Buscar

Gestão de Recursos Humanos


Prévia do material em texto

TRABALHO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resenha Critica
SERRA - ES
2020
TRABALHO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Resenha Critica
Trabalho apresentado a disciplina Gestão de Recursos Humanos, como requisito parcial de nota, orientado pelo Prof. Dr. Omar Carrasco Delgado.
SERRA/ ES
2020
INTRODUÇÃO
A apostila foi publicada em 2014, pela faculdade Multivix, escrita pelos autores: Dadalto, Carolina Fonseca, Adriano Salvador na cidade de Vitória. Abordando os seguintes capítulos: 1. Recursos Humanos, 2. Gestão de pessoas e 3. Comportamento organizacional.
Em especial o terceiro capitulo da apostila tem ênfase nos processos de treinamentos, a importância dos treinamentos tanto para empresa, quanto para os funcionários, o objetivo dos treinamentos, o tipo de treinamento, e como escolher os métodos e técnicas de treinamento mais eficazes para a aprendizagem.
Com o avanço da tecnologia as empresas, instituições buscam a cada vez mais capacitar seus funcionários, pois uma equipe bem treinada é capaz de cumprir novos desafios, com qualidade, agilidade e sem desperdícios, com isso a equipe se destaca e sai na frente da concorrência, e os funcionários também ficam valorizados. Um exemplo disso são as montadoras de automóveis que adquirem novos equipamentos, buscando aumentar a produção, com isso precisam de pessoas capacitadas, capaz de operarem o equipamento, visando qualidade e agilidade na linha de produção.
DESENVOLVIMENTO
O rendimento de uma empresa cada vez mais é observado sob a ótica do funcionário e não do lucro por si mesmo. Isso é percebido quando levamos em conta que o produto ou serviço produzido e entregue ao consumidor foi feito por um individuo dotado de conhecimento e técnica para tal atividade. Pessoas movem uma organização.
Visando atualizar, reciclar, sobre alguns assuntos, levando os membros da equipe a ter uma visão diferente, mudando conceitos e trazendo valorização as instituições criaram processos relacionados ao desenvolvimento de pessoas nas organizações.
O principio base desses processos é a educação que extrai todas as potencialidades do funcionário, o subsistema de desenvolvimento de recursos humanos é formado por três processos: treinamento, desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento organizacional.
1. TREINAMENTO
Foto exemplo de um treinamento de equipe
De acordo com o dicionário, treinamento significa: Processo que torna alguém capaz de desenvolver determinada função, através de orientação ou instrução visando promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, aumentando a eficiência, a produtividade, promovendo segurança no trabalho, elevando os níveis de qualidade, diminuir desperdícios e retrabalhos, o conhecimento torna o indivíduo uma referencial no que ele faz junto ao mercado de trabalho.
Uma pergunta que deve ser feita constantemente pelos treinadores quem deve ser treinado? o que deve ser aprendido? pois dessa forma haverá uma evolução continua e melhora na qualidade do treinamento, pois se o treinamento for para uma pessoa iniciante deve ter um foco diferente do se for para treinar uma pessoa que já faz parte da empresa, a didática dos instrutores, preparo técnico, qualidade dos recursos como slides, sistemas de áudio, entre outros. É parte fundamental do crescimento do indivíduo. Deverá ser entendido como parte associada da educação e instrução, como apresenta o desenho abaixo:
Fonte: CARVALHO, Antonio V.: 1989, p.57
Outra coisa que deve ser levado em conta é o ambiente onde será realizado o treinamento, muitas empresas não tem um local adequado para realizar os treinamentos, com isso a pessoa que está sendo treinada acaba cansando rápido, e não absorve o conteúdo da maneira adequada, muitas empresas acabam não investindo nos seus funcionários, por achar que é prejuízo, investir nas pessoas, porém o funcionário desqualificado não tem o conhecimento adequado para exercer algumas atividades, com isso gasta-se mais tempo na execução de tarefas, ocorre desperdício de materiais, uso inadequado das ferramentas. Um funcionário treinado é capaz de operar máquinas, ferramentas, desenvolver e melhorar o comportamento, elevando sua visão diante de novos desafios, preparando o empregado para novas posições e novos cargos.
Quando o profissional é treinado ele adquire novos conhecimentos, melhora suas atitudes e perfil, o beneficiário será ele mesmo, a própria organização que nele investiu e aqueles que têm suas vidas dependendo da plena atuação desse profissional.
Algumas empresas vêm adotando o método de treinamento por vídeo conferência, podendo ser aplicado em grupo ou individualmente, ou treinamentos práticos, facilitando o aprendizado fazendo melhor conexão com o meio de trabalho esse método é muito utilizado para cargos não gerenciais.
Alguns métodos são interessantes para serem aplicados como meio avaliação dos treinamentos realizados, feedback das pessoas que foram treinados ou aplicação de testes no início e ao final dos treinamentos, para avaliar o nível de aprendizado e medir resultados.
Uma evolução também aconteceu com os trabalhadores, antes bastava ter conhecimento em uma área, entretanto as empresas estão cada vez mais exigentes, dando mais responsabilidades para os trabalhadores, esse processo é chamado de multi-especialização onde o trabalhador tem mais de uma especialização profissional, Técnico em Mecânica com especialização sem Soldagem, e curso de informática.
2. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento de pessoal pode ser entendido como um grupo de experiências de aprendizagem, criadas pela organização para proporcionar oportunidade de melhoria do desempenho profissional e para o crescimento humano. Concentra as novas habilidades e capacidades que serão requeridas das pessoas nos cargos que ocuparão futuramente.
As organizações devem assumir um padrão flexível ao invés de uma postura mecanística e imutável. Por isso, se faz necessário reduzir o número de níveis hierárquicos, caminhar para a descentralização das decisões, estimular o autocontrole e a autodireção do desempenho (pelas próprias pessoas), redefinir cargos e adotar a diferenciação de tarefas, formar equipes multifuncionais e autogeridas. Um bom modelo exemplo para essa abordagem é o padra moderno exemplificado no quadro abaixo:
CONCLUSÃO
Conclui-se que todo processo de formação do produto de uma empresa esta debaixo da gestão de alguém responsável que impacta diretamente na qualidade e na confiabilidade do mesmo, isso significa que as pessoas de uma organização são em prioridade o bem de gestão, mais importante de todo o processo.
As instituições estão se modernizando e reconhecendo a importante e vital necessidade de ter funcionários bem capacitados e confortáveis para exercerem seus cargos, o treinamento hoje é pratica comum e em constante desenvolvimento nas redes empresariais, dessa forma motiva e realiza além da capacitação técnica o desenvolvimento de pessoas e da própria organização como um todo.
O mundo mudou e continua mudando até hoje através de transformação constantes sempre com novos paradigmas e dilemas a serem enfrentados, uma organização bem consolidada sabe que só pode subsistir sobre tais se estiver com colaboradores firmes e bem motivados ao seu lado. 
Portanto aqui se estabelece a importância do subsistema de gestão de recursos humanos. 
REFERENCIAS
7Graus, P. (2019). Dicio. Fonte: Dicionário Online de Português: https://www.dicio.com.br/treinamento/
Salvador, C. F. (2014). Gestão de Pessaos/Recursos humanos. Vitória, Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina