minas Gerais promoveu uma grande corrida pelo ouro. Todos saíram de suas casas para se instalar próximos às minas, originando uma superpopulação nas regiões, o que ocasionou uma crise de insumos, já que não era permitido o plantio nem a criação de animais nessas regiões. Surgiu, então, a necessidade de suprir os residentes, e a solução encontrada foi usar as mulas. Elas levavam e traziam insumos necessários aos habitantes, movimento que ficou conhecido como tropeirismo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o povoamento e as regiões brasileiras, pode-se afirmar que o tropeirismo foi:
1. 
Um movimento originado nos Pampas, que permitiu o desenvolvimento econômico de cidades localizadas no interior paulistano.
2. 
Um movimento originado no Rio de janeiro, no Século XIX, devido à necessidade de alimentação das famílias nativas, por causa da grande crise econômica, dado pela queda na produção do açúcar.
3. 
Um movimento que teve sua origem no século VXII em Salvador, através das necessidades de enriquecimento da coroa portuguesa.
4. 
Um movimento que se propagou por todo o Brasil, devido à queda na produção do açúcar, houve a necessidade de migração econômica para a sobrevivência dos nativos que passaram a residir à beira de rios.
5. 
Um movimento que realizava o transporte das riquezas extraídas das minas até os polos econômicos da época, também realizavam o transporte de alimentos e insumos
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Ao chegarem ao Brasil, os portugueses ficaram encantados com tantas riquezas. Eles encontraram em nossa região um solo fértil ao plantio, além de um clima tropical que proporcionava o cultivo de diversos produtos advindos de outras culturas e regiões do mundo, tais como as especiarias – com destaque para a cana-de-açúcar e a canela. Eles encontraram, também, uma árvore que lhes chamou atenção pelo seu grande potencial e que, posteriormente deu origem ao nome de nosso país, tornando-se responsável pela primeira exploração do solo brasileiro: o pau-brasil.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a chegada dos europeus no Brasil, pode-se afirmar que os principais interesses que eles tinham no pau-brasil eram: 
1. 
eram em relação ao uso artístico, na confecção de peças náuticas, e para coloração de vestimentas.
2. 
em relação aos usos gastronômicos e minerais, principalmente na confecção de peças de artesanatos.
3. 
eram em relação a usos medicinais e minerais, principalmente na confecção de medicamentos.
4. 
em relação ao uso da madeira para móveis e o extrato da seiva para a coloração de vestimentas.
5. 
eram em relação ao uso artístico da madeira, na confecção de estátuas avermelhadas, e para construção de móveis.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
Os europeus chegaram ao Brasil trazendo grande influência da sua gastronomia através das carnes e dos cozidos. Trouxeram também muitos outros itens de outras culturas, tais como o açúcar, as especiarias, as massas e as frutas da Ásia. Toda essa corrida por riquezas trouxe benefícios a todos os continentes, através do frequente comércio que foi aumentando entre todo o mundo, bem como a modernização dos meios de transporte náuticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a chegada dos europeus, pode-se afirmar que era muito comum de sua cultura a utilização de:
1. 
Carnes de tartaruga, de frango e de porco, frutas, como o morango, e vegetais, como as cenouras e vagens; além do uso de mel, favas e especiarias. Isso sem falar dos doces à base de açúcar de beterraba.
2. 
Pinturas com tintas trazidas pelos africanos, provenientes das plantas encontradas na flora, adornos de penas e pelos de animais encontrados na fauna brasileira.
3. 
Carnes bovinas, suínas e de aves, frutas, como o maracujá, e vegetais, como as cenouras e vagens. Além do uso de mel, favas e especiarias. Isso sem falar dos doces à base de açúcar de beterraba.
4. 
Carnes bovinas, suínas e de aves, cozidos e o consumo de vegetais, como as cenouras e vagens; além das favas, grão de bico e especiarias. Isso sem falar dos doces à base de açúcar e ovos.
5. 
