Buscar

PROVA CULTURA RELIGIOSA

Prévia do material em texto

1) (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que é verdadeira em seu enunciado. 
Historicamente, as relações entre a ciência e a religião, entre a razão e a fé, nem sempre foram muito amistosas. Um exemplo disso pode ser constatado no fato de que nos últimos anos o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a discutido a legalidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no País. O certo é que, independente da decisão da Justiça, inúmeras correntes religiosas, como a católica, parte dos espíritas e diversas denominações evangélicas continuarão condenando tal prática médica e científica. Isto comprova que: 
a- ( ) As religiões, de maneira geral, não se preocupam com assuntos da área científica, pois se preocupam exclusivamente com questões transcendentais, com a salvação da alma.
b- ( ) As religiões, historicamente, trazem o estigma de sempre se posicionaram contra as descobertas científicas, até porque ciência e religião sempre serão incompatíveis.
c- ( ) As religiões evitam discutir questões que envolvam a ciência, até porque os avanços e descobertas científicas nunca dirão respeito à vida dos fiéis das respectivas religiões. 
d- ( x ) As religiões, por se preocuparem com questões de ordem ética e moral, invariavelmente acabam se posicionando contra determinadas práticas da ciência, pois os fins não justificam os meios.
e- ( ) O Estado, representado pelo poder Jurídico, sempre dará ganho de causa às posições religiosas em detrimento das científicas, pois politicamente é importante não desagradar um eleitorado tão significativo.
2- (Questão objetiva de escolha simples) Analise as afirmativas abaixo e, depois, assinale a única que corresponde ao conjunto de afirmações verdadeiras: 
I- De acordo com alguns autores, o estudo das religiões pode auxiliar o estudante na aquisição de uma compreensão mais adequada de aspectos que compõem a política internacional, exemplificada por conflitos, atentados, guerras (ex: Palestinos e Israelenses na Faixa de Gaza) e até disputas eleitorais que sofrem, por vezes, a influência da religiosidade.
II- Aqueles que têm a oportunidade de viajar, ao serem confrontados com cultura e religiosidade de diferentes povos, pelo fato de terem um conhecimento mais abrangente do fenômeno religioso, poderão mais facilmente compreender as mesmas e respeitar os seus costumes. 
III- O estudo das religiões pode favorecer o desenvolvimento pessoal do indivíduo, pois as mesmas poderão auxiliar na reflexão de várias das perguntas existenciais do ser humano, como por exemplo, de onde viemos, o que somos e para onde vamos.
IV- A Copa do Mundo de Futebol demonstrou que um acontecimento de tal envergadura não revela apenas as habilidades esportivas dos diversos países ali representados, mas também demonstra a variedade cultural e religiosa dessas nações. 
a- ( ) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.
b- ( ) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
c- ( ) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
d- ( ) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
e- ( x ) Todas as afirmativas são verdadeiras.
3- (Questão objetiva de escolha simples) As afirmativas abaixo dizem respeito ao Hinduísmo. Leia-as com atenção e depois assinale a única alternativa que corresponde ao conjunto de afirmações verdadeiras:
I. O Hinduísmo é uma religião de difícil entendimento, pois pode ser considerada monoteísta (Brahman como o princípio e realidade última), panteísta (o universo em sua totalidade é um só com a divindade) e politeísta (com a presença de um grande número de divindades).
II. Em 1947, liderados pelo grande líder Mahatma Ghandi, a Constituição da Índia conseguiu, a partir de um decreto-lei, erradicar o antigo sistema de castas hindu, tornando a Índia um modelo mundial de igualdade social e religiosa, que persiste até os dias de hoje.
III. Um dos principais lugares sagrados para os adeptos do Hinduísmo é o rio Ganges, no qual os fiéis dessa religião realizam seus rituais de purificação.
Dentre as informações contidas nas três afirmativas acima podemos:
a- ( ) Concordar com todas elas.
b- ( ) Discordar de todas elas.
c- (x ) Concordar apenas com as informações das afirmativas I e III.
d- ( ) Concordar apenas com as informações da afirmativa II.
e- ( ) Discordar apenas das informações da afirmativa III.
4- (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que contém informações verdadeiras. A veneração de animais sagrados, como ratos, serpentes, macacos e, especialmente a vaca, está ligada a um conceito religioso hindu, a saber:
a- ( ) Ao zoomorfismo, que afirma que homens e animais não têm qualquer diferença em sua natureza e evolução espiritual. 
b- ( x ) À transmigração das almas ou reencarnação, que afirma que a alma pode renascer em animais e humanos. 
c- ( ) À roda de samsara, que faz com que o indivíduo passe por todas as formas de seres vivos antes de atingir o nirvana.
d- ( ) Ao nirvana, que é um estado mental baseado nos instintos humanos mais primitivos, ligados aos ancestrais e outras espécies de animais.
e- ( ) Ao regime de castas, que divide a sociedade em cinco classes diferentes, do mais rico ao mais pobre.
5- (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que contém informações verdadeiras. Na análise histórica do Budismo percebe-se que, desde a sua fundação, surgiram mais de 18 escolas diferentes desta religião. Entre as mais importantes ramificações do Budismo moderno podemos citar Zen, Tibetano, Theravada e Mahayana. 
