Buscar

Planejamento, Programação e Controle de Produção passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento, Programação e Controle de Produção
A filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais dá prioridade à utilização da estrutura de produção da empresa, dividida em seções fixas (tornos, fresas, montagem etc), a qual é otimizada pela fabricação de produtos em grandes lotes e está sujeita à constituição de estoques. Esta filosofia é operacionalizada por técnicas que "empurram" a produção, isto é, que fabricam de acordo com as previsões de demanda, para a constituição de estoques, buscando minimizar os custos totais da estrutura de produção.
A partir de meados da década de 70, passou a ser bastante utilizada e difundida ao ocidente a filosofia Just-in-time (JIT), que procura atender dinâmica e instantaneamente à variada demanda do mercado, produzindo, normalmente, em lotes de pequena dimensão.
O texto-base apresenta duas filosofias de gestão da operação e de materiais bastante utilizadas nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Cite as principais características de cada uma das filosofias (filosofia tradicional, com suporte do MRP e JIT).
RESPOSTA
São elas a filosofia tradicional com o just in case priorizando o uso e estrutura da produção da empresa e o just in time onde os estoques tantos d ede matéria prima quanto de produtos acabados passam a ser vistos como perdas por que significam capital parado por um tempo. 
O Material Requirements Planning (MRP) que em tradução para o português fica “planejamento de recursos de manufatura” é um sistema de cálculos para automatização no planejamento de materiais e a programação da produção. Os estoques quando trabalhados a partir dessa visão devem ser estabelecidos de acordo com os níveis de serviço aceitáveis ao cliente e a redução deles. Tendo em vista que o uso do MRP possibilita que seja realizado o cálculo dessas necessidades de compras de materiais. Prescindindo o uso de meios computacionais. 
O MRP é parte de um sistema integrado de Enterprise Resources Planning (ERP) no qual abarca como características a integração, confiabilidade, acessibilidade, previsibilidade e formalidade. Levando em consideração que, seu trabalho é baseado em duas dimensões básicas no controle da produção, sendo elas a quantidades e tempos. Essa dinâmica possibilita que o sistema englobe as quantidades necessárias de cada item, indo desde os insumos aos produtos finais, ou seja, produz-se para realizar a entrega dentro dos prazos estabelecidos.
Nesse caso, as características inferidas destacam a operacionalização de técnicas que “empurram” a produção e fabrica-se de acordo com as previsões para constituição de estoques buscando minimizar os custos totais de produção. 
Em consonância no Just In Time (JIT) os estoques têm sido utilizado para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas, assim orienta-se que sua organização e distribuição deve ser dada no tempo e na hora certa suprindo as necessidades da empresa e do consumidor final, visto que o acumulo de estoques nem sempre é rentável ou desejável pelas empresas. Nesse seguimento, a tomada de ações torna-se necessária aos processos de gerenciamento como a filosofia do JIT podem fomentar questões que priorizem manter os estoques reduzidos. Bem como, contribuindo para a melhoria continua dos processos produtivos, controle da produção em estoque, mitigação dos desperdícios e esforço continuo voltado a resolução de problemas.

Outros materiais