Buscar

Um conceito importante no processo saúde

Prévia do material em texto

Um conceito importante no processo saúde, doença e bem-estar na perspectiva da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN): resiliência, ou seja, competências e de habilidades, influenciada por características, inclusive socioculturais, que favorecem a superação de fatalidades e o fortalecimento individual e coletivo.
Qual estratégia do cuidado de saúde tem o potencial de revelar a resiliência da comunidade negra, de cultura de matriz afro-brasileira, atendida pela sua US?
Escolha uma:
a. Pesquisa sobre a história da família
b. Pesquisa sobre histórias familiares e exposição 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Pesquisa sobre as histórias das famílias da comunidade adstrita e a exposição dos achados:
· é uma estratégia com potencial demolidor do racismo institucional pois explicita as informações e os conhecimentos sobre vários aspectos da cultura da clientela tanto a própria comunidade quanto para os profissionais de saúde. E preconceito se combate ou previne com informação e conhecimento.
c. Diagnóstico de saúde coletiva
d. Intervenção em crise
e. Entrevista motivacional
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Use a figura abaixo para responder a questão que se segue.
 
O gráfico acima mostra o fenômeno racismo institucional que é o foco da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Qual estratégia melhor identifica o racismo institucional:
Escolha uma:
a. nenhuma das respostas anteriores 
Esta não é a melhor alternativa de resposta, pois as respostas anteriores têm um grau de acerto e afinidade com a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e sua implantação.
b. a observação da forma de acolhimento na Unidade
c. a comparação dos dados entre grupos populacionais
d. o grau de participação do controle social negro na Unidade
e. a identificação do(a)usuário(a) que sofre injúrias
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma área de conflito em potencial nas relações entre profissional de saúde e cliente pertencente à cultura negra é o tempo. Nas culturas afro-brasileiras, por exemplo, a orientação é para o tempo presente e não para o tempo futuro. Esta diferença cultural entre profissional de saúde e cliente pode comprometer as medidas de cuidado de saúde (hipertensão arterial, por exemplo, que não tem sintomas) e esquemas de medicamento de longo prazo (tratamento de tuberculose, por exemplo).
Diante do exposto, você conclui que, na perspectiva da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e do cuidado culturalmente seguro e eficaz, qual das seguintes providências é prioritária para a promoção da saúde do(a) cliente do SUS?
Escolha uma:
a. Ensino sistemático que enfatiza a explicação da doença e do tratamento
b. Ensino sistemático que enfatiza as complicações futuras
c. Ensino sistemático que enfatiza os problemas de longo prazo
d. Ensino sistemático que enfatiza os problemas de curto prazo 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. O ensino sistemático e sistematizado deve enfatizar os problemas de curto prazo. A aprendizagem não é uma esfera isolada da vida, como a nossa escola, mas um processo que se realiza a partir de dentro, participativamente. Aprende-se à medida que se faz, que se vive.
No que se refere ao cuidado de saúde, as pessoas com predomínio de orientação para o tempo presente (ascendência africana, indígena, entre outras) têm menor probabilidade de utilizar medidas preventivas de saúde, como por exemplo, podem não ver sentido em tomar o medicamento antihipertensivo se não estão sentindo nada ou podem não tomar a pílula contraceptiva porque não farão sexo neste dia. Mesmo que não consigam ver adiante a possibilidade de prevenir um AVC ou uma gravidez indesejada, as pessoas com orientação para o tempo presente entendem que poderão lidar com o problema quando e se ele acontecer.
Cabe ressaltar ainda que as baixas condições sócio-econômicas também forçam as pessoas a manterem a orientação para o tempo presente, com baixíssima probabilidade de fazer planos para o futuro por estarem preocupadas em sobreviver a cada dia.
Portanto, o alfabetismo em saúde tem o potencial de melhorar e tornar equânimes os resultados terapêuticos.
