Buscar

TEORIA GERAL DAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DAS ORGANIZAÇÕES
QUESTÕES: DESENHO DEPARTAMENTAL
1. O que significa departamentalização?
R.: É o agrupamento de atividades em unidades organizacionais, e o agrupamento dessas unidades em uma organização é chamado de divisões, seções ou equipes, para que possam se agrupar para executar o serviço ou tarefa.
2. Explique a estrutura funcional e suas características.
R.: Estrutura funcional é o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, conhecimentos e recursos similares. As unidades organizacionais são formadas de acordo com a principal função especializada ou técnica. A ênfase dessa estrutura é colocada na especialidade da unidade, é como se a organização estivesse olhando para o próprio umbigo.
3. Quais as vantagens e limitações da estrutura funcional?
R.: A estrutura funcional apresenta as seguintes vantagens:
· Excelente coordenação interdepartamental - facilita o trabalho em equipe, pois todos compartilham o mesmo conhecimento.
· Especialidade técnica – Todos compartilham a mesma especialidade funcional, construindo uma forte vantagem.
· Baixos custos administrativos – Os custos são mais baixos, porque as pessoas em conjunto buscando os mesmos objetivos.
Por outro lado, temos as “Limitações”:
· Visão de especialidades, comunicação entre aos departamentos lenta e precária.
· Limitação dos administradores – O gerente de departamento tem autoridade limitada e restrita, não podendo afetar outros departamentos.
· Visão específica – os departamentos são voltados para si mesmo, e os objetivos das organizações são deixados para segundo plano.
· Especialização – Os gerentes são especializados em áreas, não generalistas capazes de tocar a organização como toda.
4. Explique a estrutura divisional e suas características.
R.: A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais, por isso é baseada em diversas estruturas separadas por departamentos, por produtos ou serviços, por clientes, por áreas geográficas ou por processos.
5. Quais as vantagens e limitações da estrutura divisional.
R.: As vantagens deste tipo de estrutura são a focalização no mercado territorial, ou seja, a organização centra-se para o seu mercado de atuação; a focalização na área geográfica permite à organização estar mais atenta às mudanças nas preferências e necessidades do mercado, e por fim como a organização sente e percebe a reação do mercado territorial aos seus produtos e serviços, o que permite uma rápida retroação à empresa.
As desvantagens desta estrutura são apenas duas: a duplicação de recursos, ou seja, cada divisão tem os seus próprios recursos, havendo assim duplicidade de esforços e de recursos para evitar a partilha de recursos entre as unidades, o que origina custos operacionais mais elevados. A última e segunda desvantagem deste tipo de estrutura divisional é a complexidade organizacional, em que os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras de maneira a servir os diferentes segmentos territoriais de mercado, ou seja, a organização é mais complexa.
6. Explique a departamentalização por produtos/serviços.
R.: Departamentalização por produtos ou serviços é a forma de o produto ou o serviço para execução necessária em seu particular de modo que se molde a sua diferente maneira de fazer, ou seja, especialização ou aperfeiçoamento na execução para realizar o serviço.
7. Explique a departamentalização por localização geográfica.
R.: A organização se estrutura em unidades ao redor da localização de seus mercados ou clientes, se amolda à dimensão geográfica do mercado a ser coberto.
8. Explique a departamentalização por clientela.
R.: A organização que tem a base na pessoa envolve a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem é destinado o produto ou serviço.
9. Explique a departamentalização por processos.
R.: Nessa estrutura, a organização se estrutura em unidades ao longo da sequência de execução de seus principais processos, que é a transformação de um conjunto de entradas em saídas que satisfaçam às necessidades e expectativas do cliente.
10. Explique a estrutura matricial e suas características.
R.: A estrutura matricial surgiu como uma solução ao problema da inadequação da estrutura funcional as atividades integradas, que exigem integração entre as áreas. É uma forma de manter as unidades funcionais criando relações horizontais entre elas. Uma característica da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Por exemplo: um determinado especialista responde simultaneamente ao gerente funcional da área técnica, onde está alocado, e ao gerente do projeto para o qual está prestando serviços. Esta situação influencia de forma a aumentar o nível de conflitos, principalmente quando o especialista presta serviços a mais de um projeto simultaneamente.
11. Quais as vantagens e limitações da estrutura matricial?
R.: Maximizações de vantagens e minimização de desvantagens; enquanto uma procura reduzir as fraquezas e limitações procurando coordenar, cooperar e definir, a outra privilegia a especialização, mas não enfatiza o negócio sem deixar a especialização das funções. 
12. Explique a estrutura em equipes e suas características.
R.: É a criação de equipes participativas capazes de obter o comprometimento das pessoas, existem dois tipos de equipes, as multifuncionais, que consistem em empregados de vários departamentos funcionais que são agrupados em equipes para resolverem problemas mútuos, e as equipes permanentes, que são pessoas que trabalham juntas no mesmo local e se subordinam ao mesmo supervisor.
13. Quais as vantagens e limitações da estrutura em equipes?
R.: A estrutura de equipes tem certas vantagens:
· Focalização externa – Foco no cliente.
· Comunicação direta – Fácil comunicação dentro da organização.
· Autossuficiência – Indivíduos que tem diferentes habilidades.
· Agilidade – Rapidez nas decisões, tempos de ciclo menores e respostas aos clientes mais rápidas.
· Menores custos – Organização compacta, reduzindo os níveis hierárquicos.
A estrutura de Equipes, também tem “Limitações”:
· Necessidade de nova mentalidade das pessoas:
Para realizar isto, é necessário muito tempo e dinheiro.
· Dupla Subordinação- A presença de dois líderes.
14. Explique a estrutura em redes e suas características.
R.: Essa estrutura em redes significa que a organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, onde os serviços são proporcionados por organizações separadas que trabalham sob contrato ou conectam-se eletronicamente ao escritório central.
15. Quais as vantagens e limitações da estrutura em redes?
R.: As vantagens: A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global. Mesmo em pequenas organizações, ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e a1cançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender os produtos e serviços no mundo todo. Os custos administrativos são baixos. Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores. Podem ter apenas dois ou três níveis de hierarquia, comparados aos dez ou mais níveis nas organizações tradicionais. As desvantagens: A administração não tem o controle de todas as operações de imediato, pois dependem de contratos, negociação e mensagens eletrônicas para reunir todas as partes. Como os produtos e mercados mudam a organização precisa se atualizar e capacitar continuamente seus funcionários para adquirir as novas habilidades e capacidades.
16. Explique as estruturas híbridas.
R.: Nas grandes organizações, a adoção de um só tipo de departamentalização nem sempre é possível para todos os níveis hierárquicos. Por isso essas organizações adotam uma mescla de diferentes tipos de departamentalização, como a funcional, divisional e matricial, em todos os níveis. Com esse tipo de estrutura, a organização é chamada de organização híbrida.
17. O que são organizações virtuais?
R.: Define-sevirtual como sendo algo que é apenas potencial, mas ainda não está realizado. As organizações virtuais são designadas não territoriais ou não físicas, pois estas organizações não necessitam de escritórios convencionais, prédios e instalações físicas. Este tipo de organização é extremamente simples, flexível, ágil e totalmente assente na tecnologia da informação. A organização é sem fronteiras e o seu campo de atuação pode ser alterado rápida e facilmente.

Continue navegando

Outros materiais