Buscar

METODOLOGIA CIENTIFICA AVA 3 E 4 COMPLETO 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTIFICA AVA 3 E 4 COMPLETO
Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições:
I – Positivismo. II – Estruturalismo. III – Materialismo dialético.
( 1) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade.
( 2) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas.
( 3) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não.
( 1) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais.
Sobre o Positivismo, leia atentamente as afirmações a seguir:
I - O Positivismo lógico nasceu na década de 1920, tendo como principal orientação a luta contra o pensamento metafísico que, segundo se acreditava, seria superado pela defesa dos estudos empíricos.
III - Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, para quem a Ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois, com isso, haveria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio.
As ciências da natureza têm como objeto central os fenômenos naturais. Já as ciências sociais podem ser compreendidas como: Escolha uma:
b. O conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas. 
Por Ciências Sociais, compreendemos: Escolha uma:
b. Compreendem um conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas. 
O materialismo dialético como paradigma revela também um posicionamento crítico frente aos fenômenos sociais. Esse paradigma apresenta características diferentes dos demais uma vez que considera fundamentalmente as relações sociais e econômicas como fatores determinantes para a análise dos fenômenos. Sobre esse paradigma analise as afirmativas a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
* Para o materialismo dialético, o mundo material está em constante movimento e mudança, sendo essa uma das características principais da matéria. (V )
* Dentre os paradigmas apresentados, o materialismo dialético é o único que considera a história como fator determinante para o desenvolvimento dos fenômenos valorizando o papel da contradição. (V )
Em relação ao surgimento das Ciências Sociais alguns aspectos contextuais tiveram relevância. Analise as afirmativas abaixo e identifique esses aspectos:
I. No final do século XIX, grandes transformações ocorrem na sociedade provocando alterações profundas na forma de organização social.
II. Naquele momento da história tudo se mostrava novo, eram novas formas de produção, novas relações de produção, regras da vida social, dentre outras coisas.
III. Após a Idade Média, a Europa experimentava revoluções tecnológicas, econômicas e políticas que geravam grandes esperanças, mas também novos problemas sociais.
A preparação da pesquisa científica requer um planejamento para que os procedimentos sejam organizados de modo mais racional. Além da definição do tema, também representa uma das etapas mais importantes na elaboração do planejamento da pesquisa: Escolha uma:
b. A formulação do problema da pesquisa, uma vez que dele decorrem as demais definições que serão necessárias ao estudo. 
O Projeto de Pesquisa é um documento elaborado para nortear o trabalho de investigação. Pode ser compreendido como um planejamento que visa organizar as etapas deste processo, para garantir a viabilidade do estudo. São os passos para a elaboração do projeto:
1. A seleção do tema da pesquisa. 2. A formulação do problema.
3. O levantamento das hipóteses. 4. O plano prévio para obtenção de dados.
Faça a associação entre os passos anteriores e as definições a seguir:
( 2 ) É a delimitação de uma situação a uma condição que permita sua investigação.
( 1 ) É a etapa de escolha do assunto a ser abordado pela pesquisa.
( 4 ) É a exposição do objetivo da pesquisa, bem como o planejamento das etapas de sua execução.
( 3 ) É a tentativa de dar uma resposta, mesmo que provisória, ao problema formulado.
A pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é colocada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar:
I – O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação.
III – A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
O __PROJETO DE PESQUISA__ é um documento que deve apresentar as etapas da __PESQUISA__. Ele segue um fluxo que permite organizar as informações com vistas a _RESPONDER_ o problema da pesquisa. Um aspecto que não pode ser descuidado é o que se refere ao _ORÇAMENTO_, pois se relaciona aos custos da pesquisa.
Abordagens historicamente se vinculam. Contudo, muitos autores defendem a integração das abordagens. Com relação às características das abordagens qualitativas e quantitativas, analise as afirmativas abaixo e identifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
* A abordagem qualitativa em estudos sociais se ocupa de aspectos da realidade que não podem ser quantificados tais como valores, sentimentos, crenças, dentre outros. ( V ).
