Buscar

Basquetebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neste Fórum, iremos discutir sobre o processo de ensino-aprendizagem referente ao estágio de iniciação esportiva (6 aos 10 anos).
Então vamos imaginar a seguinte situação (problema): Alexandre acabou de concluir o curso de graduação em Educação Física, e está motivado para começar a atuar na área. Logo, no segundo mês de formação, Alexandre prestou uma prova para um processo seletivo na área de Educação Física na sua cidade, para um cargo de professor/treinador de atividades esportivas e passou. Assim, com a aprovação, ele já foi orientado a iniciar as atividades no mês seguinte. Neste sentido, Alexandre irá atuar em praças esportivas de sua cidade. A iniciação esportiva e o incentivo ao esporte serão os principais objetivos inicialmente, será trabalhada a habilidade esportiva de basquetebol. Com base na situação acima, nas respectiva idades (6 aos 10 anos) e nos conhecimentos provenientes da disciplina trabalhada no semestre, analise e responda as seguintes perguntas:
1-Descreva como você passaria as regras do basquetebol.
Faria uso da prática do mini-basquete para ensinar as regras. A partir do mini-basquete iria, aos poucos apresentar a regra do basquete, tomando como uso uma quadra com dimensões menores.
2-Indique e descreva quais capacidades motoras (físicas), Alexandre terá que desenvolver com seus alunos.
condução, velocidade, equilibrio e motricidade.
3-Qual seria o melhor método para iniciar a modalidade esportiva.
Pedagogia e atividades lúdicas.

Outros materiais