Buscar

Avaliando o Aprendizado de Direito Administrativo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO ADMINISTRATIVO I   
	Acertos: 0,4 de 0,5
	25/05/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
		
	
	O regime jurídico administrativo se caracteriza pela desigualdade da relação entre o Estado e o particular, ao passo que o regime jurídico da administração se caracteriza pela adoção igualdade entre o particular e o Estado, não sendo exigido, portanto, nesse último caso a realização de licitação;
	
	O princípio da responsividade decorre da legalidade e determina que a Administração responda pelos danos causados pelos seus agentes aos particulares.
	 
	A autotutela permite a Administração o controle de legalidade e mérito do ato administrativo discricionário e permite ao Poder Judiciário o controle de legalidade do ato administrativo vinculado;
	
	O Tribunal de Contas da União, segundo o STF, terá que conceder direito de defesa, no caso de apreciação inicial de aposentadoria, reforma ou pensão;
	
	A administração burocrática é exigência do princípio da eficiência, tendo sido substituída pela administração gerencial que decreta que o Estado apresente resultados efetivos nas suas políticas públicas;
	Respondido em 25/05/2020 16:28:46
	
Compare com a sua resposta: Poder Vinculado e Discricionário: Poder vinculado é aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade e Poder discricionário é aquele em que o administrador se encontra preso (não inteiramente) ao enunciado da lei que não estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade. Poder Hierárquico: Poder hierárquico é o poder conferido à Administração para se auto-organizar, isto é, para distribuir as funções dos seus órgãos (estabelecer campos de atuação) e fiscalizar a atuação dos seus agentes. Poder Normativo ou regulamentar: Poder normativo é o poder conferido à Administração para expedição de decretos e regulamentos que permitam a aplicação de lei. Poder Disciplinar: Poder disciplinar é o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. Poder de Polícia: Poder de polícia é o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(OAB - Nacional) Quanto à extinção do ato administrativo é correto afirmar:
		
	
	Os efeitos da anulação retroagem à data inicial de validade do ato revogado.
	
	n.d.a.
	
	É factível a convalidação de todo ato administrativo.
	
	Oportunidade e conveniência justificam a cassação do ato administrativo.
	 
	A anulação pode se dar por ato administrativo ou judicial.
	Respondido em 25/05/2020 16:34:35
	
Compare com a sua resposta: A) O examinando deve indicar que, conforme previsão constante do Art. 17, I, ¿e¿, da Lei nº 8.666/1993, é dispensada a licitação para a venda de um bem imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Portanto, não é necessária a licitação. B) O examinando deve indicar que é possível a locação com dispensa de licitação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia, conforme previsão expressa do Art. 24, X, da Lei nº 8.666/1993.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Eletronorte 2006Sobre as autarquias, analise as afirmativas a seguir: I. Os bens pertencentes às autarquias são considerados bens públicos. II. As autarquias responderão subjetivamente por danos causados por seus agentes. III. Os atos praticados por dirigentes das autarquias não podem ser controlados por mandado de segurança. A(s) afirmativa(s) verdadeira(s ) é/são somente:
		
	 
	I
	
	I e II
	
	III
	
	II
	
	I e III
	Respondido em 25/05/2020 16:45:13
	
Compare com a sua resposta: ERRADO
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	(PROC MUN.SALVADOR) A respeito da alienação de bens imóveis de propriedade da Administração Pública, é correto afirmar que
		
	
	depende de prévia autorização legislativa, avaliação e procedimento licitatório, dispensados tais requisitos nas hipóteses de dação em pagamento , venda ou doação a outro órgão ou entidade de qualquer esfera do governo.
	 
	depende de prévia autorização legislativa, avaliação prévia e adoção de procedimento licitatório na modalidade concorrência, independentemente da forma de aquisição pela Administração.
	
	os bens tombados somente podem ser alienados com autorização legislativa específica e anuência dos órgãos de preservação do patrimônio histórico.
	 
	a alienação de bens adquiridos mediante dação em pagamento poderá ser feita mediante leilão, precedido de avaliação e comprovada a necessidade ou utilidade da alienação.
	
	poderão ser alienados com dispensa de licitação, quando derivados de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento.
	Respondido em 25/05/2020 16:45:49
	
Compare com a sua resposta:
a) A Empresa FAZ TUDO não agiu corretamente, pois em função do Princípio da Continuidade dos Serviços Públicos ela não poderia sustar o fornecimento, já que se trata de um contrato administrativo.
b) Cláusula ¿exceptio nom adimpleti contractus¿, consoante o art. 78, XV, da Lei nº. 8.666/93.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Auditor Fiscal do Trabalho ¿ ESAF/2009) Relativamente à vinculação e à discricionariedade da atuação administrativa, assinale a opção que contenha elementos do ato administrativo que são sempre vinculados.
		
	
	Finalidade e objeto.
	
	Competência e objeto.
	
	Motivo e objeto.
	 
	Competência e finalidade.
	
	Finalidade e motivo.
	Respondido em 25/05/2020 16:40:39
	
Compare com a sua resposta: Em relação à hipótese (a), tal não é possível, visto que a alteração unilateral dos contratos administrativos pela Administração Pública é de até 25 % para obras , serviços e compras e, excepcionalmente, de até 50 % para reforma de edifícios ou equipamentos, conforme art. 65, § 1º. No que tange a hipótese (b), tal é possível desde que haja acordo entra as partes, na forma do art. 65, § 2º, II.

Outros materiais