* Nas abordagens quantitativas, a objetividade é aspecto central uma vez que o considerado real é aquilo visível e quantificável, os dados subjetivos não podem ser crivados pela ciência ( V ).
* Na análise das informações, as técnicas estatísticas podem contribuir para verificar informações e isso é importante inclusive para pesquisas qualitativas ( V ).
Minayo (2001) afirma que o conjunto de dados qualitativos e quantitativos não se opõem, e podem se complementar. Ao que se deve essa afirmação da autora? Escolha uma:
b. A realidade/espaço por eles abrangida interage de forma dinâmica, não cabendo nesse caso uma dicotomia. 
Leia as assertivas a seguir:
I. Ludwig (2009) adverte que a análise documental possibilita grande liberdade de interpretação ao pesquisador.
POR ISSO
II. Há a necessidade de autocrítica constante para que a análise se mantenha dentro de limites.
Considerando as duas assertivas, assinale a alternativa correta:Escolha uma:
e. As duas assertivas são verdadeiras, e a II explica a I. 
A pesquisa documental é caracterizada pelo fato de a fonte para a coleta de dados estar restrita a documentos, que podem ser escritos ou não. Analise as opções a seguir e identifique aquelas que se caracterizam como fontes documentais:
I – Documentos de arquivos públicos, diários e relatos de viagem.
II – Objetos, gravuras e pinturas.
III – Fotografias e publicações parlamentares e administrativas.
IV – Estatísticas, mapas, cartas e contratos.
Quanto à pesquisa, uma de suas formas mais frequentes é a pesquisa bibliográfica. Sua importância está no fato de não ser apenas um tipo de pesquisa definido para que um tema seja estudado, visto que a pesquisa bibliográfica também se apresenta como pré-requisito para a realização de todos os tipos de pesquisa. Com relação à pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:
I – Ela se serve de produções teóricas existentes sobre determinado assunto.II – Para sua realização, há a necessidade da seleção e leitura do material, cabendo anotações e fichamentos.
III – A leitura destinada à elaboração de um trabalho científico tem características diferentes daquela que se faz em relação a um romance, por exemplo.
Uma das características principais da pesquisa documental é: Escolha uma:
c. A fonte de coleta de dados está restrita a documentos escritos ou não constituindo o que se denomina de fontes primárias. 
Estabeleça a correta relação entre a pesquisa bibliográfica e documental e suas respectivas fontes:
1 – Fontes bibliográficas.
2 – Fontes documentais.
( 1 ) Livros, artigos publicados em revistas científicas.
( 2 ) Documentos de arquivos públicos ou particulares.
( 2 ) Relatos, diários e autobiografias.
( 2 ) Publicações parlamentares e administrativas.
As pesquisas, independente da área e tipo, precisam ser também bibliográficas, uma vez que por meio desse tipo de pesquisa é que se obtém maiores conhecimentos sobre o assunto que se pretende investigar. Pode-se realizar um estudo somente utilizando a pesquisa bibliográfica e isso se justifica por:
I. A pesquisa bibliográfica oferecer meios para definir, resolver inclusive problemas que ainda não se consolidaram suficientemente, por meio do estudo das pesquisas e publicações feitas.
II. Propiciar um exame do tema definido sob novo enfoque, não se limitando a ser mera repetição.
IV. Colocar o pesquisador em contato com o maior número de publicações sobre determinado assunto, o que possibilita o confronte entre os resultados, levanto a análises que podem ser inovadoras.
Estão corretas: Escolha uma:
Sobre a observação como técnica para a coleta de dados, analise as afirmativas a seguir:
I – É um instrumento que permite apreender aspectos nem sempre explícitos e articulado com a aplicação de outros, como o questionário.
II – Embora seja um instrumento importante em pesquisas sociais, deve ser utilizado em articulação com outros.