Carnes brancas, ovos, doces à base de feijão, coelhos, ervas como o alecrim e o louro e azeite-de-dendê, muito usado em toda a Europa e, principalmente, em Portugal.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Os africanos foram grandes influenciadores em nossa cultura, tanto na alimentação, vestimentas, danças, crenças e religião. A dança do bumba meu boi, que recebe várias denominações dependendo da região do país, ocorria geralmente no período junino, sendo uma verdadeira festa de cultura regional, envolvendo muitos comes e bebes e movimentando, através da tradição festiva e gastronômica, os restaurantes das regiões próximas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em festejos regionais, a lenda do bumba meu boi se refere a um acontecimento específico e ocorre em algumas regiões com mais frequência. Portanto é correto afirmar que:
1. 
a lenda do bumba meu boi refere-se à morte e ressurreição de um boi, e foi aderida e festejada na região centro-oeste e sudeste do país, devido ao maior contato dos negros e trocas gastronômicas e culturais com a região.
2. 
a lenda do bumba meu boi refere-se à morte e ressurreição de um boi, e foi aderida e festejada na região centro-oeste, sudeste, nordeste do país, onde é encenada e representada com grande alegria, regada a tradições culinárias.
3. 
a lenda do bumba meu boi menciona a morte e ressurreição de negro africano, sendo festejada na região sul e sudeste, onde os africanos serviram de escravos, disseminado rapidamente sua cultura.
4. 
a lenda do bumba meu boi refere-se à morte e ressurreição de um boi, e foi aderida e festejada na região norte, nordeste e sudeste do país, onde é encenada com grande alegria e respeito, regada de comes e bebes regionais.
5. 
a lenda do bumba meu boi refere-se à morte e ressurreição de um índio, e foi aderida e festejada na região centro-oeste e sul do país, devido ao maior contato dos negros com os índios e sua culinária.
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
Para Câmara Cascudo (2011), “a ciência colonizadora do português atingiu o esplendor na transmissão do seu paladar aos aborígenes e sucessores. O que não era brasileiro e vinha de Portugal, tornou-se brasileiro pela continuidade do uso normal [...].” Fonte: CASCUDO, L. da Câmara. História da Alimentação no Brasil, São Paulo: Global Editora, 2011, p. 242.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação do Brasil, ordene os alimentos dispostos abaixo com sua cultura de origem.
1) Cultura indígena.
2) Cultura portuguesa.
3) Cultura africana.
(  ) Banana
(  ) Galinhas/Ovos
(  ) Maracujá
(  ) Gado Bovino
(  ) Azeite-de-dendê
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
2, 1, 3, 2, 3.
2. 
3, 2, 1, 2, 3.
3. 
1, 2, 1, 2, 3.
4. 
2, 3, 2, 1, 3.
5. 
3, 2, 1, 3, 2.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Depois da abertura das vias e do povoamento das regiões do interior brasileiro trazidos pelas entradas e bandeiras, houve a exploração do ouro e grande retirada de riquezas minerais locais. Havia a grande necessidade de alimentar as populações que começaram a se formar, já que a agricultura e a pecuária eram proibidas nos arredores das minerações. Itens como farinhas, carnes, arroz, feijão e outros insumos em geral, assim como as riquezas da região, começaram a ser levadas dali pelas mulas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o povoamento e a relação com asregiões brasileiras, é correto afirmar que:
1. 
As mulas eram conduzidas pelos tropeiros, que traziam e levavam itens para o consumo em geral, bem como riquezas e outros produtos, dependendo do que fosse combinado.
2. 
As mulas eram conduzidas pelos bandeirantes, que traziam e levavam itens para o consumo em geral, à medida que iam explorando as regiões do interior brasileiro.
3. 
As mulas eram conduzidas pelos tropeiros, que traziam e levavam itens para o consumo em geral, carregavam apenas riquezas retiradas das minas, como ouro e pedras preciosas.
4. 
As mulas eram conduzidas pelos tropeiros, que seguiam viagem trazendo e levando insumos alimentares e artigos para venda em geral, servindo também como mercadores ambulantes.
5. 
As mulas eram conduzidas pelos carreteiros, que traziam e levavam itens para o consumo em geral, bem como riquezas e outros produtos, dependendo do que fosse combinado.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
A Carta Régia, mais conhecida como Abertura dos Portos, foi assinada por D. João VI com o objetivo de abrir os portos brasileiros para as nações amigas de Portugal. Ela permitiu a entrada de produtos estrangeiros vindos dessas nações, possibilitando a liberdade de industrialização e comércio. Isso trouxe ao Brasil a maior variedade de gêneros alimentícios vindos de todo o mundo, proporcionando às famílias ricas mesas recheadas de produtos estrangeiros, desconhecendo os de origem nacional.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as influências da colonização na alimentação, pode-se afirmar que os produtos que faziam parte da flora brasileira eram:
1. 
