Buscar

Prévia do material em texto

Emenda Constitucional nº 03/2019 – Altera o Sistema de Previdência Social
(QLEG Nº 21146) O servidor público titular de cargo efetivo poderá ser readaptado para exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, enquanto permanecer nesta condição, desde que possua a habilitação e o nível de escolaridade exigidos para o cargo de destino, mantida a remuneração do cargo de destino.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21967) A aposentadoria concedida com a utilização de tempo de contribuição decorrente de cargo, emprego ou função pública, inclusive do Regime Geral de Previdência Social, acarretará o rompimento do vínculo que gerou o referido tempo de contribuição.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21968) Na hipótese do servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21969) É vedada a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21970) O caráter do regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos é contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, apenas.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21971) O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos 62 anos de idade, se mulher, e aos 65 anos de idade, se homem.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21972) Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21973) Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21974) Considere a seguinte situação hipotética: João José é professor da rede municipal de ensino de Maceió, Alagoas.
Nesse caso, João José poderá se aposentar com idade mínima reduzida em cinco anos.
A.Certo
B.Errado
(QLEG Nº 21975) Em qualquer hipótese, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta de regime próprio de previdência social.
A.Certo
B.Errado