III – Nem todos os estudos, mesmo na área da Administração, requerem o uso do questionário, uma vez que isso depende dos objetivos da pesquisa.
IV – O registro da observação deve ser feito imediatamente, em um documento denominado diário de campo.
Estão corretas as afirmativas: Escolha uma:
O Projeto de Pesquisa deve ser estruturado em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. Os elementos textuais devem apresentar: Escolha uma:
e. Introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma. 
Em uma pesquisa é possível integrar diferentes instrumentos para a coleta de dados, uma vez que essa escolha depende do que se pretende responder com a pesquisa. Sobre o questionário é possível afirmar que uma de suas vantagens é alcançar o maior número de pessoas, o que representa um ganho para a pesquisa. Podemos indicar como um dos problemas do questionário:
Escolha uma:
e. As respostas são limitadas às opções que as questões fechadas oferecem. 
Em pesquisas sociais é bastante comum a coleta de dados empíricos, sendo que a observação é uma das formas utilizadas para responder a questão central da pesquisa. É possível utilizar-se somente da observação para responder o problema da pesquisa?
Escolha uma:
e. Não, uma vez que o observador do fenômeno social é também parte dele, não havendo neutralidade na análise.
A entrevista e o questionário são instrumentos que permitem maior objetividade na coleta de informações junto ao grupo de interesse da pesquisa. Sobre esses instrumentos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiros (V) ou falsos (F):
* A entrevista é considerada como um diálogo no qual o entrevistado responde a um conjunto de perguntas que atendem os objetivos da pesquisa, sendo mais adequado seguir um roteiro para manter a objetividade. (V)
* O questionário pode ser elaborado com perguntas abertas, fechadas ou com os dois tipos de perguntas, de acordo com a necessidade da pesquisa. (V)
Conforme a NBR 15287 (2005) da ABNT, o projeto é estruturado em três partes:Escolha uma:
e. Pré-textual, textual e pós-textual. 
Recomenda-se que a estrutura do Projeto de Pesquisa atenda à NBR 15287 (2005) da ABNT. De acordo com essa norma, o documento deverá estar organizado em três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Os elementos textuais compreendem: Escolha uma:
c. Introdução, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma. 
No planejamento da pesquisa, uma das etapas mais importantes se refere à formulação do problema da pesquisa. O problema da pesquisa deve ser compreendido como:Escolha uma:
d. A questão orientadora do estudo. O problema é uma indagação, a qual se recomenda que seja elaborada na forma de pergunta, para assim melhor orientar o processo de organização do estudo. 
A pesquisa bibliográfica é um tipo necessário de pesquisa para todos os estudos científicos. Portanto, não há como desenvolver uma pesquisa sem buscar fundamentar o estudo a partir das fontes bibliográficas. Sobre a pesquisa bibliográfica, analise as afirmativas a seguir:
II - A pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre determinado assunto, mas propicia o exame do tema sob novo enfoque ou abordagem, o que favorece conclusões inovadoras.
No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( V )
Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( V )
São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( V )
Com relação aos instrumentos mais utilizados para a coleta de dados em pesquisas sociais, estabeleça a correta relação:
1 – Questionário. 2 – Entrevista. 3 – Observação.
(3) Essa técnica permite apreender os fatos no momento em que ocorrem, desde que o pesquisador tenha cuidado em registrá-los imediatamente.
(2) É um instrumento que permite obter informações diretamente da pessoa, tendo o pesquisador a oportunidade de observar também suas reações durante a aplicação da técnica.
(3) É uma técnica que precisa ser utilizada de maneira articulada a outras, em função da necessária validade científica.
(1) É um instrumento imparcial que permite maior facilidade na obtenção de informações.
A correta sequência é: Escolha uma:
Para enfatizar ou destacar trechos da citação, o autor poderá utilizar-se de alguns recursos. Analise as citações abaixo, e assinale a alternativa na qual esse destaque foi elaborado corretamente: Escolha uma:
e. “O composto de marketing é o grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo”. (ARMSTRONG; KOTLER,1999, p. 31, grifo nosso). 