Segundo os estudiosos, há uma razão fundamental para esse número tão grande de correntes, escolas e tendências, que continuam surgindo até os dias de hoje. Essa razão é:
a- ( ) Siddartha passou por diferentes estágios na sua construção doutrinária, escrevendo quatro livros sagrados bem diferentes, onde um nega afirmações do outro, gerando, por isso, muitas dúvidas nos seus seguidores.
b- ( ) Houve uma disputa grande de poder entre Siddartha e seus dois filhos, onde cada um dos três buscava afirmar em seus livros que a sua doutrina era mais pura do que a do outro.
c- ( ) O livro sagrado escrito por Siddartha foi queimado por rivais religiosos taoístas. Dessa forma, destruiu-se a única fonte documental budista original, gerando muita confusão sobre o que de fato Siddartha escrevera.
d- ( X) Os pensamentos de Siddartha Gautama foram transmitidos oralmente, o que gerou uma falta de unidade em torno de seus ensinos.
e- ( ) O próprio Siddartha recomendou que houvesse tal diversidade, pois cada região na qual o Budismo se estabelecesse deveria levar em consideração a variedade cultural.
6- (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que contém informações verdadeiras. “Aquilo que você planta é o que você colhe”. O ser humano é dono de seu destino: o que pensa e faz é determinante de seu futuro cósmico. 
Esta afirmação é uma das principais doutrinas budistas, que está ligada diretamente ao conceito de:
a- ( ) Lei do Dharma
b- ( ) Lei de Talião
c- ( x ) Lei do Carma
d- ( ) Lei de Samsara
e- ( ) Lei Moral
7- (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que representa o conjunto de informações verdadeiras. Os cinco pilares da fé formam a espinha dorsal da religião islâmica. São eles:
I. Só Jeová é Deus e Moisés é seu profeta.
II. As cinco orações diárias voltadas a Meca.
III. A prática da caridade, taxada sobre a riqueza e propriedade do fiel islâmico.
IV. A prática da circuncisão masculina.
V. O Jejum durante o mês de Ramadan.
São verdadeiras as alternativas:
a- ( ) I, II e IV
b- ( ) I, III e V
c- ( ) II, III e IV
d- ( x ) II, III e V
e- ( ) Todas as alternativas são verdadeiras.
8- (Questão objetiva de escolha simples) Assinale a única alternativa que contém informações verdadeiras. 
A palavra “Islam” significa submissão. É pertinente ao seu conteúdo que o ser humano deve entregar-se a Deus e submeter-se à Sua vontade em todas as áreas da vida. Esse entendimento sugere que:
a- ( x ) Enquanto religião, o Islã abrangetodas as áreas da vida humana, pessoal, familiar, profissional e social dos fiéis.
b- ( ) O Islã exige dos fiéis apenas uma vida contemplativa, preferencialmente em mosteiros, afastando-se do mundo e da sociedade.
c- ( ) Não importa para o Islã o que o fiel faz de sua existência terrena, na dimensão familiar ou profissional, desde que vá semanalmente às mesquitas.
d- ( ) Deus é uma figura de pouca importância para a religião islâmica, que está mais preocupada com a prática de boas obras e uma ação social ética.
e- ( ) Para o Islã é muito importante manter a distinção entre religião e Estado, pois só é possível a verdadeira submissão dentro da religião.
9- (Questão de escolha múltipla. Você deve assinalar mais de uma das alternativas). 
Olhando para o Judaísmo percebemos uma grande quantidade de festas e comemorações ao longo do ano, como as festas de Rosh-há-shaná, Iom Kippur, Sukot, Chanuká, Pessach e outras tantas. Isto está ligado:
a- ( ) À forte tradição cristã de realizar festividades, que passou a influenciar grandemente as festas judaicas a partir do Concílio de Nicéia. 
b- ( ) Ao combate direto a inúmeras festas pagãs realizadas na época do Império Romano, quando então os sacerdotes as substituíram por festas com motivos judaicos.
c- ( ) Unicamente à cultura do povo judaico, que sempre foi muito alegre e festivo, por não ter passado por dificuldades ao longo de sua história.
d- ( x ) Ao fato de trazerem um forte conotação histórica e religiosa, marcando eventos que ressaltam a intervenção divina na vida do povo judaico.
e- (x ) À fé judaica, que em grande parte está fundamentada na certeza da ação constante de Deus na vida de seu povo.
10- (Questão de múltipla escolha) Assinale as alternativas que contém informações falsas.
 A partir do século XIX, três comunidades religiosas distintas desenvolveram-se dentro do Judaísmo, a saber: O Judaísmo Ortodoxo, Reformista e Conservador. Já no século XX acentuaram-se outras tendências, como a corrente Liberal da Reforma Judaica e o Movimento Reconstrucionista. 
Tudo isto parece indicar que: 
a- ( ) O Judaísmo, desde a sua fundação, nunca conseguiu manter uma identidade religiosa e cultural que o mantivesse unido, sendo uma religião sem grandes convicções doutrinárias. A partir dessa realidade, justificam-se as diversas divisões.
b- ( x ) Há diferentes opiniões e interpretações acerca da importância da tradição e da teologia judaica, gerando distintas correntes e tendências no Judaísmo.
c- ( ) Estamos diante do esfacelamento total da religião judaica, que não consegue manter a unidade em nenhum de seus princípios doutrinários, éticos nem sequer de tradição histórico-cultural.
d- ( ) O Século XXI está se confirmando como o Grande Armagedom profetizado no Apocalipse, visto que o mesmo pressupõe a divisão de Israel e o declínio gradativo do poder e da religião judaica, causa principal dos conflitos bélicos na Faixa de Gaza.
e- ( x ) Assim como a maioria das grandes religiões do mundo, o Judaísmo também não está imune às divisões internas, pois a religião sofre influências da cultura, da economia e da respectiva época.

Continue navegando