Buscar

OBRAS HIDRÁULICAS

Prévia do material em texto

· Tanto os canais a céu aberto como os canais fechados apresentam características geométricas particulares que permitem seu dimensionamento, ainda que de modo preliminar. Apesar de se apresentar nas mais variadas formas, busca-se aproximar sua seção transversal de uma área de uma figura geométrica já conhecida, ou pelo menos uma combinação dessas áreas, em que seja possível desmembrá-las e associá-las. Sendo assim, qual o valor do raio hidráulico de um canal a céu averto de seção retangular que possui uma profundidade normal de 2,00m e uma largura de 12,00m? R:1,3m
· Tanto os canais a céu aberto como os canais fechados apresentam características geométricas particulares que permitem seu dimensionamento, ainda que de modo preliminar. Apesar de se apresentar nas mais variadas formas, busca-se aproximar sua seção transversal de uma área de uma figura geométrica já conhecida, ou pelo menos uma combinação dessas áreas, onde seja possível desmembrá-las e associá-las. Sendo assim, qual o valor do raio hidráulico de um canal a céu averto de seção retangular que possui uma profundidade normal de 3,00 m e uma largura de 12,00 m? R:2,0m
· 
· Um canal trapezoidal de base 0,20 m escoa com o nível d'água de 6,0 m. Esta seção é revestida com cimento alisado e tem taludes 1V:2H. A declividade do canal é de 1,0 m/km. Determine a vazão e a velocidade do escoamento. 
R: Q=374,1m3/s e V= 5,1 m/ s 
· A profundidade y na qual a vazão pode ser distribuída através da seção de água com energia específica mínima é conhecida como profundidade crítica yc e o fluxo nessa seção é dito como fluxo crítico. Para esta seção, em uma profundidade menor, o mesmo valor de vazão implicará em uma velocidade maior e uma energia específica maior. Este fluxo é rápido e raso e é conhecido como fluxo supercrítico. Do mesmo modo, para esta seção, em uma profundidade maior, o mesmo valor de vazão implicará em uma velocidade menor e uma energia específica menor. Este fluxo tranquilo e é conhecido como fluxo subcrítico. Também podemos determinar se um fluxo é crítico ou subcrítico por meio no Número de Froude. Desta forma, para os valores de NF=1,35, 1,0 e 0,82 qual será o tipo de fluxo nas seções analisadas? R: supercrítico, crítico e subcrítico
		Os saltos hidráulicos convertem um fluxo supercrítico de alta velocidade (contrária ao fluxo) em um fluxo subcrítico de baixa velocidade (no sentido do fluxo). De modo análogo, uma profundidade supercrítica de baixo estágio (y1) transforma-se em uma profundidade subcrítica de alto estágio (y2). Essas profundidades são conhecidas como profundidade inicial (y1) e profundidade sequente (y2) do salto hidráulico. Analisando um projeto onde há um ressalto hidráulico, a profundidade inicial é igual a 2,50 m e o Número de Froude nessa seção é igual a 1,1, qual será a profundidade sequente? R:2,85 m
	
A - macrodrenagem  é importantíssima para a prevenção no controle de cheias de qualquer região.logo, podemos preencher espaço vazio como: 
Na análise de fluxos gradualmente variados em canais abertos, o papel da profundidade crítica, yc é muito importante, determinando uma seção de controle em fluxos de canais a céu aberto quando considera-se a relação entre declividade do canal e sua vazão. 
Por meio da profundidade crítica é possível traçar a da curva de remanso, de acordo com as relações existentes entre a profundidade normal yn e a profundida crítica, yc, e dependendo da declividade, geometria, rugosidade e vazão, classificando assim os canais a céu aberto como:
 Canais acentuados (S), críticos (C), medianos (M), horizontais (H) e adversos (A)
		O que consiste o processo da precipitação?
	
	
	
	consiste no vapor de água condensado que cai sobre a superfície terrestre (chuva).
		Considere a classificação dos canais que depende de suas condições de fluxo, conforme a posição relativa entre a profundidade normal yn e a profundidade crítica, yc. 
 