Conforme a NBR 6023 (2002), as referências são compreendidas como:
Escolha uma:
a. Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. 
As citações podem ser de dois tipos: direta e indireta, havendo ainda a citação de citação. Independente da sua forma, as citações seguem algumas regras de apresentação. Sobre essas regras, analise as afirmativas abaixo:
I - Nas citações, as chamadas devem ser feitas pelo sobrenome do autor.
II – As citações diretas devem ser destacadas no texto utilizando-se aspas duplas ou recuo de quatro cm da margem a depender da quantidade de linhas ocupadas pela citação.
III – As citações indiretas também devem ser identificadas ente aspas duplas.
Analise as referências a seguir e identifique aquela que está corretamente organizada:Escolha uma:
a. BARROS, Antonio. Estratégia Empresarial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 
Na indicação da referência, o autor pode ser: Escolha uma:
d. Pessoa física ou entidade responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico do documento utilizado como fonte. 
Conforme a norma de citações, as citações podem ser de dois tipos: diretas e indiretas. As citações diretas são:Escolha uma:
a. Transcrição literal do texto fonte. 
O artigo também se destina a apresentar os resultados de uma pesquisa. Porém, diferentemente de um Relatório de Pesquisa, há necessidade de reduzir o documento de modo que as informações mais importantes possam ser divulgadas de uma forma mais compacta. Os recursos que o pesquisador poderá adotar para apresentar os resultados da coleta de dados obtidos na pesquisa são:Escolha uma:
e. Gráficos, tabelas, quadros e textos. 
Uma das formas para se estabelecer as categorias como resultado da aplicação de instrumentos qualitativos é utilizar a técnica de análise de conteúdo. Esse procedimento possui uma organização, sendo que a primeira fase compreende:
Escolha uma:
d. Releitura cuidadosa do material transcrito para identificar elementos comuns de análise. 
Conforme a norma da ABNT, que orienta a elaboração de artigos científicos – NBR 6022 (2003) –, o artigo é composto pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Compõe os elementos pré-textuais:Escolha uma:
b. Título, nome dos autores, resumo na língua do texto, palavras-chave na língua do texto. 
A norma que orienta a elaboração do artigo científico é a 6022 (2003), que o define como parte de uma publicação, na qual a autoria é declarada, ou seja, o autor é claramente identificado. Quanto aos tipos, o artigo pode ser original ou de revisão. O artigo de revisão:
Escolha uma:
b. Analisa e discute informações já publicadas. 
Nas pesquisas sociais, é muito comum utilizar-se de instrumentos denominados qualitativos para coleta de dados. Sobre a forma de apresentação dos dados qualitativos, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
Para melhor apresentar os resultados obtidos, o pesquisador poderá recorrer ao estabelecimento de categorias que favorecerão agregar em classes ou grupos as informações. (V) 
Por não haver como quantificar os aspectos subjetivos apresentados pelos respondentes, não se poderá utilizar gráficos ou tabelas para apresentar os dados qualitativos. (V) 
Recomenda-se inserir as falas dos atores sociais e o contexto em que foram feitas, para melhor compreensão dos fatores intervenientes. (V) 
Na estrutura do artigo, os elementos textuais são compostos por introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução tem como finalidade:Escolha uma:
a. Apresentar a delimitação do tema, os objetivos da pesquisa, o problema, e outros elementos necessários para situar o tema em estudo. 
Uma das formas de apresentar pesquisas em eventos científicos é por meio da comunicação científica. Esse tipo de publicação geralmente acompanha uma exposição oral na qual o pesquisador discorre de forma breve sobre o trabalho desenvolvido. Sobre a comunicação científica, analise as afirmativas a seguir:
I – É uma forma de divulgação de pesquisas científicas de forma limitada em sua extensão.