Consequentemente, deve também ser institucionalizado e fazer parte do plano estratégico das Unidades de Saúde quanto à implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Por ser reconhecido como um recurso poderoso de empoderamento, o alfabetismo em saúde foi incluído como uma estratégia no programa simplificado de educação do(a) paciente “Ask me 3™”
A estratégia da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) são as:
“3 cutucadas”:
 
Inclua na sua prática profissional o método “ensine de volta ou mostre-me ou diga o que entendeu com suas palavras”
e. nenhuma das respostas anteriores
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Há séculos que existe no Brasil mobilização social, combate ao racismo, a exclusão e desigualdade social. No campo da saúde estas lutas culminaram na conquista da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)) aprovada em novembro de 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde. Ao aprovar esta política o Ministério da Saúde reconhece os processos históricos de luta e resistência desta população desde o período colonial, até os dias de hoje. Reconhece, que as condições sociais nas quais os (as) negros (as) vivem, e o racismo a que estão submetidos (as) são determinantes da sua situação de saúde. E, ainda, reconhece o racismo institucional como produtor e reprodutor de práticas discriminatórias que resultam na oferta de serviços de baixa qualidade aos grupos raciais discriminados.”
A passagem acima ilustra um intervalo particular da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no enfrentamento do racismo institucional no SUS. Qual é este?
Escolha uma:
a. intervalo de decisão
b. intervalo de implementação 
Esta não é a melhor alternativa de resposta. É uma barreira atual ao acesso à saúde & bem-estar pela população negra é então o intervalo de implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
c. intervalo de tempo
d. intervalo de impacto
e. intervalo de ação
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue a sentença em itálico de acordo com o critério dado abaixo:
"A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) inicia e termina no ponto do cuidado PORQUE o encontro clínico isento de vies étnico-racial-cultural tem como consequência resultados terapêuticos e equânimes entre os grupos populacionais."
Escolha uma:
a. A assertiva e a razão estão ambas corretas, mas a razão é inválida.
b. A assertiva está correta, mas a razão é incorreta.
c. A assertiva é incorreta, mas a razão é correta.
d. Ambas, assertiva e a razão, estão incorretas.
e. A assertiva e a razão estão ambas corretas, e a razão é válida. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) começa e termina no ponto do cuidado porque, embora o racismo institucional seja evidenciado nos dados epidemiológicos desagregados por raça/cor (efeito), o racismo institucional no SUS é desconstruído por meio de uma relação profissional de saúde-cliente centrada na pessoa, isenta de discriminação étnico-racial e inclusiva das práticas de saúde afro-brasileiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A SMS do seu município, por meio da Coordenação de Saúde da População Negra, convidou profissionais de saúde, gestores(as), controle social e lideranças de culturas negraslocais, incluindo lideranças de religiões afro-brasileiras, para operacionalizar a implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
No início da reunião, profissionais e gestores(as) que se declaram evangélicos retiraram-se do recinto alegando que as lideranças de religiões afro-brasileiras representam o demônio.
Como você julga a reação dos(as) profissionais e gestores(as) que se retiraram do recinto sem participar da reunião para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)?
Escolha uma:
a. EXCELENTE (Todos(as) estão corretos porque essas religiões são feitiçaria e seus representantes falam em nome do demônio)
b. INACEITÁVEL (Esta reação demonstra uma situação de intolerância religiosa e frontal desrespeito às pessoas convidadas pelo Estado para uma reunião de trabalho e às Leis) 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. INACEITÁVEL! O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.
Além do mais a intolerância religiosa para as religiões de matriz africana não pode ser o “novo racismo” e comprometer a desconstrução do RI (e de outras formas de discriminação) no SUS.
Fonte: http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/04/16/intolerancia-religiosa-e-crime-de-odio-e-fere-a-dignidade
c. MEDÍOCRE (Ao saírem da reunião perderam o direito de protestar quanto à inclusão de religiões afro-brasileiras no SUS)
d. BOA (Todos(as) estão corretos porque essas religiões são feitiçaria e não devem fazer parte das ações de saúde, mas não tenho certeza de que seus líderes representam o demônio).
e. REGULAR (Todos(as) estão corretos porque ninguém é obrigado a ficar ao lado de quem não gosta ou concorda)
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes ações:
I-                    Criação de espaços públicos onde o direito a participação possa ser exercido por pessoas e grupos no sentido de desenvolver a cooperação social.
II-                  Ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde no sentido de promover, colaborar e garantir sua representação nas políticas públicas da saúde e intersetoriais
III-                Ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na divulgação da própria POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) na sua Unidade de Saúde e na comunidade do território. 
São pontes de acesso à saúde da população negra:
Escolha uma:
a. O item II é uma barreira de acesso
b. O item I é mais viável que o item III
c. Somente o item III é viável como ponte de acesso
d. Nenhum dos itens é suficientemente viável como ponte de acesso
e. O item I e III são pontes de acesso 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Uma ponte para o acesso à saúde pela população negra é a criação de espaços públicos onde este direito possa ser exercido por pessoas e grupos no sentido de desenvolver a cooperação social. Através da participação é possível que se expressem os grupos sociais mais vulneráveis, os mais oprimidos e os menos ouvidos, portanto é preciso persistir nos mecanismos de participação e controle social duramente conquistados e aprender a se fazer representar, negociar interesses coletivos e partilhar soluções.
Uma ponte para o acesso à saúde ela população negra e para implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) no ponto do cuidadoé ação dos(as) trabalhadores(as) da saúde na divulgação da própria POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) na sua Unidade de Saúde e na comunidade do território.  A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) foi aprovada no CNS por unanimidade, portanto, a divulgação da política sua discussão nos Conselhos locais de saúde e sua implementação na Unidade de Saúde é de responsabilidades de todos, cada um no seu nível de atuação.
Fonte: BRASIL Lei 8142 de 1990, disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Lei8142.pdf acesso em 24/11/13
BRASIL. Lei 8080 de 1990, disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LEI8080.pdf acesso em 24/11/13
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde – SUS.  2007. Disponível em http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/miolo_pep.pdf
BRASIL. Portaria GM992 de 13 de maio de 2009. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdfacesso em 12/10/13.
MONTEIRO, M. C. S. Direito à saúde e participação Social: enfrentando o racismo e a desigualdade social. In: KALCKMANN, S.; BATISTA, L. E.; CASTRO, C. M.; LAGO, T. G. SOUZA, S. R. (orgs) Temas em Saúde Coletiva – v 11 Nascer com Equidade. São Paulo: Instituto de Saúde, 2010.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)) começa e termina no ponto do cuidado porque, embora o racismo institucional (RI) seja evidenciado nos dados epidemiológicos desagregados por raça/cor (efeito), por meio de uma relação profissional de saúde-cliente centrada na pessoa, isenta de discriminação étnico-racial e inclusiva das práticas de saúde afro-brasileiras, o racismo institucional no SUS é desconstruído.
O trecho acima ilustra uma fase particular do processo da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN). Qual é esta fase?
Escolha uma:
a. Fase 3 – Processo de Tomada de Decisões e Adoção da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)
b. Fase 5 – Avaliação & Monitoramento
c. Fase 1 – Identificação do racismo institucional no SUS e formação da agenda de desconstrução do RI
d. Fase 2 – Formulação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)) 
Esta não é a melhor alternativa de resposta. No campo da saúde as lutas por equidade étnico-racial, entre outras, culminaram na conquista da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)) aprovada em novembro de 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde.
Mas, a partir do estágio do reconhecimento do problema, o racismo institucional opera criando barreiras à ação que efetivamente garanta a participação cidadã da população negra na gestão do SUS.
A barreira atual ao acesso à saúde & bem-estar pela população negra é então o intervalo de implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN).
e. Fase 4 – Implementação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Promoção da Saúde é uma estratégia demolidora do RI e facilitadora da implantação da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), nesse sentido para um planejamento adequado de ações de promoção da saúde é recomendável:
Escolha uma:
a. Identificar as necessidades de saúde das minorias raciais com destaque para suas questões culturais.
b. Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta.A educação popular em saúde favorece a capacitação de indivíduos, famílias e comunidades para que possam atuar em prol de mudanças voltadas à superação de desigualdades sociais (determinantes sociais da saúde) e melhoria de suas condições de vida. A ESF deve ocupar um posto central mobilizadora e integradora dos projetos e das equipes, e das ações de promoção da saúde baseada na comunidade.