	1. Canais Acentuados (S)
	(   ) declividade menor que zero
	2. Canais Críticos (C)
	(   ) declividade igual a zero
	3. Canais Medianos (M)
	(   ) yn > yc
	4. Canais Horizontais (H)
	(   ) yn = yc
	5. Canais Adversos (A)
	(   ) yn < yc
Preencha as opções da direita com as respectivas opções da esquerda R: 5-4-3-2-1
	
	
	
	
	
Verifique em quais das afirmativas abaixo os conceitos estão corretas:
I - O raio hidráulico é uma grandeza linear característica do escoamento, definida pelo quociente da área molhada pelo perímetro molhado da seção do escoamento.
II - A declividade média do trecho de um canal é o quociente entre o desnível do fundo do canal (diferença de cotas de montante e jusante - Δh) e o seu comprimento (L), medido no plano horizontal. Δh e L em metros.
III - As obras de canalização, em geral, devem ser realizadas de jusante para montante, pelo fato de, uma vez concluídas, possibilitarem a passagem de maiores vazões do que na situação original. Caso contrário, precipitações intensas durante a obra poderão agravar inundações e erosões a jusante. Todas estão corretas.
		De todos os processos do ciclo hidrológico, talvez o mais importante para o engenheiro seja o do escoamento. Também conhecido como deflúvio ou run-off o escoamento superficial pode ser definido como:
	
	
R: O processo pelo qual a água da chuva é precipitada na superfície da terra, fluindo, por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos, onde o restante evapora ou penetra no solo.
		O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas. Os fatores que influem no escoamento superficial podem ser
	
	
R: Agroclimáticos e Fisiográficos
Ao pensarmos na chuva podemos imaginar que existem locais que devido a travessia de pedestres ou a existência de edifício, que se deva manter a altura da água baixa. Pode acontecer também que com a subida da água as linhas das pistas fiquem escondidas aumentando o perigo de desastres entre os veículos. De acordo com as condições estabelecidas para o dimensionamento da microdrenagem, assinale a opção correta:
I) A velocidade da água e a altura da água levam riscos para veículos, pessoas adultas e crianças. As pessoas podem escorregar e serem levadas pelas enxurradas causando danos físicos inclusive a própria perda da vida do pedestre.
II) A escolha do período de retorno e da altura do nível de água bem como do risco que pode ser assumido devem ser levados em conta no dimensionamento dos sistemas de microdrenagem.
III) Na microdrenagem é comum adotar-se períodos de retorno até 50 anos e em macrodrenagem de 100 anos.
R: 
A alternativa III é a única falsa. 
A vazão máxima do escoamento produzido pelas chuvas em determinada área é fundamental para o dimensionamento de canais coletores, 
interceptores ou drenos e pode ser calculada por meio do Método Racional. 
Sabendo que a área de contribuição de uma pequena bacia asfaltada (C=0,83) é de 15 hectares, qual a vazão máxima de escoamento dessa bacia 
se a intensidade média máxima de precipitação na bacia for de 12 mm/h? R: 0,415 m3/s
A Lei 11.445 de 2007, conhecida como Lei Federal do Saneamento Básico estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico. Essa lei determina que os serviços públicos de saneamento básico devem ser prestados com base em alguns princípios fundamentais, dentre os quais podemos destacar a universalização do acesso ao saneamento básico sobre 4 principais pilares que são: 
abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e serviços de drenagem e manejo das águas pluviais
		Os sistemas de drenagem urbana devem ser planejados em conjunto com o planejamento urbano, de modo que os planos de urbanização prevejam um projeto de drenagem urbana eficiente. Em geral nas áreas urbanizadas, o mau funcionamentodos sistemas de drenagem urbana é a principal causa de inundações, fazendo com que as enchentes urbanas se tornem um problema crônico. Deste modo, a drenagem urbana não deve ser baseada em quais critérios além de projetos hidráulicos? R ambientais, sociais e econômicos. 
	
	
As galerias são canais de contorno fechado destinados ao transporte das águas captadas nas bocas de lobo até os pontos de lançamento. De acordo com as condições estabelecidas para o correto dimensionamento das galerias, assinale a opção correta:
I) As galerias devem ser projetadas para funcionarem sempre a meia seção transversal para a vazão de projeto, onde a velocidade máxima admissível é calculada em função do material a ser empregado na rede coletora.
II) O traçado das galerias deve ser desenvolvido corrigindo o projeto urbanístico (vias e parques), de modo que se projete o melhor possível o sistema de drenagem.
III) As galerias devem ser projetadas de modo homogêneo, dentro do possível, para que o sistema como um todo possa proporcionar condições adequadas de drenagem a todas as áreas da bacia e seu diâmetro mínimo é de 400 mm aproximadamente.
IV) As galerias de águas pluviais são projetadas como conduto forçado para funcionamento a seção plena para a vazão do projeto e em sua maioria são executadas em dutos de concreto e concreto armado, o que influenciará na velocidade de escoamento, pois esta depende do material a ser usado.
R: As alternativas I, II e IV são falsas.
		Tendo em foco os quebra-mares, examine as frases:
I. Quebra-mares são estruturas portuárias habitualmente paralelas à costa, com a sua geometria e comprimento dependente da zona portuária a proteger, da direção predominante do vento, das correntes de transporte de sedimentos e da capacidade de manobra das embarcações que entram no porto.
II. Quebra-Mar de Taludes este reflete para o largo a energia dos estados de agitação incidentes.
III. Quebra-Mares de Paredes Verticais funciona dissipando a energia dos estados de agitação incidentes.
IV. É comum também o quebra-mar acomodar, no paramento abrigado, estruturas de carga e descarga. Estas estruturas têm como objetivo reduzir a ação das ondas na zona abrigada, através de uma combinação de reflexão e de dissipação da energia incidente, de modo a permitir a acostagem de navios e as operações de carga e descarga; proteger as respectivas instalações portuárias, e melhorar as condições de manobra na entrada dos portos.
	
	
R: Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Baseado nos conceitos Obras Marítimas e Estruturas Portuárias, examine as afirmações:
I. Os portos, servem como conexão entre o transporte terrestre e marítimo e são utilizados para o armazenamento e distribuição de mercadoria a granel e contentorizada, bem como para o embarque e desembarque de passageiros.
II. Existem três tipos de quebra-mares: os de Taludes, os de Paredes Verticais e os Mistos.
III. Para além de todos os fatores geográficos e económicos, é necessário criar estruturas que possam assegurar que o porto é um bom ponto de abrigo para privilegiar as trocas de bens e embarque e desembarque de passageiros.
IV. Os portos podem ser classificados apenas quanto á sua natureza.
Assinale a alternativa: Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
De uma forma geral, compreender a estrutura básica de uma barragem e o modo como ela se comporta hidraulicamente, possibilitará que as projeções sobre sua construção, seu funcionamento e possíveis eventualidades sejam projetadas adequadamente. No entanto, para que essas ações sejam viabilzadas, torna-se importante conhecer as informações da bacia hidrográfica quanto:
I - Estudos hidrológicos
II - Estudo do barramento
III - Estudo do projeto
Podem ser consideradas as ações descritas na opção:
R: I, II e III
Os vertedores são estruturas importantes nas barragens e têm grande importância na funcionalidade de uma forma geral. Podem ser de diferentes tipos em função da definição de projeto e as especificações técnicas, sendo posicionados no (internamente). Essa estrutura não permite que as cotas definidas para as barragens e em normas de segurança sejam ultrapassadas. Considere as alternativas:
I - A não condução eficaz pode conduzir ao galgamento
II - Os níveis acima do previsto podem causar alagamentos
III - A construção de vertedores visam também a condução da vazão
A opção que está correta é: R: I, II e III
		Considera-se que os vertedores devem ser projetados com a previsibilidade de possibilitar uma capacidade suficiente, tendo na estrutura cotas que permitam não haver condições de que sejam excedidas e sem permitir a ocorrência de riscos a própria estrutura própria e as demais que façam parte. Sabendo-se que os vertedores têm as divisões e suas funcionalidades, com relação aos vertedores principais:
	
	
R: Deixar passar o excesso de água acumulada em um reservatório
		Uma das situações mais graves que pode ocorrer em uma barragem é a sua ruptura. A ruptura de barragens pode acontecer por galgamento, que ocorre por:
	
	
	
	erosão e arrastamento dos aterros, em barragens de terra.
Podemos dizer que os encontros são:
r: são as superfícies laterais de contato com as margens do rio e quando analisamos o projeto de uma barragem, inicialmente precisamos fundamentar esta análise sob dois critérios, que estão obrigatoriamente ligados á segurança das barragens:
Assinale a alternativa que mais descreve o elemento estrutural de uma barragem a seguir: ¿Elemento da barragem que dá estabilidade ao conjunto, quando se trata de uma barragem de terra ou de enrocamento 
R: talude de jusante