Buscar

Marketing de Vendas Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O merchandising bem elaborado poderá ser um forte instrumento para alavancar as vendas através do despertar da atenção dos consumidores. O ambiente de vendas possui no layout (parte física estrutural) do ponto de venda um complemento fundamental para atingir resultados. Com relação ao merchandising, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Promoção de um produto, serviço ou marca no ponto de venda físico.
	 b)
	Exposição de um produto, serviço ou marca a fornecedores da marca.
	 c)
	Apresentação in loco de um produto para um grupo de consumidores.
	 d)
	Promoção de um produto em feiras e eventos especificamente.
	2.
	Destacar produtos de modo que acelere a sua rotatividade em pontos físicos é uma técnica chamada de merchandising. Esta técnica utiliza de outras atividades do marketing que levam o consumidor até a loja e o influenciam na hora da compra. Sobre as técnicas de merchandising, analise as sentenças a seguir:
I- Indicar preços, promoções, vantagens e ofertas são atividades da comunicação que influenciam a busca do consumidor pelo produto ou serviço ofertado. 
II- A movimentação de consumidores em uma loja depende da forma como os produtos e gôndolas são expostos, podendo influenciar positivamente o fluxo de consumidores. 
III- A disposição de produtos dentro de uma loja não influencia na exibição e no consumo dos produtos pelo consumidor, já que estes não objetivam a sua acessibilidade.
IV- Exposições institucionais ajudam a criar um ambiente que enfatizam a venda de produtos e as comemorações às datas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	A "desmassificação do mercado" resultou em um número crescente de nichos de mercado com preferências distintas. As formas mais recentes para o marketing direto são os canais eletrônicos, ou comumente chamado de e-commerce. O e-commerce envolve a compra e a venda de produtos on-line por meio de transações eletrônicas que utilizam da internet para se comunicarem. Sobre as possíveis vantagens de um e-commerce para um negócio, analise as afirmativas a seguir:
I- A possibilidade de criar um e-commerce é somente válida para grandes empresas, já que os custos são muito altos, dificultando a estratégia para pequenas empresas.
II- Torna-se mais difícil utilizar espaços publicitários, sendo a sua exposição bastante parecida com os meios impressos e de radiotransmissão.
III- Propicia um acesso mais lento à informação, comparado ao correio e ao fax, que são também canais de comunicação frequentemente utilizados.
IV- Apresenta custos mais baixos e um maior envolvimento no relacionamento com os clientes da empresa por meio de canais digitais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	O merchandising pode auxiliar na na hora de o consumidor tomar a sua decisão de compra, pois a parte visual se torna muito importante para atração de novos e atuais clientes. O profissional de trade marketing atua na ação estratégica, pensando em propostas sobre como apresentar e destacar seu produto no ponto de venda. Referente ao trade marketing, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É comum no trade marketing haver uma próxima interação entre marca, ponto de venda e consumidor. 
(    ) O entendimento dos hábitos e preferências dos seus consumidores não são relevantes para as ações estratégicas desta área.
(    ) A gestão de espaço no ponto de venda auxilia no desenvolvimento da marca para que atinga cada vez mais consumidores. 
(    ) As ações de trade marketing trabalham a adaptação dos produtos no ponto de venda, atraindo consumidores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	As empresas podem investir grandes volumes de dinheiro em publicidade e propaganda, para torná-las conhecidas dos consumidores, incluindo-se os concursos, os sorteios, as campanhas, os brindes etc. Assim, as empresas buscam parcerias com os seus distribuidores no sentido de ampliar o mercado. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A parceria multiplica o número de divulgação dos produtos.
(    ) Os procedimentos éticos dos distribuidores não transmitem a imagem das empresas fabricantes.
(    ) Os distribuidores transmitem as mensagens de marketing semelhantes ou iguais às dos fabricantes.
(    ) Os distribuidores transmitem mensagens diferentes das adotadas pelos fabricantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	Os gerentes de marketing das empresas, para conhecer os problemas e as oportunidades específicas no ambiente de competição, demandam estudos formais de mercado. Eles podem solicitar, por exemplo, uma pesquisa de satisfação, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou uma avaliação de propaganda. Sobre a etapa do processo de pesquisa de marketing em que o pesquisador elabora distribuições de frequência e aplica técnicas estatísticas para chegar as suas conclusões, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006 (adaptado).
	 a)
	Definição do problema e dos objetivos da pesquisa.
	 b)
	Coleta de dados.
	 c)
	Análise de dados.
	 d)
	Elaboração do plano de pesquisa.
	7.
	A comunicação da empresa com os seus públicos tem passado por constantes transformações na era digital. Novos conceitos como buzz marketing e marketing viral começam a ser disseminados. 
Assinale a alternativa que contempla uma correta definição para buzz marketing:
	 a)
	Caracteriza-se como importante ferramenta de referência para as empresas e seus produtos, por expressar opiniões de especialistas.
	 b)
	Conversão de texto, dados, som e imagens em fluxo de bits que podem ser enviados a uma grande velocidade de um local para o outro.
	 c)
	Ideias que se espalham pelos segmentos de interesse da empresa, espontaneamente ou de forma planejada por um agente externo.
	 d)
	Tenta explorar redes sociais preexistentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia.
	
	Quando uma empresa passa a investir nas estratégias comerciais na internet, é importante desenvolver um planejamento abrangente que leve em consideração as ações de divulgação e atração de clientes, assim como os mecanismos de vendas. Esse plano será essencial para orientar os trabalhos do marketing empresarial. Uma das partes deste planejamento é a jornada de compra do cliente. Considerando os estágios da jornada de compra, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na fase de aprendizado, o cliente consumidor não tem conhecimento sobre sua necessidade por este produto ou serviço.
	 b)
	Na fase de reconhecimento, o cliente consumidor já analisou as opções do mercado e já toma sua decisão sobre a compra.
	 c)
	Na fase de consideração, o cliente consumidor pesquisa a respeito da existência do produto ou serviço pois percebe a existência de um problema ou necessidade.
	 d)
	Na fase de decisão, o cliente consumidor percebe que tem um problema e uma necessidade sobre o produto e serviço e segue pesquisando soluções, considerando a que melhor se encaixa a sua necessidade.
	 *
	Observação: A questão número 8 foi Cancelada.
	9.
	O intermediário pode ser definido como toda pessoa física ou jurídica que atua no processo de comercialização de produtos e serviços entre o produtor e o comprador final. Sobre as promoções de vendas destinadas ao intermediário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os balconistase vendedores nunca são alvos de ações promocionais das empresas fabricantes de bens de consumo.
	 b)
	Intermediários exclusivos, como revendedores autorizados, concessionárias e franqueados, precisam desenvolver todas as ações promocionais de maneira independente.
	 c)
	As atividades de programação visual, além de padronizarem a comunicação da empresa, ajudam os clientes a localizar facilmente os pontos de venda.
	 d)
	O treinamento técnico não é importante para os intermediários que prestam serviços de assistência técnica.
	10.
	Desde a concepção de um produto/serviço, planejamento, expedição e distribuição, existem algumas especificidades dentro do processo de comercialização de um produto/serviço. A intermediação é uma dessas etapas. De acordo com Pancrazio (2000), no que se refere ao intermediário, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte deste grupo, entre outros, os distribuidores.
II- Componente da cadeia de comercialização de produtos e serviços que atua desde a produtor até o comprador final.
III- São exclusivamente pessoa física.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PANCRAZIO, P. S. Promoção de vendas. São Paulo: Futura, 2000.
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.

Outros materiais