Buscar

Avaliação de Serviço Social

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social (SES96)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639472) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os brasileiros apresentam uma rica história de conquistas a partir das manifestações sociais, sendo que o processo democrático visa atender aos anseios da coletividade. A conquista de ações pretendidas na coletividade mostra o poder do trabalho em grupo e da união em torno de uma mesma causa. Com relação aos movimentos sociais brasileiros, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O caráter repressivo da Ditadura Militar brasileira, de 1964 a 1984, gerou movimentos de resistência e enfrentamento, desde o movimento estudantil, passando pelo sindical, entre outros, e culminando com o movimento pelas "Diretas Já".
(    ) O movimento pelas eleições diretas culminou com a eleição indireta de Tancredo Neves à presidência da República.
(    ) As manifestações em prol da democracia ficaram ainda mais fortes após os conflitos entre estudantes e a polícia militar.
(    ) A Ditadura Militar brasileira foi um período de ininterrupta estabilidade econômica e social. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.   
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	3.
	O ano de 1967 representou o início de uma mobilização administrativa, que visava à preservação e manutenção da saúde da população. Nesse sentido, surgiram algumas iniciativas que favorecem esse cuidado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse período, destaca-se a Formulação da Política Nacional de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial.
II- Nesse período, destaca-se o atendimento ambulatorial e a prevenção da saúde. 
III- Nesse período, destaca-se ações de preservação da saúde e controle sanitário.   
IV- Nesse período, finaliza as principais ações de pesquisa que envolviam a Política Nacional de Saúde, tendo a ideia de preservar a saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A unificação do Ministério da Saúde em 25 de julho de 1953 representou uma mudança significativa no processo de organização da política de saúde nacional. Até então, o Ministério encontrava-se integrado às áreas de Educação e Cultura. Com essas mudanças, as ações que ficavam a cargo do Departamento Nacional de Saúde passaram para o Ministério, ampliando sua estrutura e capacidade de atuação. A partir desse momento foi possível estabelecer novas formas de organização da política de saúde. Considerando as ações do Ministério de Saúde após 1953, analise as sentenças a seguir:
I- A criação do Departamento Nacional de Endemias Rurais levou ao desenvolvimento de ações para combate a doenças como a malária.
II- Com recursos do Ministério da Saúde, o Instituto Oswaldo Cruz passou a desenvolver uma série de pesquisas em saúde e a produção de vacinas, até então a cargo de outras instituições.
III- O desenvolvimento econômico e social que reduziu a concentração de riquezas nos anos 1960 levou ao questionamento dos discursos sanitaristas.
IV- A Política Nacional de Saúde elaborada em 1961 foi um dos marcos do planejamento em saúde pública nesse contexto histórico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	O modelo vigente de saúde pública no Brasil ocorre através do chamado Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentado na Lei n. 8.080/1990, que em sua organização prevê a hierarquização dos serviços. Sobre os níveis de atenção previstos no SUS, analise as sentenças a seguir:
I- Dentre os serviços do Nível Terciário ou de Alta Complexidade, podemos citar as policlínicas regionais, hospitais especializados e hemocentros.
II- O Programa Estratégia de Saúde da Família (PSF) pertence ao nível secundário de atenção no SUS.
III- Os níveis de atenção do SUS dividem-se em: Primário ou Baixa Complexidade e Terciário ou Média Complexidade.
IV- Para definir-se o nível de atenção, leva-se em consideração a complexidade das situações de saúde, de doença e dos serviços a serem oferecidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei n. 8080/90, de 19 de setembro de 1990. Brasília: DF. 1990. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8080.htm>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	Até 1930 o Brasil vivenciava o Período da República Velha, o que predominava era a política do café-com leite nas regiões entre Minas e São Paulo. Era firmada na economia do café, que fortalecia os grandes donos de terra da época. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No ano de 1930, nas eleições para presidente, Júlio Prestes assume o cargo, mesmo com denúncias de fraude. 
(    ) O vice-presidente do então presidente Getúlio Vargas, é assassinado de forma estranha.  
(    ) Com a crise econômica instaurada, muitos países necessitaram reorganizar suas economias.