II – A finalidade da comunicação científica é divulgar descobertas e resultados alcançados com a realização de uma pesquisa.
III – Na comunicação científica há necessidade de organização da apresentação de forma que dentro do tempo estipulado para o pesquisador, sejam apresentados os aspectos essenciais do estudo desenvolvido.
No que se refere à descrição formal do trabalho a ser apresentado na comunicação científica, os elementos que compõem o conteúdo são:Escolha uma:
a. Introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Todo pesquisador precisa transmitir a outras pessoas o fruto de sua atividade científica, isso pode ocorrer de diversas formas, sendo que uma delas é em eventos científicos. Com relação aos eventos científicos, assinale a alternativa que melhor os caracteriza: reconhecidos e de renome.
e. São meios eficientes de comunicação do conhecimento científico produzido além de possibilitar o acesso a inovações e avanços nas diferentes áreas do conhecimento. 
Para Medeiros (2000) o paper é um ensaio que, diferente de um relatório, deve apresentar uma avaliação ou interpretação do que foi obtido. Com relação ao paper, analise as afirmativas a seguir:
I – Um trabalho que dentre outras características precisa apresentar originalidade quanto às ideias.
III – O trabalho precisa desenvolver um ponto de vista sobre um tema, de forma original e reconhecendo as fontes utilizadas.
Os eventos científicos fazem parte do processo de divulgação informal das produções científicas, sendo uma oportunidade para que seus participantes tenham acesso a informações atualizadas na sua área de atuação, além de estabelecer contato com outros pesquisadores. Com relação à comunicação informal, analise as afirmativas abaixo:
III – Ter segurança sobre o que se fala é fundamental numa apresentação oral, mas não é tudo uma vez que é preciso fazer-se compreendido pelo público.
IV – Embora o rigor no uso da linguagem seja uma preocupação presente, numa apresentação oral é importante considerar a eficácia no processo de informação. Estão corretas: Escolha uma:
Compreende-se comunicação científica como a informação que se apresenta em congressos, encontros, reuniões em que se expõe o resultado de pesquisas. Quanto à estrutura do texto escrito além da folha de rosto, sinopse e bibliografia, contém também um conteúdo central que abrange:Escolha uma:
b. Introdução, com a formulação clara e objetiva do tema; o desenvolvimento, com a apresentação das informações e argumentos de forma detalhada; conclusão, com a síntese dos resultados da pesquisa. 
O Resumo é um item que difere na quantidade de palavras a depender da publicação científica à qual esteja destinado. Assim, para artigos, o Resumo deve conter de 100 a 250 palavras, para uma monografia de 150 até 500 palavras. Quanto às características do Resumo, analise as afirmativas abaixo e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
O Resumo deve conter as informações escritas no documento original, portanto só deve ser elaborado após a escrita da parte textual. ( V ) 
O Resumo deve ser um relato acurado e conciso de todo conteúdo do documento monográfico. (V  
Na estruturação do TCC os elementos textuais compreendem a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão. Na Conclusão o trabalho precisa apresentar:Escolha uma:
a. Apresenta os resultados do trabalho devendo apontar as respostas aos problemas levantados, identificando a extensão dos resultados obtidos no estudo. 
É aconselhável, para a elaboração do TCC, que o pesquisador, a medida que vá desenvolvendo a pesquisa, também escreva seu texto. Sobre essa orientação, analise as afirmativas abaixo: 
I – Esse procedimento possibilita identificar desde o início as eventuais carências na fundamentação que poderá requerer maiores estudos bibliográficos. 
II - Quando o pesquisador desenvolve a pesquisa e também vai elaborando texto, é possível perceber falhas no levantamento dos dados, permitindo a correção dos erros. 
III – Um aspecto bastante importante é que, ao fazer isso, o pesquisador conseguirá finalizar o trabalho dentro do prazo estabelecido pela Instituição. 