Política Nacional de Educação Popular em Saúde disponível em: http://www.ensp.fiocruz.br/portalensp/informe/site/arquivos/anexos/34d8877cdc713e2b70d1f8f85f43d9ccf6116c0e.PDFc. Investir na educação popular voltada à participação como exercício de cidadania, construindo o planejamento estratégico em saúde com a comunidade e equipes de saúde, integrando projetos e políticas no sentido de superar as desigualdades sociais.
d. Estabelecer ações intersetoriais em um processo de construção coletiva com as diversas Secretarias de governo para construção de um plano estratégico.
e. Identificar as condições de adesão aos tratamentos, frequência as consultas médicas, como por exemplo cobertura de pré natal, a fim de priorizar aqueles que pertencem ao território e que cumprem os regulamentos exigidos para acesso aos serviços.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), qual estratégia para a entrevista clínica tem o potencial de desconstrução do racismo institucional?
Escolha uma:
a. habilidade de desenvolver a consciência crítica
b. habilidade de fazer pergunta sensível.
c. habilidade de monitorar as iniquidades étnico-raciais em saúde 
Esta não é a melhor alternativa de resposta. A habilidade de monitorar as iniquidades étnico-raciais em saúde é geral para a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN), mas não específica da entrevista clínica.
- Uma estratégia demolidora do racismo institucional é o monitoramento e correção das iniquidades e disparidades étnico-raciais em saúde pois estas constituem estressores crônicos e fatores de risco para a saúde da população negra. Como o racismo institucional só é captado objetivamente na comparação dos dados de saúde ou doença entre as populações, para sua prevenção e o seu combate é imperativo o monitoramento contínuo das diferenças, iniquidades e disparidades étnico-raciais desde a Unidade até o Ministério da Saúde. Um padrão-ouro para desconstrução do racismo institucional em saúde é monitoramento regular e continuado das iniquidades étnico-raciais nos resultados terapêuticos da Unidade de Saúde, em particular, e do SUS, como um todo.
d. habilidade de pesquisar sobre as histórias das famílias
e. habilidade de implementar  participação cidadã
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Observe o gráfico a seguir:
Diante do fato de que a RMM de mulheres pretas com escolaridade de12 ou mais anos é de 344,83 (pardas 26,40) e de mulheres brancas 38,46.
Qual das seguintes ações é mais apropriada para redução da iniquidade étnico-racial nestas circunstâncias?
Escolha uma:
a. Monitorar a percentagem (%) de pretos e pardos rastreados para a Redução da Transmissão Vertical da Sífilis e com taxa de sucesso maior ou igual a 95% no tratamento.
b. Capacitação da equipe de saúde sobre auto-consciência quanto a atitudes e comportamentos sobre estereótipo étnico-racial, de gênero e outros, na relação com a cliente, identificando situações potenciais de racismo, preconceito e discriminação que possam estar acontecendo no atendimento e buscar medidas de enfrentamento. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta.  A iniquidade étnico-racial no estrato da população negra com alta escolaridade evidencia que a causa da mortalidade não é “econômica” e sim o racismo institucional.
A marca da “cor” está estampada na pela da cliente é o olhar enviesado(a) profissional de saúde não vê a pessoa e sim um estereótipo ou uma generalização e, desta forma,não cuida. Julga. O desenvolvimento da consciência crítica sobre suas crenças,atitudes e comportamentos em relação à pessoa negra, em especial, à mulher negra, neste caso é a ação mais adequada para correção das iniquidades, o que não exclui as demais.
c. Ofertar horário ampliado para as consultas pré-natais (noite e final de semana), tornando a Unidade mais acolhedora para as gestantes.
