Buscar

Máquinas Virtuais: Computadores dentro do Computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Vinicius Soares Nº37 IRD1AT
Máquinas Virtuais
Uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado. De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”. Uma máquina virtual é um software de ambiente computacional em que um sistema operacional ou programa pode ser instalado e executado. De maneira mais simplificada, podemos dizer que a máquina virtual funciona como um “computador dentro do computador”. Ela é executada em uma janela, assim como outros programas, proporcionando ao usuário final a mesma experiência na máquina virtual que ele teria no sistema operacional host. A máquina virtual fica localizada e uma área restrita, separadamente do resto do sistema, o que significa que o software dentro de uma máquina virtual não pode escapar ou manipular o próprio computador.
Uma máquina virtual serve para vários propósitos. Com uma máquina virtual é possível desenvolver e testar aplicações para vários sistemas operacionais. É possível escalar a infraestrutura de TI para acomodar uma carga de trabalho maior. Além disso, serve para migrar dados de sistemas legados. Também para melhorar a continuidade do negócio.
Uma função-chave das virtual machines é a de fazer snapshots, espécies de fotografias do sistema capturadas em um determinado momento, por meio das quais pode-se recuperar totalmente o sistema de quaisquer modificações anteriormente realizadas. Com isso, as snapshots são um mecanismo eficiente de disaster e recovery, que possibilita a restauração de uma vm em poucos instantes caso algo interrompa sua operação normal.
Apesar de não serem imunes a virus, as máquinas virtuais permitem que o usuário pegue virus de forma a não comprometer seus sistema físico. Entretanto, se a máquina virtual estiver conectada a rede interna o atacante pode utilizá-la para atacar outras maquinas.
Se você trabalha com desenvolvimento de software, as máquinas virtuais são excelentes opções para testar a sua aplicação em diferentes sistemas operacionais.
Para navegação na internet, as virtual machines mostram-se também a opção mais segura, já que são imunes a vírus. Uma informação interessante é que os dados da máquina virtual ficam isolados no seu disco, portanto, não representam ameaça de infecção. Caso tenha que abrir um e-mail suspeito ou instalar um software não confiável, existe uma opção segura para fazê-lo: as máquinas virtuais.
Links utilizados na pesquisa: · https://www.opservices.com.br/maquinas-virtuais/ · https://www.tecmundo.com.br/maquina-virtual/232-o-que-sao-maquinas-virtuais-.htm · https://www.infonova.com.br/artigo/o-que-e-e-para-que-serve-uma-maquina-virtual/ · https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-a-virtual-machine/

Outros materiais