Buscar

ExercÃ_cios Leishmanioses e Doença de Chagas

Prévia do material em texto

Nome: Roseli Correia 
Curso: Biomedicina					Semestre: 7º
Disciplina : Parasitologia Clínica II
Professor: Dr. Marcelo A. Corral			Data : 
( x ) Diversificada ( ) Oficial ( ) Substitutiva ( ) Exame 
Nota: 
Atividade 2: Leishmanioses e Doença de Chagas
GABARITO
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	Alternativa correta
	V
	V
	F
	F
	V
	F
	F
	F
	F
	V
Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
· Leia a notícia divulgada nos veículos de comunicação a seguir e responda as questões 1 a 4.
(...) A família da dona de casa, Joana Correia, de 30 anos, permanece internada no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul (Acre), onde fazem o tratamento contra a doença que contraíram. Ela e os cinco filhos estão internados desde quinta-feira após lâminas apontarem que estavam com a doença. Como dois barbeiros foram achados na casa da família, a suspeita é que eles tenham ingerido o veneno através do consumo do açaí. A família mora na comunidade Triunfo, em Marechal Thaumaturgo. Como o município é isolado, o marido de Joana, Antônio Correia deve chegar ao hospital somente na noite deste sábado.
Adaptados de: https://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sul-regiao/noticia. Acesso em 01/06/2019
1. Trata-se de uma possível infecção oral da por Trypanosoma cruzi.
2. O diagnóstico da doença foi confirmado por exame parasitológico no sangue.
3. A família de Joana Correia apresentava a forma crônica da Doença de Chagas.
4. A notícia divulgada pelo portal G1 apresenta erro conceitual importante, pois não há ingestão de veneno do barbeiro, e sim a ingestão do próprio vetor macerado contendo as formas epimastigotas metacíclicas.
· Observe a figura a seguir e avalie as frases a seguir.
5. Trata-se da forma tripomastigota de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas, no Brasil.
6. O parasito ilustrado na figura apresenta cinetoplasto anterior ao núcleo, além de uma membrana ondulante que chega ao flagelo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
· Uma revista eletrônica divulgou a seguinte informação: “A leishmaniose, antes restrita à zona rural, tem invadido as metrópoles, causando danos potencialmente fatais a cachorros”.
Disponível em https://saude.abril.com.br/vida-animal/leishmaniose-esta-se-tornando-um-problema-urbano/. Acesso em 01/06/2019.
Agora responda a questão 7 
7. A mudança nos hábitos alimentares, como a ingestão de carne de tatus, pode promover novos casos mais agressivos de Leishmaniose.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8. O diagnóstico parasitológico da Leishmaniose consiste em observação de promastigotas coletadas a partir de amostras de sangue periférico de pacientes infectados.
9. Se um paciente realizar uma hemaglutinação indireta e as hemácias comerciais utilizadas no teste precipitarem o resultado é negativo para anticorpos anti-Leishmania.
10. O xenodiagnóstico é uma técnica que pode ser utilizada em casos onde a detecção de anticorpos IgG anti-Trypanosoma cruzi são escassos.

Continue navegando