Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO
ALUNO: Carlos Alberto de Sena		MATRICULA: 04028608
CURSO: Farmácia				POLO: Marabá
PROFESSOR: MSc. Irla Barbosa
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
No anexo I, do código de ética farmacêutica, cap. I, dos princípios fundamentais, o farmacêutico fere os valores da ética nos seguintes artigos: 
Art. 4º -O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.
Art. 10 -O farmacêutico deve cumprir as disposições legais e regulamentares que regem a prática profissional no país, sob pena de aplicação de sanções disciplinares e éticas regidas por este regulamento.
O profissional farmacêutico é solidário ao ato por aceitar a propaganda enganosa e a indução ao cliente a fazer uso indiscriminado do medicamento que vem ao contrário das regulamentações da Anvisa e também por não cumprir seu horário no estabelecimento.
No capítulo III, Dos Deveres em seu Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:
VII -respeitar a vida, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela ou que coloquem em risco a integridade do ser humano ou da coletividade;
No capítulo IV, Das Proibições em seu Art. 14 -É proibido ao farmacêutico:
IV -praticar ato profissional que cause dano material, físico, moral ou psicológico, que possa ser caracterizado como imperícia, negligência ou imprudência;
A Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014, em seu anexo III, estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares:
No Art. 7º - diz Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de advertência sem publicidade na primeira vez; advertência por inscrito, sem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez; multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes, sendo elas:
VIII -submeter-se a fins meramente mercantilistas que venham a comprometer o seu desempenho técnico, em prejuízo da sua atividade profissional;
Fonte:
Código de ética da profissão farmacêutica, Resolução nº596 de 21 de fevereiro de 2014.

Mais conteúdos dessa disciplina