Buscar

EXERCÍCIOS II doc Pessoa jurídica_bens alunos

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS II
(Pessoa Jurídica/Bens)
ASSINALE VERDADEIRO (V) OU FALSO (F), APONTANDO O ARTIGO CORRESPONDENTE, QUANDO HOUVER
1. Bens divisíveis são os que se podem fracionar sem alteração na sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam. (__) 
2. O domicílio da União é o Distrito Federal. (__) 
3. Entende-se por bens móveis por antecipação os bens incorporados ao solo mas com a finalidade de separação para transformação em móveis. Em outras palavras, são bens imóveis que a vontade humana mobiliza em função da finalidade econômica. Exemplo: árvores convertidas em lenha. (__) 
4. São pessoas jurídicas de direito privado: as associações; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos e as empresas individuais de responsabilidade limitada. (__)
5. São benfeitorias úteis as que têm por fim conservar o bem ou evitar que se deteriore. (__)
6. As energias que tenham valor econômico e o direito à sucessão aberta são bem imóveis por determinação legal. (__)
7 O Código Civil elenca o domicílio da pessoa jurídica de direito público interno e diz que das demais pessoas jurídicas, será o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. (__)
8. São pessoas jurídicas de direito público interno: a União; os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; os Municípios; as autarquias, inclusive as associações públicas; as demais entidades de caráter público criadas por lei. (__)
9. Consideram-se móveis para os efeitos legais: as energias que tenham valor econômico; os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes; os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações. (__)
10. São benfeitorias voluptuárias as de mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valor. (__)
11. São benfeitorias os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro. (___)
12. Perdem o caráter de imóveis: as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local; os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem. (___)
13. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. (___)
14. São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social. (__)
15. São infungíveis os móveis que podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade. (___)
16. Um casa é considerada bem imóvel por acessão industrial. (__) 
17. As benfeitorias podem ser voluptuárias, úteis ou necessárias. (___)
18. Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de imóveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio. (___)
19. São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento das organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. (___)
20. São singulares os bens que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais. Exemplo biblioteca. (___)
21. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo (___)
22. Acessório é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; principal, aquele cuja existência supõe a do principal. (___)
23. São exemplos de bens de uso especial rios, mares, estradas, ruas e praças (___)
24. Decai em cinco anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. (__)
25. São bens públicos os de uso comum do povo, os de uso especial e os dominicais (__)
26. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. Se isso acontecer, a sociedade terá que ser extinta. (___)
27. Consideram-se imóveis para os efeitos legais: os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, o direito à sucessão aberta e os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem. (___)
28. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade. (___)
29. São benfeitorias necessárias as que aumentam ou facilitam o uso do bem. (___)
30. Se a pessoa jurídica tiver administração coletiva, as decisões se tomarão pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. (___)
31. São bens de uso comum do povo edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. (___)
32. Os bens públicos dominicais constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades. (___)
33. O domicílio de cada Estados é a respectiva capital. (___)
34. São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente. (___)
35. São consumíveis os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, sendo também considerados tais os destinados à alienação. (___)
36. A qualidade de associado é intransmissível, se o estatuto não dispuser o contrário. (___)
37. O domicílio do Município é o lugar onde o Prefeito atende a população. (___)
38. Um cachorro é um bem móvel semovente. (___)
39. A fundação somente poderá constituir-se para fins de assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação; saúde; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; pesquisa científica, desenvolvimento de tecnologias alternativas, modernização de sistemas de gestão, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; promoção da ética, da cidadania, da democracia e dos direitos humanos; e atividades religiosas. (___)
40. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso. (__) 
41. Velarão pelas fundações o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública onde situadas. (___)
42. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. (___)
43. Quem não tem residência habitual, ter-se-á por domicílio o lugar onde for encontrada. (___)
44. Constituem-se as fundações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos. (___)
45. Supondo-se que a porta de uma casa foi provisoriamente retirada para realizar um conserto e, logo após, foi recolocada, quando esteve fora da casa, a porta não perdeu o caráter de móvel. (___)
46. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.(___) 
1

Continue navegando