Goiaba, maracujá,tomate e amendoim
2. 
Umbu, banana, Cajá, coco, manga
3. 
Manga, abacate, graviola, maracujá.
4. 
Goiaba, Cajá, manga, banana, coco.
5. 
Coco, banana, manga, abacate, umbu.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
O que hoje é comum em todas as mesas e na confeitaria é a cana-de-açúcar. Seu cultivo no Brasil foi a primeira atividade de cunho econômico em terras Tupiniquins. Era uma forma que os portugueses visualizaram de proporcionar enriquecimentos à coroa portuguesa. O refinamento do açúcar era feito no “engenho”. O senhor do engenho, dono da fazenda de açúcar, tinha como principal objetivo a produção em larga escala para a exportação do produto. Durante esse processo, o Brasil apresentou regiões onde as terras eram mais férteis e vertiginosas para a plantação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o cultivo da cana-de-açúcar, é correto afirmar que uma das principais regiões onde se concentravam as plantações e os engenhos de cana no antigo Brasil-colônia era:
1. 
A região Sudeste, devido às oscilações de luz solar, chuvas prolongadas, oscilações na temperatura durante todo o ano.
2. 
A região Centro-oeste, devido ao clima seco, luz solar durante o ano inteiro e as altas temperaturas.
3. 
A região Norte, devido às altas temperaturas e irregularidade de ventos e chuvas durante todo o ano.
4. 
A região Sul, devido às baixas temperaturas trazidas pelas frentes frias vindas do oceano atlântico, excelentes para a manutenção do solo.
5. 
A região Nordeste, devido às temperaturas elevadas, luz solar, alta umidade relativa do ar e chuva em determinadas épocas do ano, favoráveis ao plantio.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Junto com a incorporação de diversos itens à cultura indígena, foi sendo formada a cultura dos novos habitantes brasileiros. Ao mesmo tempo em que muita coisa chegava, itens nativos começavam a ser levados para outros continentes, fato que se intensificou depois da Abertura dos Portos, em 1808. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o cultivo da cana-de-açúcar e a relação com os negros, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a (s) verdadeira (s) e (F) para a (s) falsa (s), levando em conta os alimentos nativos brasileiros. 
I. ( ) Goiaba, batata e amendoim representam alimentos nativos brasileiros.
II. ( ) Ovo, leite, maracujá e pimenta representam alimentos nativos brasileiros.
III. ( ) Goiaba, amendoim e maracujá representam alimentos nativos brasileiros.
IV. ( ) Manga, pimenta e amendoim representam alimentos nativos brasileiros.
V. ( ) Banana, mandioca e ovo representam alimentos nativos brasileiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
V, F, V, V, V.
2. 
V, F, V, F, V.
3. 
F, F, V, F, F.
4. 
V, F, V, F, F.
5. 
F, V, F, V, F.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Leia o trecho a seguir:
“A cozinha brasileira foi, desde seu início, dinâmica, pois é, sabidamente, fruto de influências de diferentes grupos sociais que se relacionaram e continuam a se relacionar (nem sempre de forma harmônica) ao longo de nossa história. E dada a grande extensão do país, sua diversidade climática, de relevo e solos, bem como as diferenças de povoamento de suas distintas regiões, podemos afirmar que uma das marcas da culinária brasileira é sua diversidade, que se expressa, geograficamente, por meio dos “pratos típicos” regionais”.Fonte: BOTELHO, A. Geografia dos Sabores, Ensaio sobre a dinâmica da cozinha brasileira. São Paulo: Caderno Brasil, 2018, p.1. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_03_cozinhas_do_mundo_brasil_02_geografia_dos_sabores.htm>. Acesso em: 11 dez. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as influências da colonização na alimentação, é correto afirmar que:
1. 
A forte presença das especiarias, do leite e do açúcar é uma forte herança dos chineses.
2. 
A grande presença da banana e do coco é uma herança indígena, pois ambos são nativos.
3. 
A forte presença das pimentas, do leite e do mel é uma herança dos índios.
4. 
A forte presença das especiarias, do leite e do açúcar é uma herança dos portugueses.
5. 
A cultura do banho diário é uma das mais importantes heranças que adquirimos dos portugueses.
Parte inferior do formulário

Continue navegando