d. Aumentar a captação de gestantes no inicio da gravidez, por meio da articulação com as instituições de cultura negra e controle social no território a divulgação sobre a realização de teste rápido de gravidez na US
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ESF do município de Angelus realizou o diagnóstico da situação de saúde para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), os fatores de risco ou problemas encontrados foram: sobrepeso e obesidade, circunferência abdominal aumentada, pressão arterial elevada, hipercolesterolemia, triglicerídeos elevados, glicemia elevada, disfunção renal, alteração no ECG. Os fatores de proteção menos prevalentes na população examinada foram: a prática de atividade física no lazer e o consumo de cinco porções de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias da semana. Com base nos resultados do inquérito, você observa que mesmo com a cobertura da ESF os resultados de saúde são insatisfatórios, sendo preciso identificar tanto as barreiras ao cuidado quanto as pontes ao acesso. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a barreira ao cuidado de saúde com a respectiva ponte na perspectiva da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN):
Escolha uma:
a. Receber o papel de encaminhamento necessário e agendar exames e consultas especializadas é uma das barreiras de acesso ao cuidado, a ponte para superação dessa barreira é garantir o funcionamento da rede referencia e contra referencia para que o usuário receba as orientações necessárias para ser capaz de conseguir seus agendamentos no lugar certo, por seu próprio esforço.
b. O usuário ser capaz de atender a prescrição médica é uma barreira de acesso ao cuidado, uma ponte para essa barreira pode ser a realização de grupos de orientação na unidade de saúde.
c. O acesso aos programas de saúde é uma das barreiras que pode ser superada através da utilização de cartazes visíveis nas Unidades de Saúde informando o horário dos atendimentos.
d. Receber a informação sobre seu diagnóstico pode ser uma barreira de acesso a saúde, a ponte para superação dessa barreira é a realização da pós consulta realizada pelo agente de saúde de modo a garantir explicações quanto ao diagnóstico e a prescrição médica.
e. A comunicação com a própria equipe de saúde pode ser uma importante barreira para acesso da população à saúde, uma ponte de acesso pode ser desenvolver medidas de monitoramento e avaliação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e de Humanização. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. As diretrizes da POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) e da PNH traçam descrevem pontes fundamentais para o acesso da população á saúde. A comunicação do usuário com a equipe de saúde é fundamental, segundo NATIONS et al (2007) os usuários valorizam mais, no profissional, a competência humana de ser afetivo, de conversar e incluí-lo em decisões clínicas, do que sua habilidade técnica.
Fonte: NATIONS, Marilyn K.; GOMES, Annatália Meneses de Amorim. Cuidado, "cavalo batizado" e crítica da conduta profissional pelo paciente-cidadão hospitalizado no Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 23, n.9, Sept./ 2007 .   Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000900018&lng=en&nrm=iso . Acesso em  25/11/2013.
Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf
Política Nacional de Humanização http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 13
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue a sentença em itálico:
“A busca ativa é parte inerente ao processo de inclusão das pessoas socialmente vulneráveis no Sistema de Saúde PORQUE quanto maior a taxa de inclusão destas pessoas é que a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) será considerada bem sucedida.”
Escolha uma:
a. A assertiva está incorreta, mas a razão está correta. 
Esta não é a melhor alternativade resposta.“A busca ativa é parte inerente ao processo de inclusão das pessoas socialmente vulneráveis  (OK, mas não garante necessariamente a inclusão de pessoa sujeita a estereótipo étnico-racial) no Sistema de Saúde PORQUE quanto maior a taxa de inclusão destas pessoas (OK, mas é preciso garantir maior % de pretos & pardos nos programas de saúde) é que a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN) será considerada bem sucedida.”
b. A assertiva e a razão estão ambas corretas e a razão é válida.
c. A assertiva e a razão estão ambas corretas, mas a razão está inválida.
d. A assertiva está correta, mas a razão está incorreta.
e. Ambas, assertiva e a razão, estão incorretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A criação e a manutenção de uma cultura “ubuntu”, ou seja, de parceria, de coexistência, entre pacientes e profissionais de saúde exigem que os(as) profissionais desenvolvam um conjunto específico de habilidades e atributos, tais como:
- entendimento da perspectiva do(a) paciente, de sua cultura e práticas de saúde
- consciência crítica sobre crenças e preconceitos de que “o(a) paciente não tem condição de entender o que o(a) profissional deve para explicar”, assim como sobre suas atitudes e comportamento relacionados
-consciência crítica sobre crenças e preconceitos de que “a pro-atividade do(a) cliente é percebida pelo(a) profissional como uma ofensa”, assim como sobre suas atitudes e comportamento relacionados
- habilidade de suscitar as preferências do(a) paciente e levá-las em consideração no planejamento do cuidado de saúde
- habilidade de comunicar informação sobre risco e probabilidade
- habilidade de apoiar o(a) paciente no autocuidado e no autogerenciamento dos sintomas.
