Buscar

AV1 - Fisioterapia na Saúde da Criança (3001) - 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PDF
	Imprimir
	Gabarito
	Prova
	Fechar
	AV1
Nome do(a) Aluno(a):__JOSIANE VIEIRA CAETANO
_____________________________________________
	
Matrícula:_201701095491___________
	Disciplina: SDE0105 / FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA (3001)____________
	Data:14 /05 /2020
	
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. No momento da prova, você deve dedicar-se exclusivamente a esta atividade. É importante que você se programe para realizar sua prova sem interrupções e no tempo estipulado pelo professor. Terminando a prova, o aluno deverá entregar a avaliação, devidamente identificada, via Teams, no qual o aluno deverá ir em equipe, clicar em tarefa, em seguida, adicionar trabalho e carregar este dispositivo, selecionar o arquivo em seu computador e clicar em entregar. Pronto, sua avaliação foi entregue! 
 
Boa prova!!!
	
1) G.T.S. é uma criança de 8 meses, do sexo masculino e com diagnóstico de galactosemia (incapacidade do organismo de metabolizar a galactose em glicose) e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor devido a prematuridade. Ao colher os dados da história materna, mãe relatou que G.T.S. é o primeiro e único filho, e que ficou grávida aos 42 anos. Fez acompanhamento médico realizando o pré-natal corretamente com boa evolução da gestação até aproximadamente a 26ª semana, quando começou a apresentar edema de membros inferiores e elevação dos níveis de pressão arterial, sendo diagnosticada com pré-eclâmpsia. A partir de então passou a tomar medicação para controle da pressão arterial, porém na 31ª semana foi verificado a ocorrência de perda de líquido amniótico e redução dos batimentos cardíacos fetais, o que levou a realização de uma cesárea de urgência. Não houve intercorrências durante o parto e embora G.T.S. ter nascido prematuro apresentou um APGAR igual a 7 no primeiro e 8 no quinto minuto, respirando bem sem necessidade de ventilação mecânica, mantendo uma SpO2 = 94% com 2l/min de oxigênio, sendo ofertado por meio de cateter nasal, permanecendo na UTI para observação e ganho de peso (1.430 gramas de peso ao nascimento). Criança estava evoluindo bem, com estabilidade clínica, porém sem ganho de peso, o que levou a realização de biópsia de fígado aos 21 dias, quando foi diagnosticado com galactosemia. Após o diagnóstico foi feita a adequação do leite, substituindo o leite materno pelo leite zero lactose, começando, a partir de então a ganhar peso. Devido ao prolongado tempo de internação na UTI, criança adquiriu pneumonia hospitalar, necessitando de CPAP e fisioterapia respiratória para remoção de secreção pulmonar, permanecendo na UTI por mais 10 dias, quando recebeu alta para a enfermaria com bom estado geral de saúde. Analise o quadro clínico acima e responda as seguintes questões: 
a) De acordo com o APGAR no 1º minuto, qual o grau de anóxia apresentado por G.T.S. ao nascimento? (0,25)
RESPOSTA: Anóxia leve
b) Sabe-se que ao nascimento G.T.S. pesou 1.430 gramas. Como ele foi classificado quanto ao peso? (0,25)
RESPOSTA: PIG, pequeno para a idade do peso
c) Como descrito no quadro clínico acima, a criança evoluiu com pneumonia hospitalar necessitando de fisioterapia respiratória para remoção de secreção pulmonar. Sabe-se que a fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia se dispõe de várias técnicas e manobras com o objetivo de higiene brônquica. Dentre elas, destaca-se a AFE passiva. Explique, com suas palavras, como esta técnica pode ser realizada em recém-nascido prematuro. (1,0) 
RESPOSTA;): 
Coloca-se uma mão entre e o tórax da criança (entre a fúrcula esternal e a linha intermamária) e a outra sobre o abdome (em cima do umbigo) e faz um movimento sincrônico aproximando as duas mãos do início ao fim da expiração. Posicionando a recém-nascido decúbito dorsal elevado. Pode ser dividida em aceleração do fluxo expiratório rápido ou lento 
d) Cite mais 4 técnicas/manobras de higiene brônquica, além da AFE passiva, que poderia ser realizada com G.T.S., durante o período que estava com pneumonia. (0,5)
RESPOSTA:vibração,aspiração,vibro-compressão,percussão/tapotagem,flutter
2) T.F.M., sexo masculino, com 1 ano e 6 meses de idade e com atraso do desenvolvimento motor devido a paralisia cerebral leve, com hemiparesia à esquerda foi encaminhado pelo pediatra para acompanhamento e tratamento fisioterapêutico. Na avaliação motora a fisioterapeuta observou que a criança conseguia realizar os seguintes movimentos: rola com dissociação para ambos os lados, passando de prono para supino e de supino para prono com facilidade; passa da posição supina para sentada sozinha e permanece na posição sem apoio, com bom equilíbrio; arrasta sentada para trás com equilíbrio; em prono permanece em 4 apoios e engatinha para frente com movimentos alternados dos membros; passa da posição de gato para ajoelhada e desta para semi ajoelhada, passando para a posição em pé com bastante dificuldade sempre necessitando do apoio em algum objeto, permanecendo na posição por pouco tempo e com frequentes quedas. Durante a avaliação a fisioterapeuta também realizou a rotação da cabeça da criança para o lado, e imediatamente a criança realizou o movimento de rolar com dissociação. Após avaliação completa a fisioterapeuta enfatizou sobre a importância da participação dos pais/responsáveis nas sessões de fisioterapia. 
a) Sabe-se que a criança referida acima tem 1 ano e 6 meses e apresenta atraso do desenvolvimento motor. De acordo com a avaliação motora realizada pela fisioterapeuta, T.F.M. apresenta marcos motores de que idade? Copie do texto acima 2 movimentos que justifique sua resposta. (0,5)
Resposta:. “passa da posição de gato para ajoelhada e desta para semi ajoelhada, passando para a posição em pé com bastante dificuldade sempre necessitando do apoio em algum objeto (7 meses), permanecendo na posição por pouco tempo e com frequentes quedas”. 8 meses
b) No texto não cita, mas qual a escala de avaliação do desenvolvimento motor mais utilizada para avaliar crianças com paralisia cerebral? Colocar nome completo da escala. (0,25)
RESPOSTA:Teste de Denver II,Escala Motora Infantil de Alberta,Medida de Função Motora Grossa(GMFM)
c) Analisando a última parte da avaliação, descrita no quadro clínico acima, qual o reflexo/reação foi testado pela fisioterapeuta? A resposta da criança foi positiva ou não? Copie do texto acima o trecho que comprove sua resposta. (1,0)
RESPOSTA:REAÇÃO DE ENDIREITAMENTO CERVICAL E LABIRÍNTICO
d) Na fisioterapia, sabe-se que um dos métodos clássicos de tratamento em crianças com atraso do desenvolvimento motor é o Conceito Neuroevolutivo Bobath. Levando em consideração a avaliação realizada pela fisioterapeuta, no quadro clínico acima, foi possível observar a seguinte dificuldade apresentada pelo paciente: “passa da posição de gato para ajoelhada e desta para semi ajoelhada, passando para a posição em pé com bastante dificuldade sempre necessitando do apoio em algum objeto, permanecendo na posição por pouco tempo e com frequentes quedas”. Diante do exposto, cite dois pontos chave, um proximal e outro distal, que você utilizaria para facilitar o movimento descrito acima. (0,25)
 
RESPOSTA: proximal quadril,distal cotovelo

Outros materiais