(    ) As ações do governo de João Pessoa com relação à saúde, seguiram por duas frentes: a saúde pública e a medicina previdenciária.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	A construção da saúde pública enquanto política estatal nas décadas de 1930 e 1940 é atribuída à ação política de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde Pública. Afinal, foi através da proposta implementada pelo ministro que a partir de janeiro de 1937 definiu a política de saúde pública no Brasil adequada às propostas da política social do Estado Novo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A partir dessa reforma, o Ministério passou a ser denominado como Ministério da Educação e Saúde (MÊS).
II- A segunda reforma nesse período foi responsável por verticalizar as campanhas de combate a doenças específicas.
III- As mudanças resultantes dessa reforma levou à criação de 26 Delegacias Federais de Saúde com autonomia em relação ao Governo Federal.
IV- A reestruturação da política dessa proposta promoveu uma série de ações descentralizadas no combate a doenças contagiosas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOCHMAN, G. Reformas, instituições e políticas de saúde no Brasil (1930-1945). Educar, Curitiba, n. 25, p. 127-141, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/1550/155016226009/>. Acesso em: 24 maio2018.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O SUAS é um modelo de gestão descentralizado e participativo que regula e organiza em todo o país as ações assistenciais previstas na lei que o rege. A Política de Assistência Social tem a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS -, que é um instrumento legal que regulamenta os pressupostos desta política. Sobre esses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estar submetida à lógica da cidadania e da sociedade civil através da ação das Organizações Não Governamentais - ONGs.
	 b)
	Fomentar, através de campanhas de solidariedade e mutirões entre governo, sociedade civil e população mais favorecida economicamente, a distribuição de auxílios emergenciais, visando minimizar a pobreza.
	 c)
	Preconizar um conjunto integrado de ações de iniciativas do governo e da sociedade civil para garantir proteção social para quem dela necessitar.
	 d)
	Ampliar e garantir direitos a todos os cidadãos assegurados pela Constituição Federal, independente de sua classe social ou credo religioso.
	9.
	A implantação do Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública teve como objetivo a preocupação em torno de sua eficácia, conforme o Decreto n. 19.402, de 14/11/1930. Este documento estabelece ser necessário o ensino fundamental gratuito. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Modelo industrial foi direcionado às pessoas que dominavam os conhecimentos relacionados à educação. Desta forma, possibilitou a continuidade do processo de desenvolvimento.
(    ) Neste modelo, a saúde ficou como uma ação secundária, porém os serviços que não eram insuficientes foram desenvolvidos e passados a esse Ministério, que teve sua primeira ação com a reativação do Serviço de Profilaxia de Febre Amarela.
(    ) Nessa década, os movimentos reivindicatórios não tiveram participação na criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT).
(    ) Neste modelo, a saúde passa a ter prioridade como ação, o Ministério era responsável apenas pelos serviços que não eram oferecidos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Decreto n. 19.402, de 14 de Novembro de 1930. Brasília: DF. 1930. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8080.htm>. Acesso em: 11 jun. 2018.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	As ações que buscam fomentar a descentralização fazem parte da história da política de saúde em nosso país. A partir da década de 1990, esse processo tomou impulso com uma série de decisões que reorganizaram as estruturas políticas e administrativas da gestão em saúde. A descentralização levou a transferência da gestão dos serviços, do poder de decisão e dos recursos financeiros da União para outras esferas, ou seja, as ações passaram a articular o Governo Federal, governos estaduais e governos municipais. Contudo, é importante considerar as iniciativas anteriores e suas contribuições para a construção da política pública de saúde. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A descentralização passou a ser uma estratégia de gestão a partir dos anos de 1980, com campanhas abrangentes de vacinação.
	 b)
	A agenda da Reforma Sanitária já apresentava uma proposta de descentralizar para democratizar e incluir outros atores políticos.
	 c)
	As ações de descentralização elaboradas desde a década de 1930, com a criação do Ministério da Saúde, foram substituídas pela centralização com a criação do Sistema Único de Saúde.
	 d)
	A promoção da universalização e integralidade foi substituída por políticas sociais focalizadas na agenda das propostas de descentralização.
	11.
	(ENADE, 2004) Considere e analise as afirmações a seguir, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social:
I- O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II- Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
III- A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV- O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e III.
	 b)
	I e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e III.
	12.
	(ENADE, 2004) A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária. A partir de 1990, ocorre o fortalecimento do projeto de saúde privatista. Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Terceirização das unidades de saúde.
	 b)
	A forma não direcionada no atendimento à população.
	 c)
	Caráter focalizado e o estímulo ao seguro privado.
	 d)
	Concepções de saúde como direito.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário