Buscar

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

TRABALHO DE PESQUISA ACADÉMICO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E DO CONHECIMENTO
Por:
EDITE FAUSTO
Cultura e Clima Organizacional 
INTRODUÇÃO
CONCEITOS
DIFERENÇA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
O Que É Cultura Organizacional?
O Que É Clima Organizacional?
IMPORTÂNCIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS
RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INDICE
Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição, enquanto o clima organizacional é uma espécie de termômetro que mede o nível de satisfação de seus funcionários em todos os aspectos da organização.
 
Porém, é muito comum ver os profissionais confundindo os dois termos, já que eles são bastante parecidos, apesar de terem significados diferentes.
 
Nesse trabalho de pesquisa vamos entender melhor o que é cada um deles e como podemos trabalhá-los em uma organização. 
INTRODUÇÃO
Cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
Clima organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.
Cultura e clima organizacionais são conceitos que se inter-relacionam. A cultura organizacional compõe-se de normas, práticas, ritos e mitos, entre outros elementos. O clima organizacional é um conceito afim à cultura, mas, diferente da mesma, liga-se à percepção que os membros de uma organização têm sobre ela e o ambiente de trabalho. 
CONCEITOS
Cultura organizacional é o código de conduta da empresa, que define o comportamento de seus membros e sua forma de interagir com todos os stakeholders. Em outras palavras, é o DNA da organização.
Sem essas diretrizes, a empresa corre o risco de se perder em seus próprios processos de trabalho, sem conseguir consolidar um padrão de qualidade e comunicação.
Existem diferentes tipos de cultura organizacional, independente do escolhido, primeiro passo para criar uma cultura adequada é definir um propósito para a empresa.
Trata-se de uma escolha diretamente ligada à natureza do negócio, por isso varia de caso a caso e precisa ser muito bem estudada.
A partir disso, são definidas as linhas de pensamento que conduzirão todas as ações dos colaboradores em suas rotinas de trabalho, se:
A estrutura hierárquica será vertical ou horizontal?
Os horários serão flexíveis?
Haverá possibilidade de home office?
Qual o pacote de benefícios será oferecido aos funcionários?
Esses e outros detalhes fazem parte da cultura organizacional, e devem estar alinhados aos objetivos definidos pela empresa.
DIFERENÇA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Enquanto a cultura é uma identidade criada pela própria empresa, o clima organizacional é definido pela percepção dos colaboradores sobre a instituição. Entre os aspectos analisados estão:
Condições de trabalho;
Estrutura do escritório;
Relacionamento entre líderes e subordinados.
Uma das maiores diferenças de clima e cultura organizacional nas empresas é que o clima pode ser transformado de maneira mais rápida que a cultura.
Nem sempre um clima organizacional ruim está relacionado à cultura da empresa, mas é muito comum que isso aconteça. Se uma organização cultiva gestores agressivos, não tem um propósito e não se comunica adequadamente com seus funcionários, inevitavelmente o ambiente interno será visto com maus olhos pelos colaboradores.
Esse problema demanda uma mudança de cultura, o que pode ser mais complicado que simples ações para melhorar o clima.
A criação de uma nova identidade requer muito estudo, tempo e, principalmente, desapego das lideranças em relação às suas antigas práticas e processos de trabalho.
DIFERENÇA DE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Motivação dos funcionários;
Construir um clima positivo dentro da empresa torna os funcionários mais felizes e motivados. O bom ambiente de trabalho é aquele que possibilita ótimas condições para realização das atividades, relacionamentos saudáveis com os colegas e chefes que dialoguem e valorizem seus subordinados.
 
Atração e retenção de talentos;
Ter um bom clima e cultura organizacional nas empresas ajuda a construir uma reputação positiva para o negócio no mercado de trabalho. Com isso, melhora a imagem da organização como lugar para trabalhar, facilitando o recrutamento e seleção de talentos e a retenção dos melhores profissionais da casa.
 
Aumento da produtividade;
O engajamento causado pelo bom clima organizacional traz outro grande benefício para as empresas: o aumento da produtividade. Quando o profissional tem todas as suas necessidades atendidas no ambiente de trabalho, não precisa se preocupar com problemas ou insatisfações, colocando todo o foco na realização de suas atividades.
IMPORTÂNCIA DO CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS
O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo. O clima é resultante da cultura das organizações, de seus aspectos positivos e negativos (conflitos).
 
Portanto, o clima organizacional influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.
 
O clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto à curto quanto à médio prazo.
 
A compreensão da relação entre a cultura organizacional (mais ampla, de mais lenta transformação), e o clima organizacional (mais restrito, de fácil transformação) é essencial para a boa aplicação da ferramenta.
RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura empresarial está diretamente ligada à combinação de propósito, crenças e valores.
 
O clima organizacional está mais ligado ao sentimento dos colaboradores em relação ao trabalho.
 
Portanto, mesmo tendo significados diferentes, cultura e clima organizacional impactam diretamente o desempenho da empresa. Durante a leitura deste post você vai entender melhor a relação entre esses dois conceitos e como aperfeiçoá-los.
CONCLUSÃO
Cultura E Clima Organizacional - Edson Ferreira, 2015. 
Qual O Papel E A Diferença de Clima E Cultura Organizacional - Portal Xerpa, 2018. 
 
Relação Entre Clima E Cultura Organizacional - Carolina Fragoso, 2015.
Como A Cultura E Clima Organizacional Impactam Os Negócios - Milena Alvarez, 2019.
Clima Organizacional E Cultura Organizacional, Qual A Diferença Entre Os Dois - Bernardo Bicalho, 2018.
 
Matriz de Desenvolvimento de Lideranças: Cultura Organizacional - Flávia da Silva e Mirela Cintra, 2015.
REFERÊNCIAS
OBRIGADO!

Continue navegando