Buscar

CASO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO II - CCJ0248 
Título Caso Concreto 2 
Descrição Caso Concreto 
Questão Discursiva: 
Em outubro de 2017, Gilberto ajuizou ação contra a empresa CSC Computadores Ltda, na qual ainda trabalha, postulando o pagamento de vale-transporte de 2 meses e o ticket refeição de 3 meses, atribuindo a causa o valor de um salário mínimo e meio, sendo distribuído no procedimento sumário ou Dissídio de Alçada. O juiz julgou procedente o pedido e, para tanto, valeu-se da Lei nº7418/85 (Lei do Vale-transporte) e da análise da norma coletiva da categoria do autor, que, na cláusula 8ª, garante o benefício da alimentação. A sentença foi prolatada de forma líquida, no valor total atribuído a petição inicial, ou seja, um salário mínimo e meio. Inconformada com a r. decisão, o réu, deseja, no prazo legal, ingressar com o recurso cabível. Pergunta-se: Analisando-se a lei e as peculiaridades insertas no processo do trabalho, responda fundamentadamente se é cabível a interposição de recurso neste caso concreto?
R: Como o valor da causa não ultrapassa dois salários mínimos, o processo deve seguir o rito sumário. O rito sumário visa acelerar o processo e não possui recursos cabíveis quanto às suas decisões, ou seja, são causa de única instância e quando um processo segue esse rito, não há como recorrer de uma decisão proferida. A única exceção permitida é quando há a violação de preceito constitucional, sendo assim, poderá haver o Recurso Extraordinário, destinado ao STF.
d RECURSO DE REVISTA. RECURSO ORDINÁRIO NÃO CONHECIDO. VALOR DE ALÇADA. INAPLICABILIDADE DA EXCEÇÃO PREVISTA NO ARTIGO 2º, § 4º, DA LEI Nº 5.584/70. AÇÃO DECLARATÓRIA DA TITULARIDADE DA REPRESENTAÇÃO SINDICAL. SÚMULA 356/TST. Atribuído à causa valor inferior ao dobro do salário-mínimo, na forma do quanto disposto no art. 2º, § 4º, da Lei 5.584/70, não cabe recurso ordinário, exceto naquilo que verse sobre matéria constitucional, o que não é o caso da contribuição sindical de determinada categoria, que é matéria de âmbito infraconstitucional, inserida no conceito lato sensu da categoria profissional diferenciada, prevista no art. 511, § 3º, da CLT. Recurso de revista conhecido e desprovido .
(TST - RR: 1881920135150123, Relator: Aloysio Corrêa da Veiga, Data de Julgamento: 18/03/2015, 6ª Turma, Data de Publicação: DEJT 20/03/2015)

Continue navegando