Conforme Ferreira (2011) explica, são documentos monográficos as monografias elaboradas na graduação e especialização, as dissertações produzidas nos cursos de mestrado, as teses produzidas nos cursos de doutorado e os artigos resultantes de pesquisas. Um trabalho científico para ser monográfico precisa: Escolha uma:
c. Deve desenvolver um tema único em torno do qual realizará uma análise aprofundada. 
Dentro da estrutura do TCC, os elementos textuais se referem à(ao): Escolha uma:
d. Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. 
Dentro dos elementos textuais do TCC estão compreendidos a Introdução o Desenvolvimento e a Conclusão. Com relação à Introdução, analise asafirmativas a seguir:
I – A Introdução deverá conter qual foi o problema central do estudo, a metodologia utilizada, a abordagem teórica adotada bem como os objetivos do estudo.
II – A Introdução é a parte do trabalho destinada a apresentar o que foi feito, sem mencionar os resultados obtidos, que estarão descritos no item Conclusão.
IV – Na Introdução devem ser expostas as razões determinantes da escolha do tema proposto para o estudo.
A coleta de dados é uma das etapas mais importantes da pesquisa, pois é o momento no qual o pesquisador recolherá as informações importantes para verificar a realidade e responder ao problema da pesquisa. A forma de apresentação desses dados deve ser suficientemente adequada para que um trabalho rico não perca sua qualidade em função da precariedade na apresentação das informações. Uma das formas de apresentação dos dados obtidos no estudo, principalmente os denominados quantitativos, é por meio de tabelas e gráficos. Sobre as tabelas e gráficos analise as afirmativas a seguir: 
I – Toda tabela deve ter título, inscrito no topo, para indicar a natureza e a abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos. 
II – A tabela apresenta os dados numéricos de uma coleta de dados visando a clareza das informações apresentadas. 
III – Os gráficos são muito úteis na apresentação de dados quantitativos, pois facilitam sua visualização podendo ser de barras, setores ou lineares. 
A literatura científica é a parte da comunicação científica que está organizada e sistematizada em livros, periódicos ou outros veículos formais. Entretanto, existem os veículos informais, tais como debates e apresentações orais de estudos e pesquisas. A comunicação científica é a informação que se apresenta em congressos, reuniões, simpósios, dentre outros na qual são expostos os resultados de estudos. Outro tipo de documento que visa divulgar estudos científicos são os informes científicos, que podem ser compreendidos como: Escolha uma:
d. Um trabalho bastante sucinto se limitando a descrição dos resultados obtidos por meio das pesquisas de campo, de laboratório ou documental. 
Conforme a NBR 6022 (2003) o artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos e técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. É estruturado em três elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré-textuais são constituídos por: Escolha uma:
c. Título e subtítulo (se houver), nomes dos autores, resumo na língua do texto e palavras-chave na língua do texto. 
Para a elaboração de um texto científico, alguns cuidados devem ser tomados não apenas com relação ao conteúdo, mas também com relação à forma. Para padronizar e facilitar a elaboração desses documentos, deve-se recorrer à normalização específica. As normas da ABNT oferecem uma forma de padronização e são, atualmente, as mais adotadas especialmente nas produções nacionais. Analise a seguinte citação: 
“O resumo indicativo tem uma natureza essencialmente descritiva sobre o que foi realizado, contendo informações gerais sobre os assuntos constantes do trabalho. É usado preferencialmente em relatórios, técnicas e artigos de revisão.” (FERREIRA, 2011, p.49). 
Por se tratar de citação direta, é possível afirmar que está: Escolha uma:
e. Totalmente correta, no que se refere ao formato da citação e indicação da fonte. 
As referências seguem uma determinada ordenação e estrutura a depender da natureza do documento ao qual se refere. Analise em qual das alternativas abaixo a referência bibliográfica está correta. Trata-se de uma referência de livro: Escolha uma:
c. CHURCHILL, Gilbert; PETER, Paul J. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 
2

Outros materiais