Buscar

Atividade+discursiva+Direito+Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade discursiva: Direito Internacional
1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique.
Resposta: Consiste quando não se faz possível a resolução de um conflito com base exclusivamente na legislação de determinado país, o ato fica adjunto a dois ou mais sistemas jurídicos. Os elementos de conexão dispõem a função de definir qual lei deve ser aplicada à relação jurídica internacional privada, associa a norma jurídica ao fato. Exemplo: Maria decide ir para outro país, naquele país ela encontra um rapaz e se unem ao matrimonio, após alguns anos, tristemente rompem o casamento, e ela resolve voltar para o Brasil, no entanto, o casal possui filhos e bens em comum. Para a dissolução da união e regularização de guarda não será possível a resolução apenas com ênfase na legislação e poder judiciário brasileiro. 
2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique.
Resposta: Um conflito de leis estrangeiras no espaço consiste na relação entre indivíduos que são conexos a sistemas jurídicos distintos e da diversidade legislativa de cada sistema jurídico. Isto é, a existência de mais de uma norma que pode ser destinada ao caso concreto para dirimir os conflitos que envolvem as partes de vários países. Exemplo: Um francês, de 17 anos, domiciliado no Paraguai, está no Brasil  e pretende celebrar testamento. (Nos conflitos de leis no espaço, é aplicado o princípio da territorialidade previsto nos artigos 8º e 9º da LICC e o da extraterritorialidade previsto nos artigos 7º, 10, 12 e 17, da LICC.)
 
3.  No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente. 
Resposta: Será aplicada a jurisdição de onde se encontra o bem imóvel, tal expressa o Art. 8º - Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a lei do país em que estiverem situados. (LINDB). Sobressai o princípio da territorialidade: aplica-se a lei do estado do território do bem.

Continue navegando