- habilidade de usar as novas tecnologias de informação e comunicação para apoiar o(a) paciente no autocuidado e no autogerenciamento dos sintomas
- habilidade de gerenciar o tempo efetivamente para tornar tudo isso possível
Qual das estratégias a seguir melhor encoraja o(a)usuário(a) a ter um papel ativo na consulta médica?
Escolha uma:
a. resultados de pesquisa sobre o problema de saúde e tratamento como recurso para a tomada de decisão do(a) usuário(a) junto com o(a) profissional de saúde.
b. profissional de saúde orienta usuário(a) sobre a informação útil a respeito de seu problema de saúde e tratamento.
c. acesso do(a) usuário(a) ao seu prontuário clínico.
d. autocuidado apoiado para ajudar o(a) usuário(a) com o seu problema de saúde, questões emocionais, entre outras, e tratamento.
e. cartão com exemplos de perguntas que o(a) usuário(a) pode querer fazer sobre seu problema de saúde e tratamento. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. Todas as estratégias são importantes, mas a melhor é a que também promove a qualidade da comunicação entre paciente e profissional tem relação direta com a qualidade do cuidado de saúde e sua segurança. Neste sentido, ANVISA (2013) destaca a estratégia “Ask me 3™” de comprometimento de pacientes e familiares no encontro clínico. Nós propomos algo semelhante: “3 cutucadas”:
 
Assim, e principalmente em caso de “ausência” do(a) profissional no encontro clínico, cliente e família empoderados garantem ao menos sua segurança clínica por meio de “3 cutucadas” na forma de perguntas simples que levem à compreensão do problema, sua solução e grau de participação no cuidado de saúde.
Uma ponte para o empoderamento do(a) cliente no encontro clínico é  educação em saúde de cliente e família sobre as “3 cutucadas”.
Fonte: COULTER, A et al Where are the patients in decision-making about their own care?  World Health Organization, 2008.Disponívelem: http://www.who.int/management/general/decisionmaking/WhereArePatientsinDecisionMaking.pdf
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No mês passado, foi publicado no Boletim Epidemiológico de sua cidade a análise epidemiológica sobre a tuberculose, período 2001-2011, do qual destacamos o seguinte trecho:
Quanto à incidência de tuberculose entre homens e mulheres em relação a raça, observa – se que:
· a incidência da tuberculose pulmonar bacilífera de mulheres negras é igual a dos homens brancos;
· a incidência das mulheres em geral e as de raça/cor branca é muito abaixo do patamar das mulheres negras
· a incidência de homem de raça/cor negra/parda se mantém em patamar mais elevado em todo o período analisado e o risco é duas vezes o do homem raça/cor branca
Conclui-se sobre o impacto dos determinantes sociais da tuberculose, pois não há uma questão genética de maior susceptibilidade. Portanto, o trabalho na tuberculose precisa levar em conta a equidade em saúde também em relação à raça/cor.
Qual das seguintes ações é a mais adequada nestas circunstâncias, considerando a POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA(PNSIPN)?
Escolha uma:
a. Contribuir para o fortalecimento do cuidado baseado na atenção primária de saúde
b. Tratar TB-HIV, MDR-TB, e as necessidades das populações pobres e vulneráveis.
c. Engajar todos(as)os(as) profissionais de saúde
d. Manter a alta qualidade do tratamento supervisionado (DOTS), assim como sua expansão e melhoria.
e. Empoderar as pessoas com TB, assim como as comunidades por meio da parceria e participação ativa nas decisões sobre o cuidado de saúde. 
Parabéns! Esta é a melhor alternativa de resposta. A OMS recomenda a defensoria, a comunicação dos dados pro

Continue navegando