Buscar

Atividade avaliativa SI- 2ª etapa-1 Klebson Henrique

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
	VALOR: 20,0 PONTOS.
	Nota:
	CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	
	DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
 Profª Imirene Lodi dos Santos
	
	INÍCIO: 06/04/2020 às 18:45
ENCERRAMENTO: 06/04/2020 às 22:20
	
	ALUNO (A):
	
Orientações Gerais:
1. Esta atividade deve ser realizada individualmente.
2. Faça o download deste arquivo em seu computador para inserir sua resposta neste documento.
3. Poste o arquivo com sua resposta até às 22:20 do dia 06/04/2020 no AVA, na tarefa “Avaliação 2ª Etapa” da Unidade 8.
Leia o fragmento de texto apresentado abaixo. 
Fonte: Avaliação ENADE 2014. 
Considerando as informações acima e os conteúdos estudados na disciplina Empreendedorismo e Inovação, elabore um texto dissertativo acerca do seguinte tema:
A importância da inovação para o desenvolvimento sustentável.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
· contribuição obtida a partir da aproximação entre os agentes que compõem o ecossistema de inovação; (valor: 5,0 pontos)
· relação entre inovação, tecnologia e sustentabilidade; (valor: 5,0 pontos)
· elementos que contribuem para a inovação nas organizações; (valor: 5,0 pontos)
· estímulos e fomento à inovação no Brasil. (valor: 5,0 pontos)
--------
Escreva abaixo sua resposta:
Quando falamos sobre empresas e atitudes sustentáveis sempre mencionamos a necessidade de investir em inovação, ou seja de realizar mudanças e passar a enxergar as coisas de outras formas para encontrar novas soluções.Hoje em dia nós estamos vendo o crescimento da cultura da inovação, e por isso as empresas que mais se destacam são aquelas que apresentam algo novo para o mercado, seja uma tecnologia, um método ou um propósito diferente. Dessa forma, não faz sentido pensar em desenvolvimento sustentável sem juntar-se a essa tendência. Afinal, se nós já estamos realizando as coisas de forma diferente em áreas como saúde, entretenimento, gastronomia, marketing, arte, entre tantas outras, por que a construção seria diferente? É preciso sair da zona de conforto e colocar o cuidado com o meio ambiente como uma das coisas mais importantes na hora de pensar em realizar projetos e comprar materiais, e para isso você tem que inovar!
A inovação é um dos principais fatores que influenciam o crescimento econômico dos países, sendo essencial para a geração de vantagem competitiva em ambientes altamente turbulentos. A habilidade em inovar é diretamente relacionada com a capacidade competitiva dos indivíduos, empresas, regiões ou países, a difusão de novas tecnologias é principal para o crescimento sustentado dos resultados e aumento da produtividade, e é definida como a maneira que uma inovação é determinada desde a sua primeira aplicação para outro país, região, indústria, mercado ou empresa. Os processos de inovação e seus impactos econômicos ainda são considerados deficientes ,considerando, por exemplo, as dificuldades de divulgação e baixo índice de adoção de tecnologias fundamentais a setores críticos e com considerável potencial de contribuição para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, como os setores químico, sucroenergético, transporte e de bens de consumo. 
1. Liderança: inovação não é um departamento, é um processo. Mas é um processo diferente dos demais, por supor antecipadamente falhas. A inovação só acontece após muitas tentativas. Assim, a orientação para inovar tem de vir de cima da organização, para que seja sustentável a um grande período.
2. Metas e incentivos: se a inovação não estiver nas metas dos trabalhadores e das áreas, não se tornará prioridade. Gosto do exemplo da 3M, que há anos tem como meta para executivos de vendas que um terço da receita venha de produtos lançados no último ciclo.
3. O cliente no centro: empresas inovadoras costumam desenhar produtos, serviços e processos internos a partir da visão do cliente.
4. Cultura de aprendizado e colaboração: há alguns anos eu separaria aprendizado de colaboração. Na era digital, andam juntos. A colaboração é uma importante ferramenta para o aprendizado, visto que o conhecimento é o único ativo que se multiplica ao ser dividido. 
5. Fluxo de ideias: se aumentamos a quantidade de ideias geradas, precisamos fazer com que elas circulem pela organização e passem por críticas, testes, aperfeiçoamento. E um fluxo desestruturado tende a ser mais eficaz que o estruturado. Um exemplo comum de fluxo estruturado inclui reuniões agendadas, com periodicidade fixa, para intercâmbio de ideias. É mais produtivo o oposto: facilitar conversas informais, espontâneas e não programadas. 
Há diversas modalidades de apoio para universidades, instituições de pesquisa, e para empresas, de todos os portes e setores, que desejam inovar no Brasil.
Cada vez mais, as empresas buscam viabilizar a inovação de forma contínua, inteligente e com menor custo. Para isso, é necessário conhecer os mecanismos de apoio à inovação existentes no País, e realizar a melhor combinação entre eles. De forma a auxiliar às empresas a inovarem, a ABGI mapeou as principais oportunidades, contemplando:
 Apoio Financeiro Direto: instrumentos que viabilizam o aporte de recursos financeiros diretos em projetos, programas ou empresas inovadoras, tais como subvenções econômicas, financiamentos, recursos não reembolsáveis ICT-Empresa, venture capital, entre outros.
 Apoio Financeiro Indireto: instrumentos que apoiam a inovação nas empresas por meio de incentivos fiscais ou cláusulas de investimento obrigatórios em PD&I.
 Outras Formas de Apoio: instrumentos que apoiam as inovações nas empresas não necessariamente por um estímulo financeiro, mas por meio de apoio a serviços tecnológicos, formação de redes de cooperação, compartilhamento de infraestrutura de PD&I, aceleração de negócios inovadores, entre outros.
Com isso tudo podemos concluir que, o desenvolvimento sustentável, atualmente, é visto como uma premissa para as empresas que visam competitividade e um contínuo crescimento produtivo. Um dos caminhos para o alcance da competitividade é a diferenciação de produtos, processos e serviços, ou seja,inovar. Mas, para estar em dia com as demandas sociais a empresa precisa demonstrar sua preocupação e interesse em preservar o meio ambiente causando menos impactos desgastantes ao bem-estar social. Procura-se identificar como o desenvolvimento sustentável e a inovação influenciam na rotina empresarial e, especialmente, de que forma a inovação pode ser utilizada como estratégia para o alcance do desenvolvimento sustentável praticado pelas empresas.

Continue navegando