Buscar

atv4 logistica integrada

Prévia do material em texto

GRA0070 GESTÃO DA LOGÍSTICA INTEGRADA PTA - 202010.ead-2537.11
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	20/05/20 09:19
	Enviado
	21/05/20 23:28
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	7 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	38 horas, 8 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Cada cadeia produtiva tem sua própria rede de distribuição logística. Genericamente, o fluxo dos materiais é distribuído partindo de fontes primárias (fábricas / fornecedores) até os armazéns regionais, que por sua vez distribuem para os armazéns de campo, e então distribuem aos clientes (varejo, atacado). Elaborar essa cadeia exige cuidados, já que existem alguns aspectos relevantes e que impactam diretamente na atividade. Nesse contexto, analise os aspectos, a seguir:
 
I. O número de armazéns e suas características (dimensões e localização) deve ser determinado comparando nível de serviços e de custos.
PORQUE
II. O tempo para aquisição e distribuição de materiais determinará a disponibilidade e o nível de serviço entregue ao cliente.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I. Os dois aspectos citados representam questões espacial e temporal. O número de armazéns e suas características (dimensões e localização) deve ser determinado comparando nível de serviços e de custos, ou seja, uma questão espacial. Já o tempo para aquisição e distribuição de materiais determinará a disponibilidade e o nível de serviço entregue ao cliente, ou seja, uma questão temporal.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	O método centro de gravidade tem o objetivo de encontrar uma localização que seja o ponto de equilíbrio de uma rede de distribuição. Para encontra-lo é necessário calcular as coordenadas baseando-se no volume que será transportado e nos custos referentes ao transporte.
 
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
 
I. A coordenada da nova instalação é resultado do produto entre as coordenadas  e .
PORQUE
II. Para efetuar o cálculo, é preciso saber os volumes transportados diariamente e os custos, e a planta das localizações de todos os distribuidores.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A alternativa está incorreta, pois as asserções I e II são proposições falsas. Elas seriam corretas se a proposição I afirmasse que a coordenada da nova instalação é resultado de uma razão em  e outra em . E que a proposição II deveria afirmar que para efetuar o cálculo, é preciso saber os volumes transportados mensalmente e os custos, e a planta das localizações da fábrica e dos distribuidores.
 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para que a localização de uma instalação logística seja decidida com sabedoria, é preciso estudar e planejar com cuidado essa decisão. Por conta disso, alguns fatores precisam ser verificados, e dentre eles, os fatores macroeconômicos, representados por algumas questões: tarifas, incentivos fiscais, taxas de câmbio, política e infraestrutura.
 
Nesse contexto, associe essas questões aos significados apresentados:
 
1 - Tarifas.
2 - Incentivos fiscais.
3 - Risco de taxa de câmbio.
4 - Política.
5 -  Infraestrutura.
 
(   ) Acesso aos modais de transporte, os transportes e mão-de obra.
(   ) Taxas pagas na produção e/ou transporte de produtos dentro e fora do país.
(   ) Prioridade para países instáveis e com regras claras de comércio.
(   ) Concessão de tarifas para incentivar a economia local.
(   ) Flutuações do câmbio.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
5, 1,4, 2, 3.
	Resposta Correta:
	 
5, 1,4, 2, 3.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o acesso aos modais de transporte, os transportes e a mão-de obra são questões de infraestrutura. As taxas pagas na produção e/ou transporte de produtos dentro e fora do país são questões tarifárias. A prioridade para países instáveis e com regras claras de comércio são questões políticas. A concessão de tarifas para incentivar a economia local é uma questão de incentivo fiscal. E as flutuações do câmbio são questões de risco de taxa de câmbio.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	As decisões sobre qualquer projeto de rede são baseadas em pelo menos quatro fases. Essas fases, quando praticadas, formarão uma estrutura para que as decisões sobre os projetos de rede sejam tomadas, tornando o projeto uma importante ação estratégica de uma organização.
 
Baseado nessas fases, analise as afirmações, a seguir:
 
I. A fase I fala sobre estabelecer qual é a estratégia competitiva da empresa. Após este entendimento é possível caminhar para as demais decisões.
II. A fase II fala sobre o esboço da instalação regional. Ou seja, é a fase onde a região para a instalação do armazém será estudada.
III. A ​fase III ​é elegerá os potenciais locais de interesse. Importante: o número de locais em potencial deve ser menor que número desejado de instalações.
IV. A ​fase IV ​ escolherá de fato o local para a instalação, lembrando que a escolha do local deve ser restrita aos locais previamente analisados na fase anterior.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmação I está correta porque a fase I fala sobre estabelecer, claramente e objetivamente, qual é a estratégia competitiva da empresa. Após este entendimento é possível caminhar para as demais decisões. Já a afirmação IV está correta porque afirma que a fase IV escolherá de fato o local para a instalação, lembrando que a escolha do local deve ser restrita aos locais previamente analisados na fase anterior.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Ballou (2006), realizar o estudo da localização das instalações é essencial. Deve-se considerar que o estudo das instalações inclui: fábricas, portos, armazéns, pontos de varejo, fornecedores, clientes, entre outros, permitindo que os custos e, consequentemente, todo investimento necessário, seja definido previamente.
 
BALLOU, Ronald H. ​Gerenciamento da cadeia de suprimento/Logística empresarial​. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
 
Nesse contexto, assinale a alternativa que vai impactar na escolha da localização de uma instalação:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A instalação de um armazém em cada região do país é obrigatória, pois assim, todas as empresas acessarão todos os estados da federação.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
Uma indústria eletrônica instalou-se no estado paulista, facilitando o recebimento de insumos e o escoamento de produção pelos modais.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A alternativa está incorreta, pois as maiores marcas de refrigerantes não exportam produtos, visto que já produzem em outros países. A fabricação de gelo pode ser feita em qualquer lugar do país, porque independente do clima, é necessário ter câmaras refrigeradas, onde o importante é a temperatura interna, e não a externa. A empresa mineradora não existe, pois, a transamazônica é uma rodovia. E a instalação de um armazém não é obrigatória, já que a necessidade de cada empresa varia conforme o negócio que realiza.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na visão de Chopra e Meindl (2003) as decisões sobre o projeto de rede devem ser pautadas em ao menos quatro fases. São essas fases queformarão uma estrutura para que as decisões sobre os projetos de rede sejam tomadas e decidam o futuro de uma organização.
 
CHOPRA, Sunil; MEINDL Peter. ​Gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003 P. 320.
 
Nesse contexto, associe essas fases aos seus respectivos nomes:
1 - Fase I.
2 - Fase II.
3 - Fase III.
4 - Fase IV.
 
(   ) Locais de interesse.
(   ) Configuração da instalação regional.
(   ) Escolha dos locais.
(   ) Estratégia da cadeia de suprimento.
 
Assinale a alternativa que contém a associação correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3,2,4,1.
	Resposta Correta:
	 
3,2,4,1.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as fases que formarão uma estrutura para que as decisões sobre os projetos de rede sejam tomadas são: fase III, conhecida como os locais de interesse; a fase II é conhecida como a configuração da instalação regional; a fase IV é conhecida como a escolha dos locais; e a fase I é conhecida como a estratégia da cadeia de suprimentos.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O planejamento da rede de distribuição é uma intensa busca por dados e informações. O objetivo é estudar o maior número de variáveis (custo, volume de vendas, localização dos clientes, nível de serviço) possíveis. Alcançando este objetivo é possível realizar um planejamento estratégico mais eficiente.
 
Assinale a alternativa que representa corretamente o enunciado:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A análise aprofundada dos dados e das informações determinarão a assertividade de qualquer estratégia de uma organização.
	Resposta Correta:
	 
A análise aprofundada dos dados e das informações determinarão a assertividade de qualquer estratégia de uma organização.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o planejamento de uma rede de distribuição necessita de uma análise aprofundada dos dados e das informações coletadas, pois assim será possível determinar uma maior assertividade numa organização, seja qual for a estratégia adotada.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em relação às formas de analisar a localização ideal, o método mais comum e amplamente divulgado é o método de centro de gravidade, usado para a localização de instalação única. Este método busca identificar a melhor localização para um armazém ou centro de distribuição intermediário.
 
Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre o método centro de gravidade:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Este método considera o volume transportado para determinados distribuidores e varejistas, bem como os custos de transporte envolvidos na operação.
	Resposta Correta:
	 
Este método considera o volume transportado para determinados distribuidores e varejistas, bem como os custos de transporte envolvidos na operação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois este modelo de localização busca o equilíbrio da rede de distribuição, afinal, prioriza todas as localidades envolvidas para determinar um ponto que seja estratégico. Para que isso aconteça, este método considera o volume transportado para determinados distribuidores e varejistas, bem como os custos de transporte envolvidos na operação.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	São diversos fatores que impactam na decisão sobre a localização das instalações logísticas. Dentre estes, a infra-estrutura e a oferta de transportes, importantíssimos nessa decisão. Isso acontece porque toda movimentação da fábrica/armazém é realizada por estradas, portos, aeroportos e etc, tornando-se fundamental conhecer a infraestrutura do local que se pretende localizar uma instalação.
 
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
 
I. Definir a infra-estrutura e o transporte que será utilizado é uma tarefa simples e fácil, facilitando a escolha pela localização das unidades logísticas.
PORQUE
II. Geralmente, as decisões sobre centralização e descentralização envolve escolher entre ter eficiência ou maior nível de serviço.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A alternativa está incorreta, pois a asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. A asserção I estaria correta se afirmasse que as definições sobre infra-estrutura e transporte geralmente dificultam a escolha pela localização das unidades logísticas. Um dos fatores que impacta essa decisão aqui no Brasil é sua extensão territorial.
 
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Assim como nos armazéns, é preciso estudar a localização das unidades fabris. A centralização ou descentralização dessas unidades também dependem de alguns fatores analisados para os armazéns, como: economia de escala, riscos e transportes. O que muda entre eles são as características a serem observadas.
 
Nesse contexto, analise as afirmações sobre essas características, a seguir:
 
I. Geralmente, os custos fixos de produção são menores quando centralizada num único local; e vice-versa.
II. Se a fábrica é centralizada, os custos com insumos são menores e os custos com distribuição maiores.
III. Fábricas descentralizadas possuem custo menor no transporte de insumo, mas maiores custos na distribuição.
IV. Os riscos são maiores em unidades descentralizadas, pois qualquer atraso na produção impactará todas as unidades da cadeia.
V. Qualquer eventualidade impactará a totalidade de uma unidade fabril centralizada.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmação I está correta ao afirmar que geralmente, os custos fixos de produção são menores quando centralizada num único local, assim como são maiores na fábrica descentralizada. Também está correta a afirmação II, pois se a fábrica é centralizada, os custos com insumos são menores e os custos com distribuição maiores. E a afirmação V também está correta, pois qualquer eventualidade impactará a totalidade de uma unidade fabril centralizada.

Continue navegando